O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152204 |
Resumo: | Neste trabalho são apresentadas propostas de atividades para abordar o número de Euler no Ensino Médio, uma vez que existem muitas situações cotidianas em que a única maneira de descrevê-las convenientemente por meio de modelos matemáticos é utilizando a função exponencial com a base sendo o número de Euler. Por exemplo, o decaimento radioativo, a lei do resfriamento de Newton, o estudo de uma certa epidemia numa população e investimento de capital. Inicialmente, são apontados fatos históricos desde o surgimento do número de Euler até o momento de sua notação. Em seguida, são apresentadas uma abordagem sobre a função exponencial e propostas de atividades envolvendo as situações cotidianas mencionadas. |
id |
UNSP_686300d4367381424336bf5f0448ae27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/152204 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicaçõesThe Euler number in high school: proposals of approaches with applicationsNúmero de EulerFunções ExponenciaisAplicaçõesEnsino de MatemáticaEuler NumberExponential FunctionsApplicationsMathematics TeachingNeste trabalho são apresentadas propostas de atividades para abordar o número de Euler no Ensino Médio, uma vez que existem muitas situações cotidianas em que a única maneira de descrevê-las convenientemente por meio de modelos matemáticos é utilizando a função exponencial com a base sendo o número de Euler. Por exemplo, o decaimento radioativo, a lei do resfriamento de Newton, o estudo de uma certa epidemia numa população e investimento de capital. Inicialmente, são apontados fatos históricos desde o surgimento do número de Euler até o momento de sua notação. Em seguida, são apresentadas uma abordagem sobre a função exponencial e propostas de atividades envolvendo as situações cotidianas mencionadas.In this work we present proposals of activities to approach the Euler number in High School, since there are many daily situations in which the only way to describe them conveniently by means of mathematical models is to use the exponential function with the base being the Euler number. For example, radioactive decay, Newton's law of cooling, the study of a certain epidemic in a population and capital investment. Initially, historical facts are pointed out from the appearance of the Euler number until the moment of its notation. Next, we present an approach on the exponential function and proposals of activities involving the daily situations mentioned.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Flávia Souza Machado daUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Villani, Nayara de Novaes Rezende2017-11-30T18:31:00Z2017-11-30T18:31:00Z2017-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15220400089469731075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:29:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152204Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:08:29.954096Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações The Euler number in high school: proposals of approaches with applications |
title |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações |
spellingShingle |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações Villani, Nayara de Novaes Rezende Número de Euler Funções Exponenciais Aplicações Ensino de Matemática Euler Number Exponential Functions Applications Mathematics Teaching |
title_short |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações |
title_full |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações |
title_fullStr |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações |
title_full_unstemmed |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações |
title_sort |
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações |
author |
Villani, Nayara de Novaes Rezende |
author_facet |
Villani, Nayara de Novaes Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Flávia Souza Machado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villani, Nayara de Novaes Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número de Euler Funções Exponenciais Aplicações Ensino de Matemática Euler Number Exponential Functions Applications Mathematics Teaching |
topic |
Número de Euler Funções Exponenciais Aplicações Ensino de Matemática Euler Number Exponential Functions Applications Mathematics Teaching |
description |
Neste trabalho são apresentadas propostas de atividades para abordar o número de Euler no Ensino Médio, uma vez que existem muitas situações cotidianas em que a única maneira de descrevê-las convenientemente por meio de modelos matemáticos é utilizando a função exponencial com a base sendo o número de Euler. Por exemplo, o decaimento radioativo, a lei do resfriamento de Newton, o estudo de uma certa epidemia numa população e investimento de capital. Inicialmente, são apontados fatos históricos desde o surgimento do número de Euler até o momento de sua notação. Em seguida, são apresentadas uma abordagem sobre a função exponencial e propostas de atividades envolvendo as situações cotidianas mencionadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-30T18:31:00Z 2017-11-30T18:31:00Z 2017-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/152204 000894697 31075010001P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/152204 |
identifier_str_mv |
000894697 31075010001P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129396229275648 |