Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genari, Isabel Cristina Contel [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/94726
Resumo: A leishmaniose visceral (LV) vem se tornando um problema de saúde pública e atividades de educação em saúde podem resultar em maior participação da comunidade para o controle desta zoonose, pois tem forte potencial epidemiológico. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre LV de escolares de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de três escolas públicas do município de Birigui-SP e a variação deste conhecimento após realização de um programa educativo. Um questionário foi aplicado antes (Etapa I) e após (Etapa II) a realização do projeto educativo que se constituiu de aula expositiva, palestra realizada por profissional de saúde, confecção de história em quadrinhos e de cruzadinha sobre o tema. Um total de 711 escolares foi entrevistado na Etapa I e 693 na Etapa II. Adotou-se critério de conhecimento de LV como “Bom”, “Regular” e “Ruim” quando, de 10 questões analisadas pela Teoria de Resposta ao Item, os escolares tiveram 10- 8, 7-4, e 3-0 acertos, respectivamente. Verificou-se que houve aumento estatisticamente significante do nível de conhecimento, com o número de escolares com conceito Bom variando de 35,7% (Etapa I) para 59,7% (Etapa II), com conceito Regular de 54,3% (Etapa I) para 35,3% (Etapa II) e com conceito Ruim de 10,0% (Etapa I) para 4,9% (Etapa II). As atividades educativas realizadas geraram ganhos de conhecimento entre os escolares, o que permite concluir que programas educativos de forma continuada podem trazer resultados para a saúde pública.
id UNSP_6633846dd35aecf9916a27f64c263cfc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/94726
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceralLeishmanioseSaúde públicaLeishmaniose visceralEducationLeishmaniaLeishmaniasis, visceralPublic healthA leishmaniose visceral (LV) vem se tornando um problema de saúde pública e atividades de educação em saúde podem resultar em maior participação da comunidade para o controle desta zoonose, pois tem forte potencial epidemiológico. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre LV de escolares de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de três escolas públicas do município de Birigui-SP e a variação deste conhecimento após realização de um programa educativo. Um questionário foi aplicado antes (Etapa I) e após (Etapa II) a realização do projeto educativo que se constituiu de aula expositiva, palestra realizada por profissional de saúde, confecção de história em quadrinhos e de cruzadinha sobre o tema. Um total de 711 escolares foi entrevistado na Etapa I e 693 na Etapa II. Adotou-se critério de conhecimento de LV como “Bom”, “Regular” e “Ruim” quando, de 10 questões analisadas pela Teoria de Resposta ao Item, os escolares tiveram 10- 8, 7-4, e 3-0 acertos, respectivamente. Verificou-se que houve aumento estatisticamente significante do nível de conhecimento, com o número de escolares com conceito Bom variando de 35,7% (Etapa I) para 59,7% (Etapa II), com conceito Regular de 54,3% (Etapa I) para 35,3% (Etapa II) e com conceito Ruim de 10,0% (Etapa I) para 4,9% (Etapa II). As atividades educativas realizadas geraram ganhos de conhecimento entre os escolares, o que permite concluir que programas educativos de forma continuada podem trazer resultados para a saúde pública.Visceral leishmaniasis (VL) is a public health problem and education activities in health can result in greater community participation for the control of zoonoses. We aimed at evaluating the 6th and 7th grade students’ knowledge on visceral leishmaniasis from three public schools of Birigui,SP, Brazil. We also evaluated the knowledge gaining before and after an educative project were carried out by using a questionnaire before (Phase I) and after (Phase II) these activities that comprehended one speech, making one comic and one crossword about VL. We interviewed 711 students in Phase I and 693 in Phase II. A criterion of knowledge of VL was adopted as “Good”, “Medium” and “Bad” when, out of 10 questions analyzed by Item Response Theory, 10-8, 7-4, and 3-0 were right, respectively. We observed a statistically significant increase in the students’ level of knowledge after the educational project, since the number of students with “Good” concept changed from 35.7% (Phase I) to 59.7% (Phase II); the “Medium” concept changed from 54.3% to 35.3% and the “Bad” concept, from 10,0% to 4.9%. The educational activities carried out led to gains in knowledge among students suggesting that continuing education can bring important results to public health.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Caris Maroni [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Genari, Isabel Cristina Contel [UNESP]2014-06-11T19:27:18Z2014-06-11T19:27:18Z2009-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis39 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfGENARI, Isabel Cristina Contel. Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral. 2009. 39 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia e Curso de Medicina Veterinária., 2009.http://hdl.handle.net/11449/94726000618650genari_icc_me_araca.pdf33004021075P81892359871207408Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:03:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:08:50.690357Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
title Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
spellingShingle Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
Genari, Isabel Cristina Contel [UNESP]
Leishmaniose
Saúde pública
Leishmaniose visceral
Education
Leishmania
Leishmaniasis, visceral
Public health
title_short Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
title_full Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
title_fullStr Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
title_full_unstemmed Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
title_sort Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral
author Genari, Isabel Cristina Contel [UNESP]
author_facet Genari, Isabel Cristina Contel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Caris Maroni [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Genari, Isabel Cristina Contel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leishmaniose
Saúde pública
Leishmaniose visceral
Education
Leishmania
Leishmaniasis, visceral
Public health
topic Leishmaniose
Saúde pública
Leishmaniose visceral
Education
Leishmania
Leishmaniasis, visceral
Public health
description A leishmaniose visceral (LV) vem se tornando um problema de saúde pública e atividades de educação em saúde podem resultar em maior participação da comunidade para o controle desta zoonose, pois tem forte potencial epidemiológico. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre LV de escolares de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de três escolas públicas do município de Birigui-SP e a variação deste conhecimento após realização de um programa educativo. Um questionário foi aplicado antes (Etapa I) e após (Etapa II) a realização do projeto educativo que se constituiu de aula expositiva, palestra realizada por profissional de saúde, confecção de história em quadrinhos e de cruzadinha sobre o tema. Um total de 711 escolares foi entrevistado na Etapa I e 693 na Etapa II. Adotou-se critério de conhecimento de LV como “Bom”, “Regular” e “Ruim” quando, de 10 questões analisadas pela Teoria de Resposta ao Item, os escolares tiveram 10- 8, 7-4, e 3-0 acertos, respectivamente. Verificou-se que houve aumento estatisticamente significante do nível de conhecimento, com o número de escolares com conceito Bom variando de 35,7% (Etapa I) para 59,7% (Etapa II), com conceito Regular de 54,3% (Etapa I) para 35,3% (Etapa II) e com conceito Ruim de 10,0% (Etapa I) para 4,9% (Etapa II). As atividades educativas realizadas geraram ganhos de conhecimento entre os escolares, o que permite concluir que programas educativos de forma continuada podem trazer resultados para a saúde pública.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-04
2014-06-11T19:27:18Z
2014-06-11T19:27:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GENARI, Isabel Cristina Contel. Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral. 2009. 39 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia e Curso de Medicina Veterinária., 2009.
http://hdl.handle.net/11449/94726
000618650
genari_icc_me_araca.pdf
33004021075P8
1892359871207408
identifier_str_mv GENARI, Isabel Cristina Contel. Conhecimento de escolares sobre leishmaniose visceral. 2009. 39 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia e Curso de Medicina Veterinária., 2009.
000618650
genari_icc_me_araca.pdf
33004021075P8
1892359871207408
url http://hdl.handle.net/11449/94726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128322205384704