Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Silveira da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102046
Resumo: A presente pesquisa aborda a relação museu-escola na perspectiva de professores visitantes do Centro de Ciências de Araraquara, museu de ciências vinculado à Unesp. O objetivo geral foi analisar as relações entre as visitas ao museu e a prática pedagógica do professor buscando identificar a relação que se estabelece entre os conteúdos curriculares escolares e as exposições do museu. Os motivos dos professores para realização da visita, os modos de explorar a visita na escola, bem como o diagnóstico e análise sobre o perfil dos professores foram aspectos que compuseram os objetivos específicos. Tratou-se de um estudo de caso em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista e análise de relatórios redigidos pelos professores. Os dados indicam que os professores são, na maioria, do sexo feminino e lecionam disciplinas que não estão diretamente relacionadas aos temas explicitados nas exposições do museu. Os professores realizam a visita ao museu com o intuito de: i) aliar teoria e prática, dando aos alunos a oportunidade de observarem experimentos, atividades práticas que estão relacionados aos conceitos estudados teoricamente na escola; ii) enriquecer o conhecimento dos alunos, com as práticas, vivências e explicações; iii) estimular relações entre as diferentes áreas do conhecimento; iv) despertar o interesse dos alunos para a Ciência e para os estudos; v) aprofundar e complementar os temas trabalhados em sala de aula; vi) apresentar aos alunos outras formas de aprender. A relação que os professores estabelecem com o espaço do museu é de complemento para desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Os professores entendem que as práticas educativas que ocorrem nos museus favorecem a compreensão de seus alunos sobre os conceitos científicos. Os professores também atribuem à visita um status de formação profissional, com contribuições significativas
id UNSP_6920ed041a5d5bda20621b9fe5997c7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102046
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professoresCienciaMuseusEscolasProfessoresCurriculosScienceA presente pesquisa aborda a relação museu-escola na perspectiva de professores visitantes do Centro de Ciências de Araraquara, museu de ciências vinculado à Unesp. O objetivo geral foi analisar as relações entre as visitas ao museu e a prática pedagógica do professor buscando identificar a relação que se estabelece entre os conteúdos curriculares escolares e as exposições do museu. Os motivos dos professores para realização da visita, os modos de explorar a visita na escola, bem como o diagnóstico e análise sobre o perfil dos professores foram aspectos que compuseram os objetivos específicos. Tratou-se de um estudo de caso em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista e análise de relatórios redigidos pelos professores. Os dados indicam que os professores são, na maioria, do sexo feminino e lecionam disciplinas que não estão diretamente relacionadas aos temas explicitados nas exposições do museu. Os professores realizam a visita ao museu com o intuito de: i) aliar teoria e prática, dando aos alunos a oportunidade de observarem experimentos, atividades práticas que estão relacionados aos conceitos estudados teoricamente na escola; ii) enriquecer o conhecimento dos alunos, com as práticas, vivências e explicações; iii) estimular relações entre as diferentes áreas do conhecimento; iv) despertar o interesse dos alunos para a Ciência e para os estudos; v) aprofundar e complementar os temas trabalhados em sala de aula; vi) apresentar aos alunos outras formas de aprender. A relação que os professores estabelecem com o espaço do museu é de complemento para desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Os professores entendem que as práticas educativas que ocorrem nos museus favorecem a compreensão de seus alunos sobre os conceitos científicos. Os professores também atribuem à visita um status de formação profissional, com contribuições significativasThe present research is related the relationship in perspective museum-school teachers visitors Centro de Ciências de Araraquara, science museum linked to Unesp. The overal objetive was to analyze the relationship beteween visits to museum and pedagogical practice of teachers to idetify the relationship established between the school curriculum and museum exhibitions. The reasons for the teachers to the visit, to explore ways to visit the school, as well as the diagnosis and analysis of the profile of the teachers were aspects that made up the specific objectives. It was a case study in which they were used as tools for data collection questionnaire, interview and analysis of reports prepared by the teachers. The data indicate that teachers are mostly female and teach subjects that are not directly related to the topics explained in the museum's exhibits. Teachers conduct a visit to the museum in order to: i) to combine theory and practice, giving students the opportunity to observe experiments, practical activities that are related to the concepts studied theoretically in shool, ii) enrich the knowledge of students, with practices, experiences and explanations iii) foster relationships between different areas of knowledge, iv) generate interest among students for science and studies, v) deepen and complement the themes discussed in the classroom; vi) introduce students other forms of learning. The relationship that teachers have with the space of the museum is to complement the curriculum development. Teachers understand that educational practices that occur in museums favor the understanding of students about scientific concepts. Teachers also attribute to visit a training status, with significant contributions to ther practiceUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Camila Silveira da [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis207 f. : il.application/pdfSILVA, Camila Silveira da. Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores. 2012. 207 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102046000707080silva_cs_dr_bauru.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102046Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:41:08.693837Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
title Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
spellingShingle Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
Silva, Camila Silveira da [UNESP]
Ciencia
Museus
Escolas
Professores
Curriculos
Science
title_short Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
title_full Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
title_fullStr Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
title_full_unstemmed Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
title_sort Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores
author Silva, Camila Silveira da [UNESP]
author_facet Silva, Camila Silveira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Silveira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia
Museus
Escolas
Professores
Curriculos
Science
topic Ciencia
Museus
Escolas
Professores
Curriculos
Science
description A presente pesquisa aborda a relação museu-escola na perspectiva de professores visitantes do Centro de Ciências de Araraquara, museu de ciências vinculado à Unesp. O objetivo geral foi analisar as relações entre as visitas ao museu e a prática pedagógica do professor buscando identificar a relação que se estabelece entre os conteúdos curriculares escolares e as exposições do museu. Os motivos dos professores para realização da visita, os modos de explorar a visita na escola, bem como o diagnóstico e análise sobre o perfil dos professores foram aspectos que compuseram os objetivos específicos. Tratou-se de um estudo de caso em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista e análise de relatórios redigidos pelos professores. Os dados indicam que os professores são, na maioria, do sexo feminino e lecionam disciplinas que não estão diretamente relacionadas aos temas explicitados nas exposições do museu. Os professores realizam a visita ao museu com o intuito de: i) aliar teoria e prática, dando aos alunos a oportunidade de observarem experimentos, atividades práticas que estão relacionados aos conceitos estudados teoricamente na escola; ii) enriquecer o conhecimento dos alunos, com as práticas, vivências e explicações; iii) estimular relações entre as diferentes áreas do conhecimento; iv) despertar o interesse dos alunos para a Ciência e para os estudos; v) aprofundar e complementar os temas trabalhados em sala de aula; vi) apresentar aos alunos outras formas de aprender. A relação que os professores estabelecem com o espaço do museu é de complemento para desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Os professores entendem que as práticas educativas que ocorrem nos museus favorecem a compreensão de seus alunos sobre os conceitos científicos. Os professores também atribuem à visita um status de formação profissional, com contribuições significativas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Camila Silveira da. Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores. 2012. 207 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102046
000707080
silva_cs_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv SILVA, Camila Silveira da. Visitas escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores. 2012. 207 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000707080
silva_cs_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/102046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129450808705024