História da ciência e ensino de física: uma análise de livros didáticos após a base nacional comum curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Matheus
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255053
https://orcid.org/0000-0002-8476-941X
Resumo: Por meio da implementação da Reforma do Ensino Médio (REM) em 2020, tendo como principal objetivo a aplicação do novo documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda educação brasileira de nível médio foi reformulada, buscando adequação aos preceitos aprovados via sanção presidencial, da lei federal 13.415/2017. Dentre as principais mudanças têm-se a aglutinação das disciplinas em áreas mais abrangentes, além da redução da carga horária da formação geral básica em função da criação dos itinerários formativos. Por outro lado, a pesquisa em Ensino de Ciências vem destacando a importância da História da Ciência enquanto abordagem de ensino capaz de superar inúmeros desafios a respeito das mais diversas concepções sobre a Natureza da Ciência (NdC). A partir deste cenário, as alterações atingiram também os livros didáticos por meio de um novo edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), determinando assim diversas alterações nos materiais didáticos, visando acompanhar os preceitos determinados pela BNCC. Com isso, a presente investigação busca compreender como a abordagem histórico-filosófica está presente nos novos livros didáticos, no que tange aos capítulos de Gravitação Universal, buscando indícios de subsídios que possam orientar os professores a respeito da relevância de tal abordagem de ensino. A investigação da problemática foi realizada por meio de uma análise documental dos capítulos de Gravitação das sete coleções de livros didáticos aprovados e das seções gerais e específicas do manual do professor, visando encontrar subsídios que orientem o corpo docente a respeito da História da Ciência. Vale ressaltar que, buscando contextualizar a problemática, realizamos também um comparativo entre as três últimas edições dos guias de livros didáticos (2015, 2018 e 2021), buscando compreender as nuances das alterações que deram origem aos livros aqui analisados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por meio dos livros didáticos e documentos selecionados nas fontes oficiais do próprio Ministério da Educação e sites das editoras responsáveis pelas obras didáticas aprovadas. Deste modo, os resultados apontam para uma escassez de reflexões a respeito da utilização de elementos de História da Ciência nos materiais didáticos recentes e para uma diminuição da presença dos elementos histórico-filosóficos nos livros analisados. Ademais, a investigação aqui apresentada visa a contribuir com as reflexões sobre a temática da HC e das políticas educacionais atuais.
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Por outro lado, a pesquisa em Ensino de Ciências vem destacando a importância da História da Ciência enquanto abordagem de ensino capaz de superar inúmeros desafios a respeito das mais diversas concepções sobre a Natureza da Ciência (NdC). A partir deste cenário, as alterações atingiram também os livros didáticos por meio de um novo edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), determinando assim diversas alterações nos materiais didáticos, visando acompanhar os preceitos determinados pela BNCC. Com isso, a presente investigação busca compreender como a abordagem histórico-filosófica está presente nos novos livros didáticos, no que tange aos capítulos de Gravitação Universal, buscando indícios de subsídios que possam orientar os professores a respeito da relevância de tal abordagem de ensino. A investigação da problemática foi realizada por meio de uma análise documental dos capítulos de Gravitação das sete coleções de livros didáticos aprovados e das seções gerais e específicas do manual do professor, visando encontrar subsídios que orientem o corpo docente a respeito da História da Ciência. Vale ressaltar que, buscando contextualizar a problemática, realizamos também um comparativo entre as três últimas edições dos guias de livros didáticos (2015, 2018 e 2021), buscando compreender as nuances das alterações que deram origem aos livros aqui analisados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por meio dos livros didáticos e documentos selecionados nas fontes oficiais do próprio Ministério da Educação e sites das editoras responsáveis pelas obras didáticas aprovadas. Deste modo, os resultados apontam para uma escassez de reflexões a respeito da utilização de elementos de História da Ciência nos materiais didáticos recentes e para uma diminuição da presença dos elementos histórico-filosóficos nos livros analisados. Ademais, a investigação aqui apresentada visa a contribuir com as reflexões sobre a temática da HC e das políticas educacionais atuais.Through the implementation of the High School Reform (REM) in 2020, with the main objective of applying the new document called the National Common Curriculum Base (BNCC), all Brazilian high school education has been reformulated, seeking to adapt to the precepts approved via presidential sanction, federal law 13.415/2017. Among the main changes are the grouping of subjects into broader areas, as well as a reduction in the workload of basic general education due to the creation of training itineraries. On the other hand, research into Science Teaching has been highlighting the importance of the History of Science as a teaching approach capable of overcoming numerous challenges regarding the most diverse conceptions of the Nature of Science (NS). Against this backdrop, changes have also affected textbooks through a new call for proposals from the National Textbook Program (PNLD), which has led to a number of changes in teaching materials in order to keep up with the precepts laid down by the BNCC. With this in mind, this investigation seeks to understand how the historical-philosophical approach is present in the new textbooks, with regard to the chapters on Universal Gravitation, looking for indications of subsidies that can guide teachers regarding the relevance of such a teaching approach. The problem was investigated by means of a documentary analysis of the chapters on Gravitation in the seven approved textbook collections and the general and specific sections of the teacher's manual, with the aim of finding information to guide teachers on the History of Science. It is worth mentioning that, in order to contextualize the problem, we also made a comparison between the last three editions of the textbook guides (2015, 2018 and 2021), seeking to understand the nuances of the changes that gave rise to the books analyzed here. This is a qualitative study, with data collected from textbooks and documents selected from the official sources of the Ministry of Education itself and the websites of the publishers responsible for the approved textbooks. The results point to a scarcity of reflections on the use of History of Science elements in recent teaching materials and a decrease in the presence of historicalphilosophical elements in the books analyzed. In addition, the research presented here aims to contribute to reflections on the subject of History of Science and current educational policies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]Gonzaga, Matheus2024-04-09T17:39:09Z2024-04-09T17:39:09Z2024-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONZAGA, Matheus. História da Ciência e Ensino de Física: uma análise de Livros didáticos após a Base Nacional Comum Curricular. Orientadora: Sandra Regina Teodoro Gatti. 2024. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2550539047786615185168https://orcid.org/0000-0002-8476-941Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-10T06:05:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T13:53:54.804891Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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