A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elisabete Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96374
Resumo: Segundo alguns trabalhos matriciais da literatura sobre o assunto, o pragmatismo se destacou como uma das correntes filosóficas que mais influenciaram o pensamento educacional brasileiro entre 1930 e 1964, tendo como o seu principal representante no Brasil, Anísio Teixeira. Contudo, tais trabalhos não se aprofundaram sobre a recepção do pragmatismo de Dewey, nos anos subseqüentes ao Estado Novo, quando as interpretações e as apropriações dessa fonte teórica, desenvolvida por esse e por outros educadores brasileiros, tornaram-se mais diversificadas em razão do debate político educacional e pedagógico, ganhando as páginas dos periódicos educacionais, entre 1944 e 1964. Tentando contribuir para a compreensão acerca da recepção do pragmatismo no Brasil, esta pesquisa analisa e discute as matérias publicadas na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a revista Educação e Ciências Sociais no período de 1944 e 1964. Desses artigos, foram selecionados tantos para a análise, que resultou na identificação de duas interpretações correntes nos periódicos: uma pautada na obra filosófica e a outra na obra pedagógica do filósofo norte-americano. Dessa análise também se concluiu que o pragmatismo deweyano é apropriado pelos autores brasileiros para abordar os temas relativos ao humanismo, à democracia e à constituição dos saberes sobre a educação, emergentes da realidade educacional da época, demarcando uma posição que não é homogênea nem pode ser unificada.
id UNSP_6516e43ee2088fc2d66fffc1fbf25923
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96374
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)Pragmatismo - Educação - PeriódicosEducação - FilosofiaPragmatismPeriodic educationalPhilosophy of the educationSegundo alguns trabalhos matriciais da literatura sobre o assunto, o pragmatismo se destacou como uma das correntes filosóficas que mais influenciaram o pensamento educacional brasileiro entre 1930 e 1964, tendo como o seu principal representante no Brasil, Anísio Teixeira. Contudo, tais trabalhos não se aprofundaram sobre a recepção do pragmatismo de Dewey, nos anos subseqüentes ao Estado Novo, quando as interpretações e as apropriações dessa fonte teórica, desenvolvida por esse e por outros educadores brasileiros, tornaram-se mais diversificadas em razão do debate político educacional e pedagógico, ganhando as páginas dos periódicos educacionais, entre 1944 e 1964. Tentando contribuir para a compreensão acerca da recepção do pragmatismo no Brasil, esta pesquisa analisa e discute as matérias publicadas na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a revista Educação e Ciências Sociais no período de 1944 e 1964. Desses artigos, foram selecionados tantos para a análise, que resultou na identificação de duas interpretações correntes nos periódicos: uma pautada na obra filosófica e a outra na obra pedagógica do filósofo norte-americano. Dessa análise também se concluiu que o pragmatismo deweyano é apropriado pelos autores brasileiros para abordar os temas relativos ao humanismo, à democracia e à constituição dos saberes sobre a educação, emergentes da realidade educacional da época, demarcando uma posição que não é homogênea nem pode ser unificada.According to some matrical works of literature on the subject, the pragmatism if detached as one of the philosophical chains that had more influenced the Brazilian Educational thought between 1930 and 1964, having as its main representative in Brazil, Anísio Teixeira. However, such works had not been gone deep on the reception of the pragmatism of Dewey, in the subsequent years to the New State, when the interpretations and the appropriations of this theoretical source, developed for this and for other Brazilian educators, they had become more diversified in reason of the debate educational and pedagogical politician, gaining the periodic pages of the educational ones, between 1944 and 1964. Trying to contribute for the understanding concerning the reception of the pragmatism in Brazil, this research analyzes and argues the substances published in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos and the magazine Educação e Ciências Sociais in the period of 1944 and 1964. Of these articles, as much for the analysis had been selected, that resulted in the identification of two current interpretations in the periodic ones: orientated in the philosophical workmanship and to another one in the pedagogical workmanship of the North American philosopher. Of this analysis also if it concluded that the deweyan pragmatism is appropriate for the Brazilian authors to approach the relative subjects to the humanism, the democracy and the constitution of knowing them on the education, emergent of the educational reality of the time, demarcating a position that is not homogeneous nor can be unified.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Elisabete Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:28:18Z2014-06-11T19:28:18Z2006-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f. + anexoapplication/pdfRIBEIRO, Elisabete Aparecida. A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964). 2006. 122 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/96374000459435ribeiro_ea_me_mar.pdf33004110040P541073473968693620000-0001-7505-4896Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
title A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
spellingShingle A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
Ribeiro, Elisabete Aparecida [UNESP]
Pragmatismo - Educação - Periódicos
Educação - Filosofia
Pragmatism
Periodic educational
Philosophy of the education
title_short A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
title_full A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
title_fullStr A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
title_full_unstemmed A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
title_sort A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964)
author Ribeiro, Elisabete Aparecida [UNESP]
author_facet Ribeiro, Elisabete Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elisabete Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pragmatismo - Educação - Periódicos
Educação - Filosofia
Pragmatism
Periodic educational
Philosophy of the education
topic Pragmatismo - Educação - Periódicos
Educação - Filosofia
Pragmatism
Periodic educational
Philosophy of the education
description Segundo alguns trabalhos matriciais da literatura sobre o assunto, o pragmatismo se destacou como uma das correntes filosóficas que mais influenciaram o pensamento educacional brasileiro entre 1930 e 1964, tendo como o seu principal representante no Brasil, Anísio Teixeira. Contudo, tais trabalhos não se aprofundaram sobre a recepção do pragmatismo de Dewey, nos anos subseqüentes ao Estado Novo, quando as interpretações e as apropriações dessa fonte teórica, desenvolvida por esse e por outros educadores brasileiros, tornaram-se mais diversificadas em razão do debate político educacional e pedagógico, ganhando as páginas dos periódicos educacionais, entre 1944 e 1964. Tentando contribuir para a compreensão acerca da recepção do pragmatismo no Brasil, esta pesquisa analisa e discute as matérias publicadas na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a revista Educação e Ciências Sociais no período de 1944 e 1964. Desses artigos, foram selecionados tantos para a análise, que resultou na identificação de duas interpretações correntes nos periódicos: uma pautada na obra filosófica e a outra na obra pedagógica do filósofo norte-americano. Dessa análise também se concluiu que o pragmatismo deweyano é apropriado pelos autores brasileiros para abordar os temas relativos ao humanismo, à democracia e à constituição dos saberes sobre a educação, emergentes da realidade educacional da época, demarcando uma posição que não é homogênea nem pode ser unificada.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-10
2014-06-11T19:28:18Z
2014-06-11T19:28:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Elisabete Aparecida. A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964). 2006. 122 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/96374
000459435
ribeiro_ea_me_mar.pdf
33004110040P5
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
identifier_str_mv RIBEIRO, Elisabete Aparecida. A recepção dos pragmáticos nos periódicos educacionais brasileiros (1944-1964). 2006. 122 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
000459435
ribeiro_ea_me_mar.pdf
33004110040P5
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
url http://hdl.handle.net/11449/96374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128140348751872