Análise da formação acadêmica e intervenção profissional dos agentes sociais no campo do lazer em programas do governo federal na cidade de Bauru-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Gomez Alves da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151408
Resumo: A formação acadêmica e profissional no campo do lazer tem origem multidisciplinar, dessa forma, na atualidade, observamos profissionais com diferentes formações atuando no campo do lazer, ou até sem formação acadêmica, principalmente em programas de políticas públicas de lazer e cultura. As Políticas públicas que envolvem programas sociais buscam, por meio de uma educação não formal, ou informal, criar oportunidades de desenvolvimento educacional por meio de atividades que ocupem o tempo livre. Porém, frequentemente, a busca pela ocupação desse tempo não vem acompanhada de atividades que ofereçam algo para além do divertimento momentâneo, no sentido de que não são considerados componentes de desenvolvimento social e pessoal que esse tempo e que as atividades de lazer ensejam, tornando, muitas vezes, essas ações assistencialistas. Diante do exposto, destacamos os programas do Governo Federal que oferecem tal oportunidade, sem qualificar, ou sem propostas de formação continuada para os Agentes envolvidos. Assim, questiona-se: Quem são os Agentes Sociais que atuam nos programas oferecidos pelo Governo Federal? Possuem graduação? Em que área? Foram preparados para atuar no campo do lazer? Como se deu a preparação dos Agentes Sociais para atuar nos programas? Quais as dificuldades para atuar? Portanto, objetivou-se investigar a formação e intervenção profissional dos agentes sociais no campo do lazer em programas do Governo Federal da cidade de Bauru-SP, identificando e analisando sua formação inicial e continuada, suas dificuldades, limitações e potencialidades evidenciadas da/para sua atuação no campo do lazer. Para tanto, desenvolveu-se a revisão da literatura abordando: a) lazer e lazer e educação; b) lazer e Educação Física; c) lazer e sociedade; d) formação e atuação profissional em lazer e, e) políticas públicas de lazer. O método de abordagem foi qualitativo e como técnica para coleta de dados, utilizou-se a entrevista com os Agentes envolvidos. A pesquisa de campo envolveu três programas do Governo Federal que estavam em andamento entre os anos de 2015 e 2016 na cidade de Bauru-SP e não possuíam propostas de formação específica para os agentes envolvidos, foram eles: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Programa Mais Educação e Mais Cultura na Escola. Participaram da pesquisa dezesseis agentes sociais que ministravam oficinas/aulas nos programas envolvidos e se enquadravam nos grupos de interesses do lazer: artísticos, físico-esportivos, manuais, sociais e intelectuais. As análises e discussões foram realizadas à luz da revisão da literatura e apresentam-se nos capítulos. Das categorias de análise evidenciou-se: a) Concepção sobre o lazer: conhecimento a partir do senso comum, predominando a visão funcionalista do lazer; b) Abordagem do lazer na graduação: não havia disciplinas que abordassem a relação entre lazer e o curso oferecido, tampouco estudos aprofundados sobre o tema; c) Formação Inicial e continuada: os agentes sociais possuíam formações em diferentes áreas e poucos tinham algum tipo de curso de pós graduação; d) Limitações e potencialidades da/para atuação e intervenção: dificuldades advindas do processo de formação inicial, pois não consideravam tal preparação suficiente para atuar nesses locais numa perspectiva crítica, emancipa tória e criativa, embora houvesse a tentativa. Nesse sentido, os depoimentos revelaram que embora a formação acadêmica específica em lazer não seja imprescindível para se atuar no campo, percebe-se a necessidade de conhecimentos e estudos sobre os conteúdos e as possibilidades de intervenção na área, visando ampliar e enriquecer a prática, os estudos e as relações existentes entre a área de atuação e o lazer. Concluiu-se que uma proposta de formação continuada no campo do lazer nos programas envolvidos na pesquisa seja primordial para atuação dos agentes sociais em locais que visam um processo educativo informal, que pode vir por meio de propostas envolvendo os conteúdos culturais do lazer que, na condição de um campo que envolve profissionais de diversas áreas, tem a possibilidade de intervir de maneira ampla nos contextos dos programas envolvidos, possibilitando ações interdisciplinares.
