Um olhar bakhtiniano sobre Ted Bundy no filme “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242591 |
Resumo: | O presente estudo propõe-se a refletir acerca da representação do serial killer Ted Bundy no longa-metragem de suspense dramático Ted Bundy – A Irresistível Face do Mal, tendo em vista os estudos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin. Desenvolveu-se um trabalho analítico, dentro dos limites do trabalho monográfico, em que se observou como o autor, com sua visão transgrediente ao todo da obra e da personagem, faz escolhas que definem o conduzir da narrativa e a caracterização da personagem, direcionando-se a um interlocutor direto. Para isso, utilizou-se dos conceitos de autor, ideologia, diálogo, gêneros e enunciado sincrético para fins de embasamento da análise. Para fins metodológicos utilizou-se do cotejamento de textos, igualmente proposto por Mikhail Bakhtin. Por esse método foi possível notar a relação dialógica entre gêneros, em que se relacionam outros produtos culturais na construção do longa-metragem. Verificou-se também que o pano de fundo, por mais que o produto seja artístico, é mercadológico, em que, por um lado, se visa atender a um público já cativo e captar o interesse de outros interlocutores menos especializados, e, por outro, procura-se utilizar de mecanismos de cunho técnico cinematográfico para construir a tensão e dramaticidade na narrativa. |
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Um olhar bakhtiniano sobre Ted Bundy no filme “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal”A Bakhtinian look at Ted Bundy in the film “Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile”BakhtinAutorSerial killerAudiovisualEnunciado sincréticoAuthorSyncretic utteranceO presente estudo propõe-se a refletir acerca da representação do serial killer Ted Bundy no longa-metragem de suspense dramático Ted Bundy – A Irresistível Face do Mal, tendo em vista os estudos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin. Desenvolveu-se um trabalho analítico, dentro dos limites do trabalho monográfico, em que se observou como o autor, com sua visão transgrediente ao todo da obra e da personagem, faz escolhas que definem o conduzir da narrativa e a caracterização da personagem, direcionando-se a um interlocutor direto. Para isso, utilizou-se dos conceitos de autor, ideologia, diálogo, gêneros e enunciado sincrético para fins de embasamento da análise. Para fins metodológicos utilizou-se do cotejamento de textos, igualmente proposto por Mikhail Bakhtin. Por esse método foi possível notar a relação dialógica entre gêneros, em que se relacionam outros produtos culturais na construção do longa-metragem. Verificou-se também que o pano de fundo, por mais que o produto seja artístico, é mercadológico, em que, por um lado, se visa atender a um público já cativo e captar o interesse de outros interlocutores menos especializados, e, por outro, procura-se utilizar de mecanismos de cunho técnico cinematográfico para construir a tensão e dramaticidade na narrativa.The following study proposes to contemplate the serial killer representation of the drama thriller Extremely wicked, Shockingly Evil, and Vile, bearing in mind the studies developed by the Bakhtin Circle. Was developed as an analytical work, within the limits of a monographic work, in which it was observed how the author, with his transgressive view of the story and the character, makes choices that will conduct the narrative and character characterization, focusing on a direct interlocutor. With this goal in mind, to support the analyses were used the concepts of author, dialogue, genre, and syncretic utterance. For methodological purposes were use the text comparison, which is equally proposed by Mikhail Bakhtin. By this method, was possible to observe the dialogical relation between the genres, in which the cultural products relate to each other during the construction of the movie. It was also found that the background is merchandizing, even if it is an artistic product. It aims to attend to a captive audience and captivate a less specialized public, and on the other hand, it was use mechanisms of technical cinematographic nature to construct the tension and dramaticity of the narrative.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Isabela Araújo2023-03-21T17:06:38Z2023-03-21T17:06:38Z2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:31:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242591Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:13.506914Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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