Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarucci, Fernanda Martin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180223
Resumo: Introdução. O curso de graduação em medicina expõe os seus alunos a estresse significativo, o que pode gerar alterações nos componentes do sistema inflamatório, além de consequências negativas no aprendizado, na motivação e no contato com os pacientes. Objetivo. Investigar o efeito do programa de Redução de Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (REDEMED©) na percepção do estresse, empatia e nos níveis dos marcadores inflamatórios em estudantes de medicina. Metodologia. Trata-se de um estudo quase experimental, cuja amostra foi composta por um grupo ativo, de estudantes de medicina do primeiro ao sexto ano, que realizou oito aulas semanais de duas horas de técnicas de meditação e exercícios de vivências interpessoais, e outro grupo controle que não realizou essas atividades. Ambos os grupos, antes e após o curso, responderam aos questionários de escala de estresse percebido (PSS) e escala Jefferson de empatia médica (JSPE), e coletaram sangue para análise da proteína C reativa (PCR), fator de necrose tumoral- alfa (TNF-alfa), interleucina-6 (IL-6) e interleucina-10 (IL-10). A comparação entre os grupos em relação aos potenciais confundidores foi feita pelos testes Qui-quadrado, Exato de Fisher e Mann-Whitney, seguido da comparação entre grupos em relação às evoluções por Mann-Whitney. As comparações foram estatisticamente significativas se p<0,05. Resultados. O grupo ativo demonstrou melhora significativa na percepção do estresse (p<0,001) e aumento da empatia (p< 0,001). Houve aumento significativo nos níveis da IL-10 no grupo ativo em comparação com o grupo controle (p=0,009). Não houve diferenças significativas em relação aos outros marcadores inflamatórios avaliados: PCR, TNF-alfa e IL06. Conclusão. As ferramentas aplicadas neste programa poderiam auxiliar na redução do estresse e na melhora da empatia dos futuros profissionais médicos.
id UNSP_648005026c5d6fb37e741fc8461ae800
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180223
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicinaEffects of a stress management course on the perception of stress, empathy and inflammatory markers in undergraduate medical studentsMeditaçãoEstresseEmpatiaMarcadores inflamatóriosEstudantes de medicinaEducação médicaPráticas integrativasMeditationStressEmpathyInflammatory markersMedical studentsMedical educationIntegrative practicesIntrodução. O curso de graduação em medicina expõe os seus alunos a estresse significativo, o que pode gerar alterações nos componentes do sistema inflamatório, além de consequências negativas no aprendizado, na motivação e no contato com os pacientes. Objetivo. Investigar o efeito do programa de Redução de Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (REDEMED©) na percepção do estresse, empatia e nos níveis dos marcadores inflamatórios em estudantes de medicina. Metodologia. Trata-se de um estudo quase experimental, cuja amostra foi composta por um grupo ativo, de estudantes de medicina do primeiro ao sexto ano, que realizou oito aulas semanais de duas horas de técnicas de meditação e exercícios de vivências interpessoais, e outro grupo controle que não realizou essas atividades. Ambos os grupos, antes e após o curso, responderam aos questionários de escala de estresse percebido (PSS) e escala Jefferson de empatia médica (JSPE), e coletaram sangue para análise da proteína C reativa (PCR), fator de necrose tumoral- alfa (TNF-alfa), interleucina-6 (IL-6) e interleucina-10 (IL-10). A comparação entre os grupos em relação aos potenciais confundidores foi feita pelos testes Qui-quadrado, Exato de Fisher e Mann-Whitney, seguido da comparação entre grupos em relação às evoluções por Mann-Whitney. As comparações foram estatisticamente significativas se p<0,05. Resultados. O grupo ativo demonstrou melhora significativa na percepção do estresse (p<0,001) e aumento da empatia (p< 0,001). Houve aumento significativo nos níveis da IL-10 no grupo ativo em comparação com o grupo controle (p=0,009). Não houve diferenças significativas em relação aos outros marcadores inflamatórios avaliados: PCR, TNF-alfa e IL06. Conclusão. As ferramentas aplicadas neste programa poderiam auxiliar na redução do estresse e na melhora da empatia dos futuros profissionais médicos.Introduction. The undergraduate course in medicine exposes its students to significant stress, which may generate changes in some components of the inflammatory system, as well as negative consequences on learning, motivation and contact with patients. Objectives. To investigate the effect of a Stress Reduction and Empowerment in Medicine (REDEMED ©) program on the perception of stress, empathy and levels of inflammatory markers in medical students. Methodology. It is a quasi-experimental study whose sample consisted of an active group of medical students from the first to the sixth year who performed eight weekly classes of two hours of meditation techniques and exercises of interpersonal experiences, and another control group who did not perform these activities. Both groups, before and after the course, responded to the perceived stress scale (PSS) and Jefferson scale of medical empathy (JSPE) and