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Porém, frequentemente, a busca pela ocupação desse tempo não vem acompanhada de atividades que ofereçam algo para além do divertimento momentâneo, no sentido de que não são considerados componentes de desenvolvimento social e pessoal que esse tempo e que as atividades de lazer ensejam, tornando, muitas vezes, essas ações assistencialistas. Diante do exposto, destacamos os programas do Governo Federal que oferecem tal oportunidade, sem qualificar, ou sem propostas de formação continuada para os Agentes envolvidos. Assim, questiona-se: Quem são os Agentes Sociais que atuam nos programas oferecidos pelo Governo Federal? Possuem graduação? Em que área? Foram preparados para atuar no campo do lazer? Como se deu a preparação dos Agentes Sociais para atuar nos programas? Quais as dificuldades para atuar? Portanto, objetivou-se investigar a formação e intervenção profissional dos agentes sociais no campo do lazer em programas do Governo Federal da cidade de Bauru-SP, identificando e analisando sua formação inicial e continuada, suas dificuldades, limitações e potencialidades evidenciadas da/para sua atuação no campo do lazer. Para tanto, desenvolveu-se a revisão da literatura abordando: a) lazer e lazer e educação; b) lazer e Educação Física; c) lazer e sociedade; d) formação e atuação profissional em lazer e, e) políticas públicas de lazer. O método de abordagem foi qualitativo e como técnica para coleta de dados, utilizou-se a entrevista com os Agentes envolvidos. A pesquisa de campo envolveu três programas do Governo Federal que estavam em andamento entre os anos de 2015 e 2016 na cidade de Bauru-SP e não possuíam propostas de formação específica para os agentes envolvidos, foram eles: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Programa Mais Educação e Mais Cultura na Escola. Participaram da pesquisa dezesseis agentes sociais que ministravam oficinas/aulas nos programas envolvidos e se enquadravam nos grupos de interesses do lazer: artísticos, físico-esportivos, manuais, sociais e intelectuais. As análises e discussões foram realizadas à luz da revisão da literatura e apresentam-se nos capítulos. Das categorias de análise evidenciou-se: a) Concepção sobre o lazer: conhecimento a partir do senso comum, predominando a visão funcionalista do lazer; b) Abordagem do lazer na graduação: não havia disciplinas que abordassem a relação entre lazer e o curso oferecido, tampouco estudos aprofundados sobre o tema; c) Formação Inicial e continuada: os agentes sociais possuíam formações em diferentes áreas e poucos tinham algum tipo de curso de pós graduação; d) Limitações e potencialidades da/para atuação e intervenção: dificuldades advindas do processo de formação inicial, pois não consideravam tal preparação suficiente para atuar nesses locais numa perspectiva crítica, emancipa tória e criativa, embora houvesse a tentativa. Nesse sentido, os depoimentos revelaram que embora a formação acadêmica específica em lazer não seja imprescindível para se atuar no campo, percebe-se a necessidade de conhecimentos e estudos sobre os conteúdos e as possibilidades de intervenção na área, visando ampliar e enriquecer a prática, os estudos e as relações existentes entre a área de atuação e o lazer. Concluiu-se que uma proposta de formação continuada no campo do lazer nos programas envolvidos na pesquisa seja primordial para atuação dos agentes sociais em locais que visam um processo educativo informal, que pode vir por meio de propostas envolvendo os conteúdos culturais do lazer que, na condição de um campo que envolve profissionais de diversas áreas, tem a possibilidade de intervir de maneira ampla nos contextos dos programas envolvidos, possibilitando ações interdisciplinares.Academic and professional training in the field of leisure has a multidisciplinary origin, so, today, we observe professionals with different backgrounds working in the field of leisure, or even without academic training, mainly in programs of public policies of leisure and culture. Public policies that involve social programs seek, through a non-formal or informal education, to create opportunities for educational development through activities that occupy free time. Often, however, the pursuit of that time is not accompanied by activities that offer something beyond momentary amusement, in the sense that they are not considered components of social and personal development that this time and those leisure activities do, Often, these welfare actions. In view of the above, we highlight the programs of the Federal Government that offer such opportunity, without qualification, or without continuous training proposals for the Agents involved. Thus, the question is: Who are the Social Agents that act in the programs offered by the Federal Government? Do they have a degree? In what area? Were they prepared to work in the leisure field? How was the preparation of the Social Agents to act in the programs? What are the difficulties to act? The purpose of this study was to investigate the training and professional intervention of social agents in the field of leisure in programs of the Federal Government in Bauru-SP, identifying and analyzing their initial and continued formation, their difficulties, limitations and potentialities evidenced from / to their performance in the field of leisure. For that, the literature review was developed: a) leisure and leisure and education; B) leisure and physical education; C) leisure and society; D) training and professional activity in leisure and, e) public leisure politics. The method of approach was qualitative and as a technique for data collection, we used the interview with the Agents involved. Field research involved three Federal Government programs that were in progress between 2015 and 2016 in the city of Bauru-SP and did not have specific training proposals for the agents involved: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Programa Mais Educação e Mais Cultura na Escola . Sixteen social agents participated in the research that taught workshops / classes in the programs involved and were part of the leisure interests groups: artistic, physical-sports, manual, social and intellectual. The analyzes and discussions were carried out in the light of the literature review and are presented in the chapters. From the categories of analysis we have shown: a) Conception about leisure: knowledge based on common sense, predominating the functionalist view of leisure; B) Approach to leisure in graduation: there were no disciplines that addressed the relationship between leisure and the course offered, nor any in-depth studies on the subject; C) Initial and continuous training: social agents had training in different areas and few had any type of postgraduate course; D) Limitations and potentialities of the / for action and intervention: difficulties arising from the initial formation process, because they did not consider such preparation sufficient to act in these places in a critical, emancipatory and creative perspective, although the attempt was made. In this sense, the testimonies revealed that although the specific academic formation in leisure is not essential to work in the field, it is perceived the need for knowledge and studies about the contents and the possibilities of intervention in the area, aiming at amplifying and enriching the practice, The studies and the existing relations between the area of performance and leisure. It was concluded that a proposal for continuous training in the field of leisure in the programs involved in the research is essential for the social agents acting in places that aim at an informal educational process, which may come through proposals involving cultural content of leisure that, in the Condition of a field that involves professionals from diverse areas, has the possibility to intervene in a broad way in the contexts of the programs involved, allowing interdisciplinary actions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cyntia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marcela Gomez Alves da [UNESP]2017-08-25T16:15:34Z2017-08-25T16:15:34Z2017-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15140800089094133004137062P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:28:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:47.402738Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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