Interferências do ciberespaço sobre pais de crianças iniciantes no esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Fernando de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210847
Resumo: O ciberespaço, um ambiente que proporciona diversos tipos de interação entre seus usuários, por meio da rede de internet, passa a ser um dos principais mecanismos de comunicação da sociedade atual e com isso as modalidades esportivas também fazem parte desse contexto e sua interferência começa a ser considerada. A pesquisa apresenta como hipótese que há interferência na iniciação esportiva sobre a inserção de pais e filhos no ciberespaço, isso considerado pelo fator da internet possibilitar aos seus usuários uma imersão de possibilidades, conteúdos e informações. A dissertação possuiu como objetivo investigar a percepção dos pais sobre a influência do ciberespaço na iniciação esportiva de seus filhos. O trabalho foi estruturado em procedimento de pesquisa quantitativa, com caráter de análise descritiva. Para coleta de dados foi aplicado um questionário, de autoria própria, com elemento estruturado, composto por 10 questões abertas e 22 fechadas. O grupo foi composto por 30 participantes, com idade média de 39,25 anos, responsáveis por 51 crianças. A partir da análise e discussão dos resultados foi possível encontrar que há uma maior participação dos pais durante as atividades nos dias atuais, o que sugere uma maior participação das mães durante as atividades, assim como as mães e pais de meninos são mais atuantes e as mães e pais de meninas utilizam com maior frequência o ciberespaço para busca de informações sobre o modo de agir da criança no esporte. Portanto, em relação à interferência do ciberespaço sobre os pais na iniciação esportiva, o instrumento e resultados não foram capazes de confirmar a hipótese, mesmo assim sugere-se que a mesma não seja descartada e novas pesquisas sobre a temática devem ser realizadas para uma melhor compreensão do fenômeno estudado.
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