Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96033 |
Resumo: | As discussões relativas à Educação Física escolar e a perspectiva da saúde não estão sendo tratadas com freqüência e aprofundamento necessários para a compreensão de uma proposta adequada para a escola. O objetivo do presente estudo foi implementar, um programa de saúde nas aulas de Educação Física escolar na 6ª série do Ensino Fundamental, por um bimestre, e verificar quais as suas possibilidades e dificuldades. Dentre as diferentes formas de pesquisa na abordagem qualitativa, o referencial teórico e metodológico adotado no presente estudo foi o do tipo pesquisa-ação. Neste sentido, a busca dos dados, e o processo de apreensão da realidade serviram de subsídios para que, nas aulas de Educação Física escolar, pudesse haver um salto qualitativo. Especialmente na construção de uma abordagem pedagógica capaz de contribuir para a elaboração de novas alternativas no tratamento dos conteúdos relacionados à saúde enquanto um dos objetivos da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada no contexto escolar, sendo os sujeitos da pesquisa alunos de 6ª séries do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de São Carlos. A coleta de dados foi realizada durante as aulas, e foram consideradas para a análise também informações levantadas por meio de questionário e entrevista com os alunos. Os dados coletados foram inicialmente organizados nos diários das aulas, para possibilitar uma releitura e posterior análise do programa desenvolvido. Os resultados encontrados foram categorizados em quatro grupos diferentes, visando facilitar a análise das situações ocorridas em aula, e indicar quais as dificuldades e possibilidades de se tratar a saúde nas aulas de Educação Física escolar. As categorias selecionadas foram as seguintes: concepção de saúde; dificuldades na implementação... |
id |
UNSP_638064a8b780436ed0766b9cbab9498b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96033 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúdeEducação fisicaSaudePhysical educationHealthAs discussões relativas à Educação Física escolar e a perspectiva da saúde não estão sendo tratadas com freqüência e aprofundamento necessários para a compreensão de uma proposta adequada para a escola. O objetivo do presente estudo foi implementar, um programa de saúde nas aulas de Educação Física escolar na 6ª série do Ensino Fundamental, por um bimestre, e verificar quais as suas possibilidades e dificuldades. Dentre as diferentes formas de pesquisa na abordagem qualitativa, o referencial teórico e metodológico adotado no presente estudo foi o do tipo pesquisa-ação. Neste sentido, a busca dos dados, e o processo de apreensão da realidade serviram de subsídios para que, nas aulas de Educação Física escolar, pudesse haver um salto qualitativo. Especialmente na construção de uma abordagem pedagógica capaz de contribuir para a elaboração de novas alternativas no tratamento dos conteúdos relacionados à saúde enquanto um dos objetivos da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada no contexto escolar, sendo os sujeitos da pesquisa alunos de 6ª séries do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de São Carlos. A coleta de dados foi realizada durante as aulas, e foram consideradas para a análise também informações levantadas por meio de questionário e entrevista com os alunos. Os dados coletados foram inicialmente organizados nos diários das aulas, para possibilitar uma releitura e posterior análise do programa desenvolvido. Os resultados encontrados foram categorizados em quatro grupos diferentes, visando facilitar a análise das situações ocorridas em aula, e indicar quais as dificuldades e possibilidades de se tratar a saúde nas aulas de Educação Física escolar. As categorias selecionadas foram as seguintes: concepção de saúde; dificuldades na implementação...The discussions related to school Physical Education and the perspective of health are not being treated as frequently and deeply as necessary to the understanding of an adequate proposal for the school. The objective of the present study was to implement a program of health in Elementary School Physical Education 6 th grade classes during two months, and to verify its possibilities and difficulties. Amongst the different approaches of qualitative research, the theoretical and methodological referential in this study was a type of action-research. In this direction, the data search, and the process of apprehension of the reality had served as subsidies for a qualitative shift in School Physical Education classes. Especially in the construction of a pedagogical approach to contribute for the elaboration of new alternatives in the treatment of the contents related to the health as one of the School Physical Education objectives. The research was carried through in the school context, composed by a sample of 6 th grade students from a public school in the city of São Carlos. The data collection was conducted during the classes, and information from a questionnaire and an interview with the students had also been analyzed. The collected data was initially organized in a lessons' follow up diary to make possible both revision and posterior analysis of the developed program. Results had been categorized in four different groups, aiming to facilitate the analysis of situations occurred during the classes, and to indicate which are the difficulties and possibilities of dealing with the health within School Physical Education. The selected categories were the following ones: conception of health; difficulties in the implementation of the proposal due to the teacher's experience, students' expectations, work conditions, and each lessons time; media: ... (Complete abstract click electronic access below)CenpeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Ana Cristina Bonfá [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2007-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 126 f.application/pdfRODRIGUES, Ana Cristina Bonfá. Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde. 2007. x, 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96033000500094rodrigues_acb_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:12:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96033Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:06.893128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde |
title |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde |
spellingShingle |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde Rodrigues, Ana Cristina Bonfá [UNESP] Educação fisica Saude Physical education Health |
title_short |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde |
title_full |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde |
title_fullStr |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde |
title_full_unstemmed |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde |
title_sort |
Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde |
author |
Rodrigues, Ana Cristina Bonfá [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Ana Cristina Bonfá [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Cristina Bonfá [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação fisica Saude Physical education Health |
topic |
Educação fisica Saude Physical education Health |
description |
As discussões relativas à Educação Física escolar e a perspectiva da saúde não estão sendo tratadas com freqüência e aprofundamento necessários para a compreensão de uma proposta adequada para a escola. O objetivo do presente estudo foi implementar, um programa de saúde nas aulas de Educação Física escolar na 6ª série do Ensino Fundamental, por um bimestre, e verificar quais as suas possibilidades e dificuldades. Dentre as diferentes formas de pesquisa na abordagem qualitativa, o referencial teórico e metodológico adotado no presente estudo foi o do tipo pesquisa-ação. Neste sentido, a busca dos dados, e o processo de apreensão da realidade serviram de subsídios para que, nas aulas de Educação Física escolar, pudesse haver um salto qualitativo. Especialmente na construção de uma abordagem pedagógica capaz de contribuir para a elaboração de novas alternativas no tratamento dos conteúdos relacionados à saúde enquanto um dos objetivos da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada no contexto escolar, sendo os sujeitos da pesquisa alunos de 6ª séries do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de São Carlos. A coleta de dados foi realizada durante as aulas, e foram consideradas para a análise também informações levantadas por meio de questionário e entrevista com os alunos. Os dados coletados foram inicialmente organizados nos diários das aulas, para possibilitar uma releitura e posterior análise do programa desenvolvido. Os resultados encontrados foram categorizados em quatro grupos diferentes, visando facilitar a análise das situações ocorridas em aula, e indicar quais as dificuldades e possibilidades de se tratar a saúde nas aulas de Educação Física escolar. As categorias selecionadas foram as seguintes: concepção de saúde; dificuldades na implementação... |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-16 2014-06-11T19:27:59Z 2014-06-11T19:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Ana Cristina Bonfá. Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde. 2007. x, 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007. http://hdl.handle.net/11449/96033 000500094 rodrigues_acb_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Ana Cristina Bonfá. Educação física na escola: uma proposta de implementação de um programa de saúde. 2007. x, 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007. 000500094 rodrigues_acb_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 126 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129070789033984 |