Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mateus Camargo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191422
Resumo: O ensino do conhecimento das “Histórias das modalidades esportivas” tem ocupado os currículos brasileiros da Educação Física estaduais e nacional desde a década de 1990 do século XX. Entretanto, a generalidade das indicações curriculares e a falta de referências teórico-metodológicas contribuem para que existam poucas referências bibliográficas e experiências no contexto escolar. Diante do exposto, este trabalho, organizado sob a forma de artigos, analisou propostas para o ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil”, na modalidade à distância e presencial. As propostas se referenciaram na teoria da aprendizagem histórica do alemão Jörn Rüsen, dialogando como conceitos como Consciência Histórica e as competências que a compõe: experiência, interpretação da experiência no tempo, orientação para a vida prática. O ensino a distância foi um Curso Online Aberto Massivo (MOOC) ofertado gratuitamente pelo IFSULDEMINAS, através da plataforma TIM Tec, para professores, professoras e estudantes de nível superior. Foram produzidos dados para análise por meio de questionários abertos e pela confecção, pelos cursistas concluintes, de Narrativas Históricas sobre uma questão problema hipotética na qual os redatores orientaram a jovem Cristina sobre sua vontade de ser jogadora de futebol. As respostas exploraram os conteúdos históricos trabalhados no MOOC. O curso presencial foi ofertado somente para estudantes de Educação Física do IFSULDEMINAS. Foram produzidos diários de campo e respostas por meio de questionário de avaliação e produção de planos de aulas. Ambos os cursos buscaram construir alternativas para a materialização da abordagem dos conteúdos históricos do Esporte no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, alicerçados pelo arcabouço teórico elaborado por Jörn Rüsen. Ao final, conclui-se que: as experiências do ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil” mostraram-se bem-sucedidas, necessitando de alguns ajustes para ofertas futuras; estudantes e docentes manifestaram uma Consciência Histórica Genética, em sua maioria, indicando, como competência de orientação, a necessidade de construir alternativas para o futuro caso a experiência na modalidade não seja positiva, além da necessidade de engajamento para que haja um futuro melhor para o futebol praticado pelas mulheres no Brasil; a produção de planos de aula sobre o tema listou possibilidades de abordá-lo de forma geral ou específica. Buscou-se contribuir com a atuação docente na escola brasileira, elaborando caminhos possíveis para a concretização das prescrições previstas nos currículos estaduais e federal. Além disso, difundir uma História do futebol praticado pelas mulheres no Brasil, como forma de esclarecer sobre as restrições sofridas ao longo de quase um século de existência.
id UNSP_653d20411247fc5fa91a3c7db7fe7996
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191422
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn RüsenWomen's soccer in Brazil: distance learning and classroom experiences based on Jörn Rüsen's theory of historical learningFutebol praticado por mulheresFormação continuadaEducação física escolarHistória do futebol femininoConsciência históricaFootball played by womenContinuing educationSchool physical educationWomen's soccer historyHistorical consciousnessO ensino do conhecimento das “Histórias das modalidades esportivas” tem ocupado os currículos brasileiros da Educação Física estaduais e nacional desde a década de 1990 do século XX. Entretanto, a generalidade das indicações curriculares e a falta de referências teórico-metodológicas contribuem para que existam poucas referências bibliográficas e experiências no contexto escolar. Diante do exposto, este trabalho, organizado sob a forma de artigos, analisou propostas para o ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil”, na modalidade à distância e presencial. As propostas se referenciaram na teoria da aprendizagem histórica do alemão Jörn Rüsen, dialogando como conceitos como Consciência Histórica e as competências que a compõe: experiência, interpretação da experiência no tempo, orientação para a vida prática. O ensino a distância foi um Curso Online Aberto Massivo (MOOC) ofertado gratuitamente pelo IFSULDEMINAS, através da plataforma TIM Tec, para professores, professoras e estudantes de nível superior. Foram produzidos dados para análise por meio de questionários abertos e pela confecção, pelos cursistas concluintes, de Narrativas Históricas sobre uma questão problema hipotética na qual os redatores orientaram a jovem Cristina sobre sua vontade de ser jogadora de futebol. As respostas exploraram os conteúdos históricos trabalhados no MOOC. O curso presencial foi ofertado somente para estudantes de Educação Física do IFSULDEMINAS. Foram produzidos diários de campo e respostas por meio de questionário de avaliação e produção de planos de aulas. Ambos os cursos buscaram construir alternativas para a materialização da abordagem dos conteúdos históricos do Esporte no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, alicerçados pelo arcabouço teórico elaborado por Jörn Rüsen. Ao final, conclui-se que: as experiências do ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil” mostraram-se bem-sucedidas, necessitando de alguns ajustes para ofertas futuras; estudantes e docentes manifestaram uma Consciência Histórica Genética, em sua maioria, indicando, como competência de orientação, a necessidade de construir alternativas para o futuro caso a experiência na modalidade não seja positiva, além da necessidade de engajamento para que haja um futuro melhor para o futebol praticado pelas mulheres no Brasil; a produção de planos de aula sobre o tema listou possibilidades de abordá-lo de forma geral ou específica. Buscou-se contribuir com a atuação docente na escola brasileira, elaborando caminhos possíveis para a concretização das prescrições previstas nos currículos estaduais e federal. Além disso, difundir uma História do futebol praticado pelas mulheres no Brasil, como forma de esclarecer sobre as restrições sofridas ao longo de quase um século de existência.The teaching of the knowledge of the "Stories of sports modalities" has occupied the Brazilian state and national Physical Education curricula since the 1990s of the twentieth century. However, the generality of curricular indications and the lack of theoretical and methodological references contribute to the lack of bibliographical references and experiences in the school context. Given the above, this work, organized in the form of articles, analyzed proposals for the teaching of the "Football Stories practiced by women in Brazil", in the distance and presential modality. The proposals were referenced in the theory of historical learning of the German Jörn Rüsen, dialoguing as concepts as Historical Consciousness and the competences that compose it: experience, interpretation of the experience