Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/141517 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma análise das referências estéticas das práticas teatrais da Cia. Artehúmus de Teatro, grupo paulista fundado em 1987. Nas pegadas do teatro contemporâneo, esta companhia teatral mobiliza múltiplos elementos estéticos ao longo de uma experiência artística que dá a mesma importância a todas as etapas do processo criativo. Diante de tamanha pluralidade, a pesquisa aqui projetada mobiliza um instrumento metodológico também plural – a “crítica genética” – que se notabiliza por desvelar a gênese criativa da obra artística ao invés de se prender ao espetáculo finalizado. Contudo, como a “crítica genética” ainda se prende a um referencial exclusivamente estético e, considerando que nenhuma obra vaga num vácuo social, esta pesquisa também propõe a “sociologização” do processo criativo, isto é, propõe desvelar as escolhas estéticas que engendram a obra, conectando-as às raízes sociais dos artistas e do grupo. Em suma, se o espetáculo final é um ponto de condensação da experiência criativa, esta, por sua vez, é a condensação das múltiplas experiências sociais dos artistas envolvidos no processo criativo. |
id |
UNSP_672e2551e7bf07138d93d5ec5cbfb33f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141517 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artísticaThe Artehumus Theatre Group: the social roots and the artistic poetic fertilityCia. ArtehúmusProcesso de criaçãoCrítica genéticaTeatro de grupoSociologia da arteCreative processGenetic criticismDevised theatreSociology of artEsta pesquisa propõe uma análise das referências estéticas das práticas teatrais da Cia. Artehúmus de Teatro, grupo paulista fundado em 1987. Nas pegadas do teatro contemporâneo, esta companhia teatral mobiliza múltiplos elementos estéticos ao longo de uma experiência artística que dá a mesma importância a todas as etapas do processo criativo. Diante de tamanha pluralidade, a pesquisa aqui projetada mobiliza um instrumento metodológico também plural – a “crítica genética” – que se notabiliza por desvelar a gênese criativa da obra artística ao invés de se prender ao espetáculo finalizado. Contudo, como a “crítica genética” ainda se prende a um referencial exclusivamente estético e, considerando que nenhuma obra vaga num vácuo social, esta pesquisa também propõe a “sociologização” do processo criativo, isto é, propõe desvelar as escolhas estéticas que engendram a obra, conectando-as às raízes sociais dos artistas e do grupo. Em suma, se o espetáculo final é um ponto de condensação da experiência criativa, esta, por sua vez, é a condensação das múltiplas experiências sociais dos artistas envolvidos no processo criativo.This research suggests an analysis of the aesthetic references of the theatrical practices of Cia. Artehúmus de Teatro, a theatre company founded in São Paulo in 1987. Following the paths of contemporary theatre, this company has applied several aesthetic elements throughout its history based on giving equal importance to each stage of the creative process. In order to address such a wide variety, the present research employs an equally plural methodological instrument – the ‘genetic criticism’ – known to be effective in unveiling the creative genesis of a work of art, instead of simply evaluating the final performance. Nevertheless, once the ‘genetic criticism’ grantedly focus on a merely aesthetic referential and considering that no work of art operates in a social vaccum, this research also proposes a deeper look over the social roots of the artists and their work, in order to understand their aesthetic choices. In a nutshell, if we consider the final performance to be the ‘condensation point’ of a creative experience, this last one is the epitome of multiple social experiences lived by each and every artist involved in the creative process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Natália [UNESP]2016-07-15T20:14:30Z2016-07-15T20:14:30Z2016-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14151700087258233004013063P41085539773116789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística The Artehumus Theatre Group: the social roots and the artistic poetic fertility |
title |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística |
spellingShingle |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística Guimarães, Natália [UNESP] Cia. Artehúmus Processo de criação Crítica genética Teatro de grupo Sociologia da arte Creative process Genetic criticism Devised theatre Sociology of art |
title_short |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística |
title_full |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística |
title_fullStr |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística |
title_full_unstemmed |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística |
title_sort |
Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística |
author |
Guimarães, Natália [UNESP] |
author_facet |
Guimarães, Natália [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Natália [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cia. Artehúmus Processo de criação Crítica genética Teatro de grupo Sociologia da arte Creative process Genetic criticism Devised theatre Sociology of art |
topic |
Cia. Artehúmus Processo de criação Crítica genética Teatro de grupo Sociologia da arte Creative process Genetic criticism Devised theatre Sociology of art |
description |
Esta pesquisa propõe uma análise das referências estéticas das práticas teatrais da Cia. Artehúmus de Teatro, grupo paulista fundado em 1987. Nas pegadas do teatro contemporâneo, esta companhia teatral mobiliza múltiplos elementos estéticos ao longo de uma experiência artística que dá a mesma importância a todas as etapas do processo criativo. Diante de tamanha pluralidade, a pesquisa aqui projetada mobiliza um instrumento metodológico também plural – a “crítica genética” – que se notabiliza por desvelar a gênese criativa da obra artística ao invés de se prender ao espetáculo finalizado. Contudo, como a “crítica genética” ainda se prende a um referencial exclusivamente estético e, considerando que nenhuma obra vaga num vácuo social, esta pesquisa também propõe a “sociologização” do processo criativo, isto é, propõe desvelar as escolhas estéticas que engendram a obra, conectando-as às raízes sociais dos artistas e do grupo. Em suma, se o espetáculo final é um ponto de condensação da experiência criativa, esta, por sua vez, é a condensação das múltiplas experiências sociais dos artistas envolvidos no processo criativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15T20:14:30Z 2016-07-15T20:14:30Z 2016-05-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/141517 000872582 33004013063P4 1085539773116789 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/141517 |
identifier_str_mv |
000872582 33004013063P4 1085539773116789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546444734332928 |