Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895 http://hdl.handle.net/11449/29144 |
Resumo: | Neste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização. |
id |
UNSP_634bbb55b018a2025503687668fa332b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29144 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualizaçãoMathematical Modeling and Information and Communication Technology: the reality of the cyberworld as a vector of virtualizationProblemaRealidadeVirtualEnsino de MatemáticaProblemRealityVirtualMathematics EducationNeste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização.In this paper, we build a theoretical-philosophical interlacing that aims to discuss the relationship between Mathematical Modeling and the reality of the cyberworld. This reality is particularly viewed as a possible vector of virtualization, i.e. as an element that enables the transformation of the perception of the problem involving a particular situation or entity. To do so, we make an association between mathematical modeling and transformations that involve the ways of being denoted by real, possible, current and virtual, through the four Aristotelian causes. Complementing this association, we assume a conception of problem that allows a consolidation among the established relationships and also a conception of reality that sees the cyberworld as one of its dimensions. Finally, we present an example of mathematical modeling from the classroom, aiming to characterize the reality of the cyberworld as a vector of virtualization.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Luterana do Brasil Departamento de MatemáticaGrupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação MatemáticaGrupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na SociedadeUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Luterana do Brasil Departamento de MatemáticaGrupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação MatemáticaGrupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na SociedadeDalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]2014-05-20T15:14:19Z2014-05-20T15:14:19Z2012-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article963-990application/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 963-990, 2012.0103-636X1980-4415http://hdl.handle.net/11449/2914410.1590/S0103-636X2012000300010S0103-636X20120003000102-s2.0-84881352361S0103-636X2012000300010.pdf5990590753771856SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemática0,196info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:09:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:47.025850Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização Mathematical Modeling and Information and Communication Technology: the reality of the cyberworld as a vector of virtualization |
title |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização |
spellingShingle |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP] Problema Realidade Virtual Ensino de Matemática Problem Reality Virtual Mathematics Education |
title_short |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização |
title_full |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização |
title_fullStr |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização |
title_sort |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização |
author |
Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP] |
author_facet |
Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP] Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Luterana do Brasil Departamento de Matemática Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática Grupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na Sociedade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP] Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problema Realidade Virtual Ensino de Matemática Problem Reality Virtual Mathematics Education |
topic |
Problema Realidade Virtual Ensino de Matemática Problem Reality Virtual Mathematics Education |
description |
Neste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 2014-05-20T15:14:19Z 2014-05-20T15:14:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895 Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 963-990, 2012. 0103-636X 1980-4415 http://hdl.handle.net/11449/29144 10.1590/S0103-636X2012000300010 S0103-636X2012000300010 2-s2.0-84881352361 S0103-636X2012000300010.pdf 5990590753771856 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895 http://hdl.handle.net/11449/29144 |
identifier_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 963-990, 2012. 0103-636X 1980-4415 10.1590/S0103-636X2012000300010 S0103-636X2012000300010 2-s2.0-84881352361 S0103-636X2012000300010.pdf 5990590753771856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática 0,196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
963-990 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128897331494912 |