in the time, orientation for the practical life. Distance learning was a Massive Open Online Course (MOOC) offered for free by IFSULDEMINAS, through the TIM Tec platform, for teachers, students and higher level students. Data were produced for analysis through open questionnaires and by the graduating students of Historical Narratives on a hypothetical problem in which the writers guided young Cristina about her desire to be a soccer player. The responses explored the historical contents worked on at MOOC. The classroom course was offered only to students of Physical Education at IFSULDEMINAS. Field diaries and answers were produced through an evaluation questionnaire and lesson plan production. Both courses sought to build alternatives for the materialization of the approach of the historical contents of Sport in the context of Basic Education and Higher Education, based on the theoretical framework elaborated by Jörn Rüsen. In the end, it is concluded that: the experiences of teaching the “Women's Football Stories in Brazil” proved to be successful, requiring some adjustments for future offers; Most students and teachers expressed a Genetic Historical Consciousness, indicating, as a guiding competency, the need to build alternatives for the future if the experience in the modality is not positive, as well as the need for engagement in order to have a better future for the future. soccer practiced by women in Brazil; The production of lesson plans on the topic listed possibilities for addressing it in a general or specific way. We sought to contribute to the teaching performance in the Brazilian school, elaborating possible ways for the fulfillment of the prescriptions provided in the state and federal curricula. In addition, disseminate a history of women's soccer in Brazil, as a way of clarifying the restrictions suffered over almost a century of existence.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Mateus Camargo2020-01-24T12:04:13Z2020-01-24T12:04:13Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19142200092855333004137066P582351948325378240000-0003-0463-0125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-14T06:03:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-14T06:03:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
Women's soccer in Brazil: distance learning and classroom experiences based on Jörn Rüsen's theory of historical learning
title Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
spellingShingle Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
Pereira, Mateus Camargo
Futebol praticado por mulheres
Formação continuada
Educação física escolar
História do futebol feminino
Consciência histórica
Football played by women
Continuing education
School physical education
Women's soccer history
Historical consciousness
title_short Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
title_full Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
title_fullStr Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
title_full_unstemmed Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
title_sort Futebol praticado por mulheres no Brasil: experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
author Pereira, Mateus Camargo
author_facet Pereira, Mateus Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mateus Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol praticado por mulheres
Formação continuada
Educação física escolar
História do futebol feminino
Consciência histórica
Football played by women
Continuing education
School physical education
Women's soccer history
Historical consciousness
topic Futebol praticado por mulheres
Formação continuada
Educação física escolar
História do futebol feminino
Consciência histórica
Football played by women
Continuing education
School physical education
Women's soccer history
Historical consciousness
description O ensino do conhecimento das “Histórias das modalidades esportivas” tem ocupado os currículos brasileiros da Educação Física estaduais e nacional desde a década de 1990 do século XX. Entretanto, a generalidade das indicações curriculares e a falta de referências teórico-metodológicas contribuem para que existam poucas referências bibliográficas e experiências no contexto escolar. Diante do exposto, este trabalho, organizado sob a forma de artigos, analisou propostas para o ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil”, na modalidade à distância e presencial. As propostas se referenciaram na teoria da aprendizagem histórica do alemão Jörn Rüsen, dialogando como conceitos como Consciência Histórica e as competências que a compõe: experiência, interpretação da experiência no tempo, orientação para a vida prática. O ensino a distância foi um Curso Online Aberto Massivo (MOOC) ofertado gratuitamente pelo IFSULDEMINAS, através da plataforma TIM Tec, para professores, professoras e estudantes de nível superior. Foram produzidos dados para análise por meio de questionários abertos e pela confecção, pelos cursistas concluintes, de Narrativas Históricas sobre uma questão problema hipotética na qual os redatores orientaram a jovem Cristina sobre sua vontade de ser jogadora de futebol. As respostas exploraram os conteúdos históricos trabalhados no MOOC. O curso presencial foi ofertado somente para estudantes de Educação Física do IFSULDEMINAS. Foram produzidos diários de campo e respostas por meio de questionário de avaliação e produção de planos de aulas. Ambos os cursos buscaram construir alternativas para a materialização da abordagem dos conteúdos históricos do Esporte no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, alicerçados pelo arcabouço teórico elaborado por Jörn Rüsen. Ao final, conclui-se que: as experiências do ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil” mostraram-se bem-sucedidas, necessitando de alguns ajustes para ofertas futuras; estudantes e docentes manifestaram uma Consciência Histórica Genética, em sua maioria, indicando, como competência de orientação, a necessidade de construir alternativas para o futuro caso a experiência na modalidade não seja positiva, além da necessidade de engajamento para que haja um futuro melhor para o futebol praticado pelas mulheres no Brasil; a produção de planos de aula sobre o tema listou possibilidades de abordá-lo de forma geral ou específica. Buscou-se contribuir com a atuação docente na escola brasileira, elaborando caminhos possíveis para a concretização das prescrições previstas nos currículos estaduais e federal. Além disso, difundir uma História do futebol praticado pelas mulheres no Brasil, como forma de esclarecer sobre as restrições sofridas ao longo de quase um século de existência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
2020-01-24T12:04:13Z
2020-01-24T12:04:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191422
000928553
33004137066P5
8235194832537824
0000-0003-0463-0125
url http://hdl.handle.net/11449/191422
identifier_str_mv 000928553
33004137066P5
8235194832537824
0000-0003-0463-0125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964553560195072