As novas configurações do processo de produção e disseminação no campo do jornalismo: um estudo sobre a Catraca Livre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157443 |
Resumo: | A mudança na relação que o espectador estabelece com os veículos de comunicação e que o jornalista determina com a própria profissão depois do surgimento da conexão sem fio com a Internet e dos sites de redes sociais online são o ponto de partida deste estudo. Para investigar esse novo cenário, toma-se como objeto o veículo brasileiro Catraca Livre, que publica matérias produzidas por sua redação e complementa seu conteúdo com o auxílio de uma rede de colaboradores. Apoiados nos conceitos de sociedade em rede, cultura participativa e curadoria, entende-se que o espectador deixa de ser passivo e se torna produser, bem como o jornalista abandona o posto de gatekeeper e assume a função de curador. E, repensando a recepção e definindo-a agora como disseminação, este estudo investiga como se desenha a rede centrada na fanpage da Catraca Livre, com o auxílio da Teoria dos Grafos e de métricas de nós e rede, para entender de que maneira as informações publicadas pelo perfil da Catraca Livre no Facebook circulam através das conexões estabelecidas entre os diversos nós, tornando a sua fanpage um recurso técnico de spreadable media – para, assim, apontar que o modelo de negócio proposto pelo site é viável e adaptado à sociedade em rede; o jornalista assume a função de curador, mas não abandona seus afazeres tradicionais; e, apesar de ainda explorar pouco o seu potencial nas RSO, a Catraca Livre consegue disseminar seu conteúdo na rede. |
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As novas configurações do processo de produção e disseminação no campo do jornalismo: um estudo sobre a Catraca LivreThe new configurations of the production and dissemination process in the field of journalism: a study on Catraca LivreCultura participativaSpreadable mediaCuradoriaRedes sociais onlineTeoria dos grafosCatraca LivreParticipatory cultureCurationOnline social networksTheory of graphsA mudança na relação que o espectador estabelece com os veículos de comunicação e que o jornalista determina com a própria profissão depois do surgimento da conexão sem fio com a Internet e dos sites de redes sociais online são o ponto de partida deste estudo. Para investigar esse novo cenário, toma-se como objeto o veículo brasileiro Catraca Livre, que publica matérias produzidas por sua redação e complementa seu conteúdo com o auxílio de uma rede de colaboradores. Apoiados nos conceitos de sociedade em rede, cultura participativa e curadoria, entende-se que o espectador deixa de ser passivo e se torna produser, bem como o jornalista abandona o posto de gatekeeper e assume a função de curador. E, repensando a recepção e definindo-a agora como disseminação, este estudo investiga como se desenha a rede centrada na fanpage da Catraca Livre, com o auxílio da Teoria dos Grafos e de métricas de nós e rede, para entender de que maneira as informações publicadas pelo perfil da Catraca Livre no Facebook circulam através das conexões estabelecidas entre os diversos nós, tornando a sua fanpage um recurso técnico de spreadable media – para, assim, apontar que o modelo de negócio proposto pelo site é viável e adaptado à sociedade em rede; o jornalista assume a função de curador, mas não abandona seus afazeres tradicionais; e, apesar de ainda explorar pouco o seu potencial nas RSO, a Catraca Livre consegue disseminar seu conteúdo na rede.The change in the relationship between the public and the media and also between the journalist and its own profession after the emergence of the wireless connection to the Internet and the online social networking sites are the starting point of this study. To investigate this new scenario, we take as object the Brazilian vehicle Catraca Livre, which publishes material produced by its journalists and complements its content with the help of a network of collaborators. Based on the concepts of network society, participatory culture and curation, we understand that the public stops being passive and becomes a produser, and also the journalist leaves the position of gatekeeper and assumes the role of curator. And, rethinking the reception and defining it now as a dissemination, we investigate how the network centered on the fanpage of Catraca Livre, with the help of Graph Theory and node and network metrics, in order to understand how the information published by Catraca Livre profile on Facebook circulate through the connections established among the various nodes, making the vehicle fanpage a technical resource of spreadable media. At the end, we point out that the business model proposed by the site is viable and adapted to the networked society; the journalist assumes the role of curator, but does not abandon his traditional duties; and although its potential in RSO is still poorly explored, Catraca Livre is able to disseminate its content in the network.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ventura, Mauro de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zenidarci, Soloni Maria Rampin2018-10-29T17:31:34Z2018-10-29T17:31:34Z2018-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15744300090945533004056081P43980112101770886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157443Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:07:04.767532Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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