A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Celso Fernando [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/438
http://hdl.handle.net/11449/125124
Resumo: In this paper we discuss and present the first results gathered from the compilation of a learner corpus comprised of texts written by university students (Language, Literature and Translation Course). We made use of Corpus Linguistics and observations of researchers from the learner’s corpus field, in order to compile and analyze a corpus of argumentative and descriptive texts written in Spanish. Four hundred compositions were collected (about 120 thousand words) from August 2011 to December 2012. The methodology adopted assisted us considerably in maintaining a comprehensive working agenda, taking into consideration students’ needs and using the data collected as subsidy to improve classroom management of content. We also present the difficulties faced during the data gathering and propose procedures do avoid or minimize them.
id UNSP_65b7bc117279bdd3f536af4f7e7cb259
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125124
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanholaCollecting learner corpus: qualitative issues in research about the writing ability of Spanish language learnersCorpus linguisticsLearner corpusSpanish languageLexicon and pedagogyLinguística de CorpusCorpus de aprendizesLíngua espanholaPedagogia e léxicoIn this paper we discuss and present the first results gathered from the compilation of a learner corpus comprised of texts written by university students (Language, Literature and Translation Course). We made use of Corpus Linguistics and observations of researchers from the learner’s corpus field, in order to compile and analyze a corpus of argumentative and descriptive texts written in Spanish. Four hundred compositions were collected (about 120 thousand words) from August 2011 to December 2012. The methodology adopted assisted us considerably in maintaining a comprehensive working agenda, taking into consideration students’ needs and using the data collected as subsidy to improve classroom management of content. We also present the difficulties faced during the data gathering and propose procedures do avoid or minimize them.Apresentamos neste artigo os primeiros encaminhamentos adotados durante a coleta e a análise de textos escritos por alunos universitários. Utilizamos a Linguística de Corpus e pontuações de autores que pesquisam a elaboração de corpus de aprendizes, com vistas à construção e à posterior análise de um corpus em espanhol composto de textos argumentativos e descritivos. Foram coletadas 400 redações (aproximadamente 120 mil palavras) no período de agosto de 2011 a dezembro de 2012. A metodologia adotada ajudou consideravelmente no estabelecimento de uma agenda de trabalho docente atenta às necessidades reais dos aprendizes, além de fornecer subsídios para um melhor encaminhamento, em sala de aula, das principais dificuldades apresentadas. Tratamos, também, das dificuldades enfrentadas durante a coleta e propomos procedimentos para evitá-las ou minimizá-las.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Celso Fernando [UNESP]2015-07-15T18:28:29Z2015-07-15T18:28:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article286-297http://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/438Estudos Linguísticos, v. 43, n. 1, p. 286-297, 2014.1413-0939http://hdl.handle.net/11449/1251244376809612317029Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T22:17:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125124Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:58:14.337650Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
Collecting learner corpus: qualitative issues in research about the writing ability of Spanish language learners
title A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
spellingShingle A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
Rocha, Celso Fernando [UNESP]
Corpus linguistics
Learner corpus
Spanish language
Lexicon and pedagogy
Linguística de Corpus
Corpus de aprendizes
Língua espanhola
Pedagogia e léxico
title_short A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
title_full A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
title_fullStr A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
title_full_unstemmed A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
title_sort A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola
author Rocha, Celso Fernando [UNESP]
author_facet Rocha, Celso Fernando [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Celso Fernando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Corpus linguistics
Learner corpus
Spanish language
Lexicon and pedagogy
Linguística de Corpus
Corpus de aprendizes
Língua espanhola
Pedagogia e léxico
topic Corpus linguistics
Learner corpus
Spanish language
Lexicon and pedagogy
Linguística de Corpus
Corpus de aprendizes
Língua espanhola
Pedagogia e léxico
description In this paper we discuss and present the first results gathered from the compilation of a learner corpus comprised of texts written by university students (Language, Literature and Translation Course). We made use of Corpus Linguistics and observations of researchers from the learner’s corpus field, in order to compile and analyze a corpus of argumentative and descriptive texts written in Spanish. Four hundred compositions were collected (about 120 thousand words) from August 2011 to December 2012. The methodology adopted assisted us considerably in maintaining a comprehensive working agenda, taking into consideration students’ needs and using the data collected as subsidy to improve classroom management of content. We also present the difficulties faced during the data gathering and propose procedures do avoid or minimize them.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:28:29Z
2015-07-15T18:28:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/438
Estudos Linguísticos, v. 43, n. 1, p. 286-297, 2014.
1413-0939
http://hdl.handle.net/11449/125124
4376809612317029
url http://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/438
http://hdl.handle.net/11449/125124
identifier_str_mv Estudos Linguísticos, v. 43, n. 1, p. 286-297, 2014.
1413-0939
4376809612317029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos Linguísticos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 286-297
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128879880044544