Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895
http://hdl.handle.net/11449/29144
Resumo: Neste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização.
id UNSP_634bbb55b018a2025503687668fa332b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualizaçãoMathematical Modeling and Information and Communication Technology: the reality of the cyberworld as a vector of virtualizationProblemaRealidadeVirtualEnsino de MatemáticaProblemRealityVirtualMathematics EducationNeste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização.In this paper, we build a theoretical-philosophical interlacing that aims to discuss the relationship between Mathematical Modeling and the reality of the cyberworld. This reality is particularly viewed as a possible vector of virtualization, i.e. as an element that enables the transformation of the perception of the problem involving a particular situation or entity. To do so, we make an association between mathematical modeling and transformations that involve the ways of being denoted by real, possible, current and virtual, through the four Aristotelian causes. Complementing this association, we assume a conception of problem that allows a consolidation among the established relationships and also a conception of reality that sees the cyberworld as one of its dimensions. Finally, we present an example of mathematical modeling from the classroom, aiming to characterize the reality of the cyberworld as a vector of virtualization.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Luterana do Brasil Departamento de MatemáticaGrupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação MatemáticaGrupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na SociedadeUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Luterana do Brasil Departamento de MatemáticaGrupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação MatemáticaGrupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na SociedadeDalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]2014-05-20T15:14:19Z2014-05-20T15:14:19Z2012-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article963-990application/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 963-990, 2012.0103-636X1980-4415http://hdl.handle.net/11449/2914410.1590/S0103-636X2012000300010S0103-636X20120003000102-s2.0-84881352361S0103-636X2012000300010.pdf5990590753771856SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemática0,196info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:09:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:47.025850Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
Mathematical Modeling and Information and Communication Technology: the reality of the cyberworld as a vector of virtualization
title Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
spellingShingle Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]
Problema
Realidade
Virtual
Ensino de Matemática
Problem
Reality
Virtual
Mathematics Education
title_short Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
title_full Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
title_fullStr Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
title_full_unstemmed Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
title_sort Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização
author Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]
author_facet Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
author_role author
author2 Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Luterana do Brasil Departamento de Matemática
Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática
Grupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na Sociedade
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Problema
Realidade
Virtual
Ensino de Matemática
Problem
Reality
Virtual
Mathematics Education
topic Problema
Realidade
Virtual
Ensino de Matemática
Problem
Reality
Virtual
Mathematics Education
description Neste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
2014-05-20T15:14:19Z
2014-05-20T15:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 963-990, 2012.
0103-636X
1980-4415
http://hdl.handle.net/11449/29144
10.1590/S0103-636X2012000300010
S0103-636X2012000300010
2-s2.0-84881352361
S0103-636X2012000300010.pdf
5990590753771856
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895
http://hdl.handle.net/11449/29144
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 963-990, 2012.
0103-636X
1980-4415
10.1590/S0103-636X2012000300010
S0103-636X2012000300010
2-s2.0-84881352361
S0103-636X2012000300010.pdf
5990590753771856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
0,196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 963-990
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128897331494912