Sonhos e desvarios: o fantástico em Nodier e Gautier
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/107 http://hdl.handle.net/11449/124829 |
Resumo: | The short stories of Charles Nodier and Théophile Gautier, respectively “Une Heure ou La Vision” (1806) and “La Morte amoureuse” (1836), while showing elements originating from the Gothic novel, are structured as fantastic narratives, rousing the ambiguity from the themes of dreams and madness. This article tries to highlight the resonances of Gothic literature in the selected short stories, as well as the characteristics which determine the fantastic and define it as a new subgenre in the European Romanticism. |
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Sonhos e desvarios: o fantástico em Nodier e GautierDreams and deliriums: the fantastic in Nodier and GautierDreamsFantasticFrench LiteratureGothicMadnessRomanticismFantásticoGóticoLiteratura FrancesaLoucuraRomantismoSonhoThe short stories of Charles Nodier and Théophile Gautier, respectively “Une Heure ou La Vision” (1806) and “La Morte amoureuse” (1836), while showing elements originating from the Gothic novel, are structured as fantastic narratives, rousing the ambiguity from the themes of dreams and madness. This article tries to highlight the resonances of Gothic literature in the selected short stories, as well as the characteristics which determine the fantastic and define it as a new subgenre in the European Romanticism.Os contos de Charles Nodier e de Théophile Gautier “Une Heure ou La Vision” (1806) e “La Morte amoureuse” (1836), respectivamente ao mesmo tempo em que apresentam componentes oriundos do romance gótico, estruturam-se como narrativas fantásticas, suscitando a ambiguidade a partir dos temas do sonho e da loucura. Este artigo busca assinalar as ressonâncias da literatura gótica nos contos selecionados, bem como os traços que determinam o fantástico e o definem como novo subgênero no Romantismo europeu.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Quitandinha, CEP 14800-901, SP, BrasilPrograma de PósGraduação em Ciência Política (PPGPOL) e do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPG-GOSP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Quitandinha, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Camarani, Ana Luiza Silva [UNESP]2015-07-15T18:27:47Z2015-07-15T18:27:47Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article97-107application/pdfhttp://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/107Revista Olho d'água, v. 4, p. 97-107, 2012.2177-3807http://hdl.handle.net/11449/124829ISSN2177-3807-2012-04-97-107.pdf2894307430408853Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Olho d'águainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T20:06:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:17.761375Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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