A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demarchi, Carlos Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89367
Resumo: A constituição da República Federativa do Brasil estabelece que a programação televisiva atenda às finalidades artísticas, culturais, educativas e de respeito aos valores éticos da pessoa e da família. Nos últimos anos, porém, tais princípios não têm sido respeitados pelas emissoras comerciais de TV, principalmente as de canal aberto, que exibem programas segundo critérios de lucratividade. Na busca cotidiana pela audiência, os canais têm recorrido, não raro, à exibição de cenas de violência, sexo e de desrespeito aos direitos humanos. Diante desta realidade, a sociedade civil organizada vem lutando para que os cidadãos sejam respeitados frente aos produtos da cultura de massa transmitidos pela televisão aberta, que chega a 95% dos lares brasileiros. Também tem atuada no busca de mecanismos para que haja maior participação do telespectador diante dos conteúdos televisivos. Exemplo dessa mobilização é a criação, em parceria com a Câmara dos Deputados, da campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania, voltada para a promoção e defesa dos direitos humanos na mídia televisiva. A partir da análise de conteúdo de 118 pegadinhas do programa Tarde quente, exibido em 2005 pela Rede TV!, e de diálogo com autores de quatro tendências comunicacionais que trataram da cultura de massa: Escola de Frankfurt, Escola Funcionalista, Escola Sociológica Européia e Pensamento latino-americano em Comunicação, a pesquisa analisa a importância da campanha para combater determinar produtos da cultura de massa
id UNSP_68d3bacf8fb15808cf3eb5d06d5e738b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89367
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileiraCultura popularTelevisãoMeios de comunicaçãoMass cultureTelevisionMeannessMass mediaA constituição da República Federativa do Brasil estabelece que a programação televisiva atenda às finalidades artísticas, culturais, educativas e de respeito aos valores éticos da pessoa e da família. Nos últimos anos, porém, tais princípios não têm sido respeitados pelas emissoras comerciais de TV, principalmente as de canal aberto, que exibem programas segundo critérios de lucratividade. Na busca cotidiana pela audiência, os canais têm recorrido, não raro, à exibição de cenas de violência, sexo e de desrespeito aos direitos humanos. Diante desta realidade, a sociedade civil organizada vem lutando para que os cidadãos sejam respeitados frente aos produtos da cultura de massa transmitidos pela televisão aberta, que chega a 95% dos lares brasileiros. Também tem atuada no busca de mecanismos para que haja maior participação do telespectador diante dos conteúdos televisivos. Exemplo dessa mobilização é a criação, em parceria com a Câmara dos Deputados, da campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania, voltada para a promoção e defesa dos direitos humanos na mídia televisiva. A partir da análise de conteúdo de 118 pegadinhas do programa Tarde quente, exibido em 2005 pela Rede TV!, e de diálogo com autores de quatro tendências comunicacionais que trataram da cultura de massa: Escola de Frankfurt, Escola Funcionalista, Escola Sociológica Européia e Pensamento latino-americano em Comunicação, a pesquisa analisa a importância da campanha para combater determinar produtos da cultura de massaThe Constitution of Brazil establishes that the television programming considers the artistic, cultural, educacional purposes and the personal and familiar ethical values. However, in the recent years, such principles have not been respected by the commercial television broadcasting stations, principally, the one with opened transmition that show their programs according to profitable rules. In the daily search for audience, the channels have been appealing to scenes of violence, sex and disrespect for the human rights. In front of this reality, the organized civil society has been fighting for respect, so the citizens could be respected in front of popular culture products broadcasted by the oppened transmission channels that reach 95% of the Brazilian homes. It has also been searching for mechanisms to increase the viewers' participation in front of television contents. One example of this mobilization is the creation, in association with the Chamber of Deputies, o the campaing Who supports the meanness is against the citizenship that intends to promote and defend the human rights in the television media. From the analysis of 118 pranks showed on the program Tarde Quente on Rede TV! In 2005 and a dialog with authors of four communicative tendencies who dealt with the mass culture: Frankfurt School, Funcionalist School, Contemporary French Thought and the Latin-American Thought in Communication, this research analyses the importance of the campaing to combat some popular culture productsUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Demarchi, Carlos Henrique [UNESP]2014-06-11T19:24:01Z2014-06-11T19:24:01Z2010-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. + anexoapplication/pdfDEMARCHI, Carlos Henrique. A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira. 2010. 123 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.http://hdl.handle.net/11449/89367000630223demarchi_ch_me_bauru.pdf33004056081P406420226814082030000-0003-3584-9736Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89367Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:46:25.344150Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
title A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
spellingShingle A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
Demarchi, Carlos Henrique [UNESP]
Cultura popular
Televisão
Meios de comunicação
Mass culture
Television
Meanness
Mass media
title_short A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
title_full A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
title_fullStr A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
title_full_unstemmed A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
title_sort A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira
author Demarchi, Carlos Henrique [UNESP]
author_facet Demarchi, Carlos Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Demarchi, Carlos Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Televisão
Meios de comunicação
Mass culture
Television
Meanness
Mass media
topic Cultura popular
Televisão
Meios de comunicação
Mass culture
Television
Meanness
Mass media
description A constituição da República Federativa do Brasil estabelece que a programação televisiva atenda às finalidades artísticas, culturais, educativas e de respeito aos valores éticos da pessoa e da família. Nos últimos anos, porém, tais princípios não têm sido respeitados pelas emissoras comerciais de TV, principalmente as de canal aberto, que exibem programas segundo critérios de lucratividade. Na busca cotidiana pela audiência, os canais têm recorrido, não raro, à exibição de cenas de violência, sexo e de desrespeito aos direitos humanos. Diante desta realidade, a sociedade civil organizada vem lutando para que os cidadãos sejam respeitados frente aos produtos da cultura de massa transmitidos pela televisão aberta, que chega a 95% dos lares brasileiros. Também tem atuada no busca de mecanismos para que haja maior participação do telespectador diante dos conteúdos televisivos. Exemplo dessa mobilização é a criação, em parceria com a Câmara dos Deputados, da campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania, voltada para a promoção e defesa dos direitos humanos na mídia televisiva. A partir da análise de conteúdo de 118 pegadinhas do programa Tarde quente, exibido em 2005 pela Rede TV!, e de diálogo com autores de quatro tendências comunicacionais que trataram da cultura de massa: Escola de Frankfurt, Escola Funcionalista, Escola Sociológica Européia e Pensamento latino-americano em Comunicação, a pesquisa analisa a importância da campanha para combater determinar produtos da cultura de massa
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
2014-06-11T19:24:01Z
2014-06-11T19:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEMARCHI, Carlos Henrique. A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira. 2010. 123 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/89367
000630223
demarchi_ch_me_bauru.pdf
33004056081P4
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
identifier_str_mv DEMARCHI, Carlos Henrique. A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira. 2010. 123 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
000630223
demarchi_ch_me_bauru.pdf
33004056081P4
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
url http://hdl.handle.net/11449/89367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129550181203968