Direitos humanos e educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tamyres Vituri da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213434
Resumo: Essa pesquisa investigou os procedimentos adotados em grupos de formação que contribuam para a educação em direitos humanos na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pretendeu-se observar como tais práticas contribuem, ou não, para exercitar a conscientização e promoção de conhecimentos acerca dos Direitos Humanos, numa escola pública do interior do estado de São Paulo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que para a coleta de dados se utilizou de questionários iniciais, pesquisa-ação e grupo focal. Através da pesquisa-ação buscou-se investigar a pertinência e efetividade de uma proposta que trabalha temas como violência, preconceitos, discriminação, diferenças e violação dos direitos humanos no âmbito escolar. Em um primeiro momento, buscou-se as necessidades dos participantes, selecionando temas que emergiram dos questionários e, em seguida, foram realizadas oficinas (formato roda de conversa) com professores, equipe gestora e alunos da EJA. Ao final, foram realizados grupos focais para discutir e avaliar a proposta formativa com os participantes. Pôde-se observar como a naturalização da violação esteve presente no contexto escolar e vida dos participantes e como muitos alunos não consideravam a educação como direito humano. Essa pesquisa integrou uma pesquisa maior denominada "Educação em Direitos Humanos na Escola: Investigação em intervenção propositiva", que investiga a temática da educação em Direitos Humanos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Participação Democrática e Direitos Humanos – GEPEPDH.
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