Som pesado no front: mediações culturais e agenciamentos identitários na experiência do metal extremo cristão em Rio Branco (AC)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255368 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe compreender as dinâmicas identitárias quando mediadas pela religião e pela poética do heavy metal extremo no contexto da cultura midiatizada. As bandas de metal extremo caracterizam-se pela sonoridade mais pesada e poética visual mais agressiva do gênero. Essa vertente aborda temas mais obscuros e violentos do metal, como a morte, o satanismo e o anticristianismo. Ao ser praticado por cristão, aciona-se experiências estéticas permeadas por ambiguidades e conflitos, seja em seu próprio conteúdo, seja nas interações sociais a sua volta. A pesquisa se dedica a bandas cristãs de metal extremo localizadas em Rio Branco (Acre). São elas: Survive, Zebulom e Mártires. São bandas formadas por integrantes vinculados a comunidades religiosas de vertente evangélica pós-denominacional. Pergunta-se: como essas bandas acreanas incorporam as convenções globais do metal ao mesmo tempo em que vivenciam a fé cristã? A pesquisa se sustenta a partir de três pilares: 1) A cultura heavy metal “geral e global”; 2) A perspectiva local e a identidade territorial; 3) O contexto religioso cristão. O arcabouço teórico foi construído a partir de autores como Stuart Hall, Muniz Sodré, José Luiz Braga, Lucas Martins Gama Khalil, entre outros, para compreensão das expressões das identidades culturais marcadas a partir da identificação do diferente, juntamente às noções de cenas de dissenso, de Ângela Cristina Marques e Jacques Rancière, no contexto da midiatização. A partir de entrevistas realizadas com integrantes das bandas, construiu-se uma proposta de “hidrografia do metal extremo cristão acreano”, inspirada nos mapas de mediações culturais de Jesús Martín-Barbero. Evidencia-se que artistas cristãos encontram na proposta aguerrida e de protesto peculiares desse tipo de heavy metal, um ambiente propício para expressar sua experiência religiosa. Nisso, as cenas de dissenso se mostram essenciais para as dinâmicas identitárias e os processos de reconhecimento e experiência estética dos participantes que compõem o movimento. |
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Som pesado no front: mediações culturais e agenciamentos identitários na experiência do metal extremo cristão em Rio Branco (AC)Heavy sound on the front: cultural mediation and identity agencying on the experience of christian extreme metal in Rio Branco (AC)IdentidadesMediações culturaisMidiatizaçãoExperiência estéticaHeavy metal cristãoIdentityCultural mediationsAesthetic experienceChristian heavy metaEsta pesquisa propõe compreender as dinâmicas identitárias quando mediadas pela religião e pela poética do heavy metal extremo no contexto da cultura midiatizada. As bandas de metal extremo caracterizam-se pela sonoridade mais pesada e poética visual mais agressiva do gênero. Essa vertente aborda temas mais obscuros e violentos do metal, como a morte, o satanismo e o anticristianismo. Ao ser praticado por cristão, aciona-se experiências estéticas permeadas por ambiguidades e conflitos, seja em seu próprio conteúdo, seja nas interações sociais a sua volta. A pesquisa se dedica a bandas cristãs de metal extremo localizadas em Rio Branco (Acre). São elas: Survive, Zebulom e Mártires. São bandas formadas por integrantes vinculados a comunidades religiosas de vertente evangélica pós-denominacional. Pergunta-se: como essas bandas acreanas incorporam as convenções globais do metal ao mesmo tempo em que vivenciam a fé cristã? A pesquisa se sustenta a partir de três pilares: 1) A cultura heavy metal “geral e global”; 2) A perspectiva local e a identidade territorial; 3) O contexto religioso cristão. O arcabouço teórico foi construído a partir de autores como Stuart Hall, Muniz Sodré, José Luiz Braga, Lucas Martins Gama Khalil, entre outros, para compreensão das expressões das identidades culturais marcadas a partir da identificação do diferente, juntamente às noções de cenas de dissenso, de Ângela Cristina Marques e Jacques Rancière, no contexto da midiatização. A partir de entrevistas realizadas com integrantes das bandas, construiu-se uma proposta de “hidrografia do metal extremo cristão acreano”, inspirada nos mapas de mediações culturais de Jesús Martín-Barbero. Evidencia-se que artistas cristãos encontram na proposta aguerrida e de protesto peculiares desse tipo de heavy metal, um ambiente propício para expressar sua experiência religiosa. Nisso, as cenas de dissenso se mostram essenciais para as dinâmicas identitárias e os processos de reconhecimento e experiência estética dos participantes que compõem o movimento.Esta investigación propone comprender las dinámicas identitarias cuando son mediadas por la religión y la poética del heavy metal extremo en el contexto de la cultura mediatizada. Las bandas de metal extremo se caracterizan por tener una sonoridad más intensa y una poética visual más agresiva dentro del género. Esta corriente aborda temas más oscuros y violentos del metal, como la muerte, el satanismo y el anticristianismo. Cuando es practicado por cristianos, se desencadenan experiencias estéticas permeadas por ambigüedades y conflictos, ya sea en su propio contenido o en las interacciones sociales a su alrededor. La investigación se enfoca en bandas cristianas de metal extremo ubicadas en Rio Branco (Acre). Estas son: Survive, Zebulom y Mártires. Estas bandas están formadas por miembros vinculados a comunidades religiosas de orientación evangélica posdenominacional. Se pregunta: ¿cómo estas bandas de Acre incorporan las convenciones globales del metal al mismo tiempo que viven la fe cristiana? La investigación se sustenta en tres pilares: 1) La cultura del heavy metal "general y global"; 2) La perspectiva local y la identidad territorial; 3) El contexto religioso cristiano. El marco teórico se construyó a partir de autores como Stuart Hall, Muniz Sodré, José Luiz Braga, Lucas Martins Gama Khalil, entre otros, para comprender las expresiones de las identidades culturales marcadas a partir de la identificación de lo diferente, junto con las nociones de escenas de disenso de Ângela Cristina Marques y Jacques Rancière, en el contexto de la mediatización. A partir de entrevistas realizadas com integrantes das bandas, se construyó una propuesta de "hidrografía del metal extremo cristiano acreano", basada en los mapas de mediaciones culturales de Jesús Martín-Barbero. Se evidencia que los artistas cristianos encuentran en la propuesta combativa y de protesta peculiar de este tipo de heavy metal, un ambiente propicio para expresar su experiencia religiosa. En este sentido, las escenas de disenso parecen ser esenciales para las dinámicas identitarias, los procesos de reconocimiento y la experiencia estética de los participantes que conforman el movimiento.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Laan Mendes de [UNESP]Lucena, Giselle Xavier d'Avila2024-04-29T13:25:54Z2024-04-29T13:25:54Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUCENA, Giselle Xavier d'Avila. Som pesado no front: mediações culturais e agenciamentos identitários no metal extremo cristão em Rio Branco (AC). Orientador: Laan Mendes de Barros. 2024. 254 f. Tese (Doutorado em Comunicação). Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. 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