Os filhos do Lago do Cuniã: educação escolar em uma reserva extrativista da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdanha Neto, Diógenes [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/116053
Resumo: Iniciativas de políticas educacionais e socioambientais têm se ocupado da importância de a educação escolar respeitar o contexto no qual a escola está inserida, bem como os modos de vida dos estudantes. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa em Educação, de tipo etnográfico, na Reserva Extrativista (RESEX) do Lago do Cuniã, localizada no estado de Rondônia – Amazônia brasileira. O objetivo principal foi o de aprofundar conhecimentos sobre a cultura tradicional da comunidade residente na RESEX do Lago do Cuniã e sobre as formas de apropriação da cultura tradicional pela escola local. Toda a investigação é permeada por análises pautadas nos conceitos de cultura em Geertz, e ideologia em Marx e Engels, os quais associados a reflexões da Educação Popular formam a base do referencial teórico analítico. Foram desenvolvidas pesquisas de campo com duração de 55 dias no total. A primeira ida a campo se configurou como um estudo da escola sob uma perspectiva dialética, tendo sido dirigido a espaços exteriores ao da instituição escolar, e realizada no mês de julho de 2012. Nesta etapa foram feitas observações diretas do cotidiano, com registro em diário de campo; além de realização de sete entrevistas com moradores locais (três adultos e quatro jovens) sobre a temática da educação escolar. Os dados foram sistematizados em Temas Geradores que contribuíram para uma melhor compreensão da realidade, sendo esses: “trabalho”, “relações de gênero”, “crenças e identidade”, “meio ambiente”, “saúde”, e, por fim, “a escola desde fora”. A escola desde fora é verbalizada como a porta de entrada ao mundo do trabalho assalariado – o qual se apresenta ideologicamente como única possibilidade para uma “vida melhor”, para que seja possível “ser alguém na vida”. Os demais Temas Geradores também trazem elementos para uma discussão educacional. Evidenciam-se as ambiguidades...
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Toda a investigação é permeada por análises pautadas nos conceitos de cultura em Geertz, e ideologia em Marx e Engels, os quais associados a reflexões da Educação Popular formam a base do referencial teórico analítico. Foram desenvolvidas pesquisas de campo com duração de 55 dias no total. A primeira ida a campo se configurou como um estudo da escola sob uma perspectiva dialética, tendo sido dirigido a espaços exteriores ao da instituição escolar, e realizada no mês de julho de 2012. Nesta etapa foram feitas observações diretas do cotidiano, com registro em diário de campo; além de realização de sete entrevistas com moradores locais (três adultos e quatro jovens) sobre a temática da educação escolar. Os dados foram sistematizados em Temas Geradores que contribuíram para uma melhor compreensão da realidade, sendo esses: “trabalho”, “relações de gênero”, “crenças e identidade”, “meio ambiente”, “saúde”, e, por fim, “a escola desde fora”. A escola desde fora é verbalizada como a porta de entrada ao mundo do trabalho assalariado – o qual se apresenta ideologicamente como única possibilidade para uma “vida melhor”, para que seja possível “ser alguém na vida”. Os demais Temas Geradores também trazem elementos para uma discussão educacional. Evidenciam-se as ambiguidades...Initiatives in educational and environmental policies have been worrying about the importance of schooling respect the context in which they are located, as well as the students’ ways of life. In this sense, a qualitative – ethnographic – research in Education, was held in the Extractive Reserve (RESEX) Lake Cuniã, located in the State of Rondônia - Brazilian Amazon. The main goal was to enhance the knowledge about the community’s traditional culture and the forms that the local school appropriated of it. All research is permeated by the concepts of culture in Geertz, and ideology in Marx and Engels, which, associated with reflections of Popular Education, form the basis of the analytical theoretical framework. Field researches were carried out during 55 days in total. The first part of the field research was configured as a school study under a dialectical perspective, having been directed to the exterior spaces of the school, and held in the month of July 2012. At this stage, direct observations of daily life of local residents were made and registered in a field diary, in addition to seven interviews conducted with locals (three adults and four youngsters) on the theme of school education. Data were organized by Generating Themes, these being: labour, gender relations, beliefs and identity, environment, health, and finally the school from outside. The school from outside is verbalized as the gateway to the world of paid work – which is presented ideologically as the only possibility for a better life, thus you can be someone in life. The remaining Generating Themes also bring elements to an educational discussion. Besides, it is evident the ambiguities surrounding the understanding and meaning attributed to the alternating model adopted, which is designed as a strategy to deal with a historical teacher shortage in the community. The second field research was develope...Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2012/18926-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta [UNESP]Vasconcelos, Valéria Oliveira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdanha Neto, Diógenes [UNESP]2015-03-03T11:52:58Z2015-03-03T11:52:58Z2014-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis223 f. : il. color.application/pdfVALDANHA NETO, Diógenes. Os filhos do Lago do Cuniã: educação escolar em uma reserva extrativista da Amazônia. 2014. 223 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/116053000805852000805852.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:05:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/116053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:05:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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