Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boss, Sergio Luiz Bragatto [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90852
Resumo: A História da Ciência pode ser uma importante ferramenta para fornecer subsídios para a aprendizagem significativa de conceitos físicos. Nesta pesquisa, promovemos discussões sobre textos históricos de fonte primária em sala de aula, em uma disciplina de Física Geral III de uma licenciatura em Física. O objetivo foi verificar se estas discussões foram profícuas para promover a aquisição de subsunções, pelos graduandos, para a aprendizagem significativa dos conceitos de carga elétrica, de eletrização e de materiais condutores e isolantes. Esta é uma pesquisa qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no conceito de organizador prévio. A coleta de dados consistiu em aplicar um questionário inicial para a avaliação dos conhecimentos prévio dos alunos. Em seguida, foram aplicados três textos históricos, de fonte primária, de eletrostática do século XVII (S. Gray, C. F. Du e B. Franklin), e então aplicamos um segundo questionário, para avaliar os conhecimentos que os graduandos adquiriram com as discussões dos textos históricos. Os textos foram aplicados antes de o professor ministrar o conteúdo de eletrostática da disciplina de Física Geral III, com o objetivo de fornecer aos graduandos conhecimentos relevantes para a aprendizagem significativa deste conteúdo. O tratamento e a análise dos dados coletados foram feitos com base na análise de conteúdo, a qual subsidiou a sistematização e categorização dos dados brutos. Os dados revelam que parte dos graduandos adquiriu aspectos importantes dos textos discutidos, e desta forma, passaram a ter disponíveis, em sua estrutura cognitiva, alguns subfunçores para a aprendizagem significativa dos conceitos...
id UNSP_630d28e52749ca6c89e743d0f5f93bdb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90852
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunçõesCiencia - HistoriaEletrostaticaFisica - HistóriaSubsunçoresSubsumersElectrostaticA História da Ciência pode ser uma importante ferramenta para fornecer subsídios para a aprendizagem significativa de conceitos físicos. Nesta pesquisa, promovemos discussões sobre textos históricos de fonte primária em sala de aula, em uma disciplina de Física Geral III de uma licenciatura em Física. O objetivo foi verificar se estas discussões foram profícuas para promover a aquisição de subsunções, pelos graduandos, para a aprendizagem significativa dos conceitos de carga elétrica, de eletrização e de materiais condutores e isolantes. Esta é uma pesquisa qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no conceito de organizador prévio. A coleta de dados consistiu em aplicar um questionário inicial para a avaliação dos conhecimentos prévio dos alunos. Em seguida, foram aplicados três textos históricos, de fonte primária, de eletrostática do século XVII (S. Gray, C. F. Du e B. Franklin), e então aplicamos um segundo questionário, para avaliar os conhecimentos que os graduandos adquiriram com as discussões dos textos históricos. Os textos foram aplicados antes de o professor ministrar o conteúdo de eletrostática da disciplina de Física Geral III, com o objetivo de fornecer aos graduandos conhecimentos relevantes para a aprendizagem significativa deste conteúdo. O tratamento e a análise dos dados coletados foram feitos com base na análise de conteúdo, a qual subsidiou a sistematização e categorização dos dados brutos. Os dados revelam que parte dos graduandos adquiriu aspectos importantes dos textos discutidos, e desta forma, passaram a ter disponíveis, em sua estrutura cognitiva, alguns subfunçores para a aprendizagem significativa dos conceitos...The History of Science can be an important tool to supply subsidies for the meaningful learning of physical concepts. In this research, we promoted discussions about historical texts of primary source in classroom, with university students of Physics, in a discipline of General Phusics III. The goal was to verify if these discussions were useful to promote the acquisition of subsumers for the meaningful learning of the electric charge concept, electrificacion concept and conducting and insulating materials concept. This is a qualitative research, that it can be classified as a study of case. The research is founded in the Theory of meaningful verbal learning of David Ausubel and in advance organizer's concept. The collection of data consisted in applying an initial questionnaire for the evaluation of relevant concepts in the learner's cognitive structure, oon afterwads they were applied three historical texts of primary source of electrostatics of the '18 POT. th' century (S. Gray, C. F. Du Fay and B. Franklin), and then we applied a second questionnaire to evaluate the knowledge that the learners acquired with the discussions of the