collected blood for analysis of C-reactive protein, tumor necrosis factor-alpha (TNF-alpha), interleukin-6 (IL-6), and interleukin-10 (IL-10). Comparison between groups in relation to potential confounders was performed using the Chi-square, Fisher's Exact and Mann-Whitney tests, followed by the comparison between groups in relation to the Mann-Whitney evolution. The comparisons were statistically significant if p <0.05. Results. The active group demonstrated significant improvement in the perception of stress (p< 0.000) and increased empathy (p< 0.000). There was an increase significant in interleukin 10 levels in the active group compared to the control group (p=0.009). There were no significant differences in relation to the other inflammatory markers evaluated: CRP, TNF-alpha and IL06. Conclusion. The tools applied in this program could help to reduce stress and improve empathy of future medical professionals.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2015/10854-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Patrício, Karina Pavão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Catarucci, Fernanda Martin2018-12-13T13:38:27Z2018-12-13T13:38:27Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18022300091092633004064078P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:27:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180223Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:27:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
Effects of a stress management course on the perception of stress, empathy and inflammatory markers in undergraduate medical students
title Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
spellingShingle Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
Catarucci, Fernanda Martin
Meditação
Estresse
Empatia
Marcadores inflamatórios
Estudantes de medicina
Educação médica
Práticas integrativas
Meditation
Stress
Empathy
Inflammatory markers
Medical students
Medical education
Integrative practices
title_short Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
title_full Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
title_fullStr Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
title_full_unstemmed Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
title_sort Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre a percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
author Catarucci, Fernanda Martin
author_facet Catarucci, Fernanda Martin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrício, Karina Pavão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarucci, Fernanda Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Meditação
Estresse
Empatia
Marcadores inflamatórios
Estudantes de medicina
Educação médica
Práticas integrativas
Meditation
Stress
Empathy
Inflammatory markers
Medical students
Medical education
Integrative practices
topic Meditação
Estresse
Empatia
Marcadores inflamatórios
Estudantes de medicina
Educação médica
Práticas integrativas
Meditation
Stress
Empathy
Inflammatory markers
Medical students
Medical education
Integrative practices
description Introdução. O curso de graduação em medicina expõe os seus alunos a estresse significativo, o que pode gerar alterações nos componentes do sistema inflamatório, além de consequências negativas no aprendizado, na motivação e no contato com os pacientes. Objetivo. Investigar o efeito do programa de Redução de Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (REDEMED©) na percepção do estresse, empatia e nos níveis dos marcadores inflamatórios em estudantes de medicina. Metodologia. Trata-se de um estudo quase experimental, cuja amostra foi composta por um grupo ativo, de estudantes de medicina do primeiro ao sexto ano, que realizou oito aulas semanais de duas horas de técnicas de meditação e exercícios de vivências interpessoais, e outro grupo controle que não realizou essas atividades. Ambos os grupos, antes e após o curso, responderam aos questionários de escala de estresse percebido (PSS) e escala Jefferson de empatia médica (JSPE), e coletaram sangue para análise da proteína C reativa (PCR), fator de necrose tumoral- alfa (TNF-alfa), interleucina-6 (IL-6) e interleucina-10 (IL-10). A comparação entre os grupos em relação aos potenciais confundidores foi feita pelos testes Qui-quadrado, Exato de Fisher e Mann-Whitney, seguido da comparação entre grupos em relação às evoluções por Mann-Whitney. As comparações foram estatisticamente significativas se p<0,05. Resultados. O grupo ativo demonstrou melhora significativa na percepção do estresse (p<0,001) e aumento da empatia (p< 0,001). Houve aumento significativo nos níveis da IL-10 no grupo ativo em comparação com o grupo controle (p=0,009). Não houve diferenças significativas em relação aos outros marcadores inflamatórios avaliados: PCR, TNF-alfa e IL06. Conclusão. As ferramentas aplicadas neste programa poderiam auxiliar na redução do estresse e na melhora da empatia dos futuros profissionais médicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13T13:38:27Z
2018-12-13T13:38:27Z
2018-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180223
000910926
33004064078P9
url http://hdl.handle.net/11449/180223
identifier_str_mv 000910926
33004064078P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965584922771456