Um olhar sobre os deslocamentos urbanos em Piratininga (SP): Desafios para a mobilidade urbana sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215026 |
Resumo: | O padrão de mobilidade brasileira vêm se modificando desde meados do século passado, reflexo principalmente do intenso e acelerado processo de urbanização das cidades, associado ao uso crescente do transporte individual motorizado, inclusive para a realização de pequenos deslocamentos urbanos. Pesquisas realizadas no Brasil nos anos 2000 mostram que municípios com população acima de 60 mil habitantes, em função de sua pequena dimensão territorial, tendem a realizar predominantemente seus deslocamentos utilizando os modos de transportes a pé ou por bicicletas, no entanto, no Brasil há pouca divulgação de dados ou pesquisas sobre os deslocamentos urbanos em cidades de pequeno porte. Diante desse contexto, essa dissertação visa identificar qual é a tendência dos deslocamentos urbanos realizados em municípios com população inferior a 20.000 habitantes. Definiu-se por avaliar a cidade de Piratininga (SP), a partir da aplicação de questionários a uma amostra da população local de diferentes faixas etárias. Os resultados mostram a predominância da utilização do automóvel no município e alguns dos fatores que influenciam essa escolha está relacionado a flexibilidade de horário, rapidez, fácil acesso, segurança (assalto), facilidade no deslocamento e conforto ambiental. Esses dados revelam que a cidade não tem contribuído para implantar efetivamente o conceito de mobilidade urbana sustentável, ou seja, está na contramão das diretrizes da atual política de mobilidade urbana do país. |
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Um olhar sobre os deslocamentos urbanos em Piratininga (SP): Desafios para a mobilidade urbana sustentávelA look at urban displacement in Piratininga (SP): challenges for sustainable urban mobilityMobilidade Urbana SustentávelCidade de pequeno porteDeslocamentos urbanosSustainable Urban MobilitySmall townUrban DisplacementsO padrão de mobilidade brasileira vêm se modificando desde meados do século passado, reflexo principalmente do intenso e acelerado processo de urbanização das cidades, associado ao uso crescente do transporte individual motorizado, inclusive para a realização de pequenos deslocamentos urbanos. Pesquisas realizadas no Brasil nos anos 2000 mostram que municípios com população acima de 60 mil habitantes, em função de sua pequena dimensão territorial, tendem a realizar predominantemente seus deslocamentos utilizando os modos de transportes a pé ou por bicicletas, no entanto, no Brasil há pouca divulgação de dados ou pesquisas sobre os deslocamentos urbanos em cidades de pequeno porte. Diante desse contexto, essa dissertação visa identificar qual é a tendência dos deslocamentos urbanos realizados em municípios com população inferior a 20.000 habitantes. Definiu-se por avaliar a cidade de Piratininga (SP), a partir da aplicação de questionários a uma amostra da população local de diferentes faixas etárias. Os resultados mostram a predominância da utilização do automóvel no município e alguns dos fatores que influenciam essa escolha está relacionado a flexibilidade de horário, rapidez, fácil acesso, segurança (assalto), facilidade no deslocamento e conforto ambiental. Esses dados revelam que a cidade não tem contribuído para implantar efetivamente o conceito de mobilidade urbana sustentável, ou seja, está na contramão das diretrizes da atual política de mobilidade urbana do país.The Brazilian mobility pattern has been changing since the mid-last century, a reflection mainly of the intense and accelerated process of urbanization of cities, associated with the increasing use of motorized individual transportation, including for the realization of small urban displacements. Research conducted in Brazil in the 2000s shows that there are municipalities with a population above 60,000 inhabitants, due to their small territorial dimension, tend to move predominantly by means of transport on foot or by bicycle, however, in Brazil there is little dissemination of data or research on urban displacements in small towns. In this context, this dissertation aims to identify the tendency of urban displacements carried out in municipalities with a population of less than 20,000 inhabitants. It was defined to evaluate the city of Piratininga (SP), from the application of questionnaires to a sample of the local population of different age groups. The results show the predominance of car use in the city and some of the factors that influence this choice are related to time flexibility, speed, easy access, safety (robbery), ease of movement and environmental comfort. These data reveal that the city has not contributed to implementing the concept of sustainable urban mobility, that is, it is contrary to the guidelines of the current urban mobility policy in the country.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vinicius Luis Arcangelo2021-11-08T14:15:15Z2021-11-08T14:15:15Z2021-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21502633004056090P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:46:41.687812Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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