A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90062 |
Resumo: | Vivemos numa era marcada pelas práticas adaptacionistas e submissão total do Homem, as quais não possibilitam ao indivíduo sua autonomia. Assim, cada vez mais, a capacidade pensante do indivíduo - provida de desejo -, encontra-se dilacerada. Entende-se que a Educação deveria assumir um papel fundamental para reverter este quadro, uma vez que seu principal sentido seria o de, justamente, possibilitar aos educandos espaços diferenciados nos quais seus desejos pudessem florescer e a alienação não encontrasse lugar. Infelizmente, não é isso que acontece e a própria Educação foi capturada por um sistema que não valoriza as singularidades dos sujeitos. Deste modo, pretende-se pensar a Educação a partir da Psicanálise e da Teoria Crítica, a fim de que esta se modifique recuperando seu lugar da crítica social e tornando-se ela própria uma importante ferramenta contra a barbárie. Contribui-se, assim, na desconstrução dos discursos prontos, tidos como únicos e verdadeiros que nos impedem de pensar e numa formação não ‘para’ o sujeito, mas ‘do’ sujeito, que considera os aspectos críticos, reflexivos e desejantes, pois só este indivíduo teria força para atuar contra o status quo. Nosso marco teórico se constitui da releitura de alguns textos clássicos da Teoria Crítica e da Psicanálise nos quais a tensão entre o “desejo” e a “autonomia” está colocada como tema desafiante para a construção de processos educacionais em suas relações com a modernidade |
id |
UNSP_667fd49ed9f4dd6a48cb2c74a451bbac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90062 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveisEducaçãoDesejoAutonomiaProcessos de subjetivaçãoEducationDesireAutonomyProcesses of subjectificationVivemos numa era marcada pelas práticas adaptacionistas e submissão total do Homem, as quais não possibilitam ao indivíduo sua autonomia. Assim, cada vez mais, a capacidade pensante do indivíduo - provida de desejo -, encontra-se dilacerada. Entende-se que a Educação deveria assumir um papel fundamental para reverter este quadro, uma vez que seu principal sentido seria o de, justamente, possibilitar aos educandos espaços diferenciados nos quais seus desejos pudessem florescer e a alienação não encontrasse lugar. Infelizmente, não é isso que acontece e a própria Educação foi capturada por um sistema que não valoriza as singularidades dos sujeitos. Deste modo, pretende-se pensar a Educação a partir da Psicanálise e da Teoria Crítica, a fim de que esta se modifique recuperando seu lugar da crítica social e tornando-se ela própria uma importante ferramenta contra a barbárie. Contribui-se, assim, na desconstrução dos discursos prontos, tidos como únicos e verdadeiros que nos impedem de pensar e numa formação não ‘para’ o sujeito, mas ‘do’ sujeito, que considera os aspectos críticos, reflexivos e desejantes, pois só este indivíduo teria força para atuar contra o status quo. Nosso marco teórico se constitui da releitura de alguns textos clássicos da Teoria Crítica e da Psicanálise nos quais a tensão entre o “desejo” e a “autonomia” está colocada como tema desafiante para a construção de processos educacionais em suas relações com a modernidadeWe live in an era marked by practices adaptations and total submission of man, which does not enable the individual to autonomy. So, increasingly, the thinking ability of the individual - constituted by desire - is torn apart. It is understood that education should play a key role to change this situation, since its main effect would be to precisely allowing learners to different spaces in which their wishes could flourish and the alienation did not find a place. Unfortunately, this is not the case and the Education itself was captured by a system that does not value the uniqueness of individuals. Thus, we intend to think about Education through Psycoanalysis and Critical Theory, so that this change is recovering its place of social criticism and becoming itself an important tool against barbarism. Contributing is thus in deconstructing the speeches ready, taken as only true that prevent us from thinking and not in formation 'to' man, but 'of' man, that considers the aspects critical, reflective and of desire, as only this individual have the strength to act against the status quo. Our theoretical framework constitutes the re-reading of some classic texts of Critical Theory and Psychoanalysis in which the tension between the desire and autonomy is quoted as challenging issue for the construction of educational processes in their relationship with modernityFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Romualdo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fazilari, Fernanda [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2010-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis73 f.application/pdfFAZILARI, Fernanda. A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis. 2010. 73 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90062000626534fazilari_f_me_rcla.pdf33004137064P20401143132924259Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:17:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:25:19.912882Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis |
title |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis |
spellingShingle |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis Fazilari, Fernanda [UNESP] Educação Desejo Autonomia Processos de subjetivação Education Desire Autonomy Processes of subjectification |
title_short |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis |
title_full |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis |
title_fullStr |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis |
title_full_unstemmed |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis |
title_sort |
A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis |
author |
Fazilari, Fernanda [UNESP] |
author_facet |
Fazilari, Fernanda [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Romualdo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fazilari, Fernanda [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desejo Autonomia Processos de subjetivação Education Desire Autonomy Processes of subjectification |
topic |
Educação Desejo Autonomia Processos de subjetivação Education Desire Autonomy Processes of subjectification |
description |
Vivemos numa era marcada pelas práticas adaptacionistas e submissão total do Homem, as quais não possibilitam ao indivíduo sua autonomia. Assim, cada vez mais, a capacidade pensante do indivíduo - provida de desejo -, encontra-se dilacerada. Entende-se que a Educação deveria assumir um papel fundamental para reverter este quadro, uma vez que seu principal sentido seria o de, justamente, possibilitar aos educandos espaços diferenciados nos quais seus desejos pudessem florescer e a alienação não encontrasse lugar. Infelizmente, não é isso que acontece e a própria Educação foi capturada por um sistema que não valoriza as singularidades dos sujeitos. Deste modo, pretende-se pensar a Educação a partir da Psicanálise e da Teoria Crítica, a fim de que esta se modifique recuperando seu lugar da crítica social e tornando-se ela própria uma importante ferramenta contra a barbárie. Contribui-se, assim, na desconstrução dos discursos prontos, tidos como únicos e verdadeiros que nos impedem de pensar e numa formação não ‘para’ o sujeito, mas ‘do’ sujeito, que considera os aspectos críticos, reflexivos e desejantes, pois só este indivíduo teria força para atuar contra o status quo. Nosso marco teórico se constitui da releitura de alguns textos clássicos da Teoria Crítica e da Psicanálise nos quais a tensão entre o “desejo” e a “autonomia” está colocada como tema desafiante para a construção de processos educacionais em suas relações com a modernidade |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-31 2014-06-11T19:24:18Z 2014-06-11T19:24:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FAZILARI, Fernanda. A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis. 2010. 73 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/90062 000626534 fazilari_f_me_rcla.pdf 33004137064P2 0401143132924259 |
identifier_str_mv |
FAZILARI, Fernanda. A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis. 2010. 73 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000626534 fazilari_f_me_rcla.pdf 33004137064P2 0401143132924259 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
73 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129318133432320 |