historical texts. The texts were applied before professor supply the content of electrostatics, with the goal of supplying to the learners relevant knowledge for the meaningful learning of this content. The treatment and the analysis of the collected data were made with base in the content analysis theory, which subsidized the systematization and categorization of the data. The data reveal that some learners acquired important aspects of the discussed texts, and this way, they started to have available in his cognitive structure some subsumers for the meaningful learning of the electric charge concept, electrification concept and conducting and insulating materials concept. At the finish, we discussed how these subsumers can aid in the meaningful learning of the mentioned concepts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caluzi, João José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boss, Sergio Luiz Bragatto [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2009-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 f.application/pdfBOSS, Sergio Luiz Bragatto. Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções. 2009. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90852000594577boss_slb_me_bauru.pdf33004056079P04471455206932709Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T06:15:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90852Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:39:31.093110Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
title Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
spellingShingle Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
Boss, Sergio Luiz Bragatto [UNESP]
Ciencia - Historia
Eletrostatica
Fisica - História
Subsunçores
Subsumers
Electrostatic
title_short Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
title_full Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
title_fullStr Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
title_full_unstemmed Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
title_sort Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções
author Boss, Sergio Luiz Bragatto [UNESP]
author_facet Boss, Sergio Luiz Bragatto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caluzi, João José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Boss, Sergio Luiz Bragatto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Historia
Eletrostatica
Fisica - História
Subsunçores
Subsumers
Electrostatic
topic Ciencia - Historia
Eletrostatica
Fisica - História
Subsunçores
Subsumers
Electrostatic
description A História da Ciência pode ser uma importante ferramenta para fornecer subsídios para a aprendizagem significativa de conceitos físicos. Nesta pesquisa, promovemos discussões sobre textos históricos de fonte primária em sala de aula, em uma disciplina de Física Geral III de uma licenciatura em Física. O objetivo foi verificar se estas discussões foram profícuas para promover a aquisição de subsunções, pelos graduandos, para a aprendizagem significativa dos conceitos de carga elétrica, de eletrização e de materiais condutores e isolantes. Esta é uma pesquisa qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no conceito de organizador prévio. A coleta de dados consistiu em aplicar um questionário inicial para a avaliação dos conhecimentos prévio dos alunos. Em seguida, foram aplicados três textos históricos, de fonte primária, de eletrostática do século XVII (S. Gray, C. F. Du e B. Franklin), e então aplicamos um segundo questionário, para avaliar os conhecimentos que os graduandos adquiriram com as discussões dos textos históricos. Os textos foram aplicados antes de o professor ministrar o conteúdo de eletrostática da disciplina de Física Geral III, com o objetivo de fornecer aos graduandos conhecimentos relevantes para a aprendizagem significativa deste conteúdo. O tratamento e a análise dos dados coletados foram feitos com base na análise de conteúdo, a qual subsidiou a sistematização e categorização dos dados brutos. Os dados revelam que parte dos graduandos adquiriu aspectos importantes dos textos discutidos, e desta forma, passaram a ter disponíveis, em sua estrutura cognitiva, alguns subfunçores para a aprendizagem significativa dos conceitos...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-17
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOSS, Sergio Luiz Bragatto. Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções. 2009. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90852
000594577
boss_slb_me_bauru.pdf
33004056079P0
4471455206932709
identifier_str_mv BOSS, Sergio Luiz Bragatto. Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunções. 2009. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000594577
boss_slb_me_bauru.pdf
33004056079P0
4471455206932709
url http://hdl.handle.net/11449/90852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129344689668096