A trajetória do currículo de ensino de artes na educação básica brasileira durante o século XX: documentos mantenedores da desigualdade no acesso à educação escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181636 |
Resumo: | O tema desta tese diz respeito às dificuldades enfrentadas pelo ensino de arte, na educação básica da escola pública estadual do Brasil no decorrer do Século XX. Tais dificuldades geraram consequências que contribuíram para a manutenção da desigualdade educacional e social, apesar das lutas dos educadores. O recorte temporal que localiza e oficializa o currículo, enquanto documento que sistematiza a educação e o ensino de arte no Brasil, no século XX, como o conhecemos atualmente, pode ser delimitado entre 1961 e 1996, subordinado, inicialmente, à teoria tradicional. Entretanto, a teoria crítica, motivou mudanças que ocorreram na década de 1990. Com o objetivo de entender as políticas públicas para o ensino de Arte, fizemos análises acerca do lugar ocupado pelo ensino de arte, nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e das concepções de currículo, educação, poder, ideologia e hegemonia. Como caminho, optamos pelo levantamento e análise de um conjunto de fontes primárias, formado por obras bibliográficas, documentos, teses, dissertações e artigos tanto do campo da educação e teoria de currículo quanto da sociologia da educação. Para além do século XX, focamos a intenção político/pedagógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio de 2017, por serem elementos contemporâneos que corroboram para a manutenção da desigualdade social e para o desfecho da tese. |
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A trajetória do currículo de ensino de artes na educação básica brasileira durante o século XX: documentos mantenedores da desigualdade no acesso à educação escolarThe trajectory of the curriculum of arts education in Brazilian basic education during the twentieth century: documents that maintain inequality in access to school educationCurrículoArteEnsino de arteEducaçãoPolítica educacionalCurrículoCurriculumArt teachingEducationEducational policyEnseñanza de arteArteEducaciónPolítica educativaO tema desta tese diz respeito às dificuldades enfrentadas pelo ensino de arte, na educação básica da escola pública estadual do Brasil no decorrer do Século XX. Tais dificuldades geraram consequências que contribuíram para a manutenção da desigualdade educacional e social, apesar das lutas dos educadores. O recorte temporal que localiza e oficializa o currículo, enquanto documento que sistematiza a educação e o ensino de arte no Brasil, no século XX, como o conhecemos atualmente, pode ser delimitado entre 1961 e 1996, subordinado, inicialmente, à teoria tradicional. Entretanto, a teoria crítica, motivou mudanças que ocorreram na década de 1990. Com o objetivo de entender as políticas públicas para o ensino de Arte, fizemos análises acerca do lugar ocupado pelo ensino de arte, nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e das concepções de currículo, educação, poder, ideologia e hegemonia. Como caminho, optamos pelo levantamento e análise de um conjunto de fontes primárias, formado por obras bibliográficas, documentos, teses, dissertações e artigos tanto do campo da educação e teoria de currículo quanto da sociologia da educação. Para além do século XX, focamos a intenção político/pedagógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio de 2017, por serem elementos contemporâneos que corroboram para a manutenção da desigualdade social e para o desfecho da tese.This thesis focuses on the challenges Art teachers from public schools face to teach for basic education students.in Brazil during the twentieth century. Such difficulties lead to real consequences concerning the maintenance of educational and social inequality, despite the struggles of educators. The period from 1961 to 1996 gave birth to the official curriculum as we know it nowadays, that means, a document which turns education and art teaching in Brazil into a system based in the traditional theory at the beginning. However, during the decade of 1990, the movement called Critical Theory has led it to some changes. To understand the public education policies, I have studied the new Brazilian Law on Guidelines and Basis for National Education (LDBEN), especially the room for art teaching, the conceptions of curriculum, education, power, ideology and hegemony. In order to do so, I decided to map and analyze a number of sources in the fields of: education; curriculum theory; and sociology of education. Among them, I have found bibliographic works, documents, thesis, dissertations and articles. Beyond the twentieth century, I have also studied the political/pedagogical intention that lies underneath the Common National Curricular Base (BNCC) and the High School reform that took place in 2017. The analysis of these contemporary policies finalize this thesis revealing they have contributed to the social inequality in the country.El tema de esta tesis se refiere a las dificultades planteadas en la enseñanza del arte en la educación básica de la escuela pública estatal en Brasil, en el transcurso del siglo XX. Tales dificultades generaron consecuencias que contribuyeron al mantenimiento de la desigualdad educativa y social, a pesar de las luchas de los educadores. El recorte temporal que sitúa y formaliza el currículo como un documento que sistematiza la educación y la enseñanza del arte en Brasil en el siglo XX, como lo conocemos actualmente, puede delimitarse entre 1961 y 1996, enlazado inicialmente a la teoría tradicional. Sin embargo, la teoría crítica motivó los cambios que ocurrieron en la década de 1990. Con el objetivo de comprender las políticas públicas para la enseñanza del Arte, he hecho análisis sobre el lugar que ocupa la enseñanza del arte, en las Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) y de las concepciones de currículo, educación, poder, ideología y hegemonía. Opté por el levantamiento y análisis de un conjunto de fuentes primarias formado por obras bibliográficas, documentos, tesis, disertaciones y artículos tanto del campo de la educación y la teoría del currículo como de la sociología de la educación. Mas allá del siglo XX enfaticé la intención político-pedagógica de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) y de la reforma de la enseñanza media, porque son elementos contemporáneos que corroboran con el mantenimiento de la desigualdad social y con el desenlace de la tesis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Pio de Sousa [UNESP]2019-04-22T17:44:39Z2019-04-22T17:44:39Z2019-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18163600091539633004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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