O adolescente em liberdade assistida, genitores e avós: vinculação e práticas parentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Viviane Terres [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97508
Resumo: O aumento crescente de adolescentes em conflito com a lei no contexto brasileiro pode indicar uma falha tanto nas relações sociais e no desenvolvimento familiar. Com o objetivo de tentar elucidar alguns aspectos deste fenômeno, os objetivos desta pesquisa foram: (a) caracterizar as famílias dos adolescentes em liberdade assistida; (b) descrever o tipo de vínculo de apego estabelecido entre os participantes das três gerações (avós, mães/pais e adolescentes); (c) identificar as relações afetivas de adolescentes em diferentes contextos (família, escola, amigos e outros); e (d) descrever as práticas educativas de três gerações - avós, genitores e adolescentes - considerando como foram educados e como educaram, no caso dos adultos. Os participantes foram 10 jovens inseridos no programa do CREAS II e seus familiares de mais duas gerações: genitores (mãe e/ou pai ou padrasto) e avós maternas ou paternas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizados vários instrumentos: o Inventário de Estilos Parentais (IEP) e a Medida de Estilo de Apego foram utilizados com todos os participantes; a Técnica do Modelo Esquemático do Tapete foi utilizada com os adolescentes; e o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar com as mães. Dentre as características familiares destaca-se que as configurações foram as mais diversas, que a rede social de apoio as mães é pequena e se concentraq em figuras femininas, em especial as avós. A maioria dos genitores são citados como usuários de algum tipo de substância psicoativa. Verificou-se na média das respostas dos participantes e prevalência de práticas educativas Regulares Abaixo da Média e Regulares Acima da Média entre as três gerações, explicitando que para muias das práticas educativas, explicitando que para muitas das práticas educativas investigativas...
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