Atendimento aos idosos através da telemedicina durante a pandemia pela COVID-19: experiência em um centro de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Patrícia Carla Cândido
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214962
Resumo: Os grupos populacionais identificados como mais vulneráveis com a pandemia pela COVID-19 foram os idosos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. A pandemia exigiu mudanças nas rotinas da atenção a esses grupos nos serviços de atenção primária à saúde (APS) de modo a manter seu acompanhamento sem expôlos a um maior risco de contaminação. Objetivo: Analisar a organização da atenção ao idoso ofertado por um serviço de APS durante os primeiros meses da pandemia pela COVID-19. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de caso descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido em uma unidade mista com equipes de Saúde da Família, em um município de grande porte do estado de São Paulo. Foram utilizados dois instrumentos: registro de dados de captação e atendimento telefônico realizado por profissionais responsáveis por essa atividade, e diário de campo com registro do processo de reorganização das rotinas de trabalho na equipe. Os dados de teleatendimento foram compilados semanalmente em uma planilha em Excel, relativos a pacientes com perfil de risco para complicações pela COVID-19. O período total de coleta de dados foi de 16 semanas. Resultados: A incorporação do teleatendimento mostrou-se uma alternativa viável para a manutenção do cuidado. O estudo de caso evidenciou que essa incorporação, assim como o conjunto das mudanças na organização do processo de trabalho foram viabilizadas pela presença de um trabalho em equipe. Em outras palavras, foi possível em função da unidade contar com profissionais que atuam enquanto uma equipe integração.
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