Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caiel, Juliana Teixeira Marques [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182474
Resumo: O presente trabalho investiga e reflete as possibilidades e limites de propostas de Educação em Direitos Humanos (EDH), como instrumento de prevenção do fenômeno do bullying. A pesquisa tem caráter teórico-conceitual de natureza bibliográfica e documental, utilizando como subsídios a análise de declarações, normativas, legislações, literatura sobre EDH e sobre o bullying. Verificou-se que, embora exista um grande corpo de subsídios e proposições para EDH, e embora a literatura crítica tenha avançado, ainda é necessário, em larga escala, que uma EDH seja reconhecida nas escolas como uma possibilidade para lidar com o fenômeno do bullying, pois os atos que o caracterizam são contrários à dignidade humana e podem ser prevenidos e elaborados por meio da educação crítica em direitos humanos. De outro lado, a análise da literatura também leva à constatação de que ainda há um longo caminho a ser percorrido porque o mero contato com normativas, declarações e legislações tem pouca possibilidade de prevenir a ocorrência de atos violentos na escola.
id UNSP_6996383216101651f819a2ce6af6626e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182474
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limitesEducation in Human Rights as an Overcoming of Bullying: Possibilities and LimitsEducaçãoBullyingEducação em Direitos humanosEducationHuman Rights EducationO presente trabalho investiga e reflete as possibilidades e limites de propostas de Educação em Direitos Humanos (EDH), como instrumento de prevenção do fenômeno do bullying. A pesquisa tem caráter teórico-conceitual de natureza bibliográfica e documental, utilizando como subsídios a análise de declarações, normativas, legislações, literatura sobre EDH e sobre o bullying. Verificou-se que, embora exista um grande corpo de subsídios e proposições para EDH, e embora a literatura crítica tenha avançado, ainda é necessário, em larga escala, que uma EDH seja reconhecida nas escolas como uma possibilidade para lidar com o fenômeno do bullying, pois os atos que o caracterizam são contrários à dignidade humana e podem ser prevenidos e elaborados por meio da educação crítica em direitos humanos. De outro lado, a análise da literatura também leva à constatação de que ainda há um longo caminho a ser percorrido porque o mero contato com normativas, declarações e legislações tem pouca possibilidade de prevenir a ocorrência de atos violentos na escola.The present study investigates and reflects on the possibilities and limits of Human Rights Education (HRE) proposals as an instrument to prevent the bullying phenomenon. The research has a theoretical-conceptual character of bibliographical and documentary nature, using as subsidies the analysis of declarations, norms, legislation, literature on HRE and bullying. It was found that while there is a large body of subsidies and proposals for HRE, and although critical literature has advanced, it is still necessary, on a large scale, for HRE to be recognized in schools as a possibility to deal with the bullying phenomenon, once the acts that characterize it are contrary to human dignity and can be prevented and elaborated through the critical education in human rights. On the other hand, the analysis of the literature also leads to the realization that there is still a long way to go because mere contact with regulations, declarations and legislation has few possibility of preventing the occurrence of violent acts in schoolConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)130270/2017-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ari Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caiel, Juliana Teixeira Marques [UNESP]2019-07-03T16:07:37Z2019-07-03T16:07:37Z2019-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18247400091821133004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:22:33.215453Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
Education in Human Rights as an Overcoming of Bullying: Possibilities and Limits
title Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
spellingShingle Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
Caiel, Juliana Teixeira Marques [UNESP]
Educação
Bullying
Educação em Direitos humanos
Education
Human Rights Education
title_short Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
title_full Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
title_fullStr Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
title_full_unstemmed Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
title_sort Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
author Caiel, Juliana Teixeira Marques [UNESP]
author_facet Caiel, Juliana Teixeira Marques [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Ari Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caiel, Juliana Teixeira Marques [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Bullying
Educação em Direitos humanos
Education
Human Rights Education
topic Educação
Bullying
Educação em Direitos humanos
Education
Human Rights Education
description O presente trabalho investiga e reflete as possibilidades e limites de propostas de Educação em Direitos Humanos (EDH), como instrumento de prevenção do fenômeno do bullying. A pesquisa tem caráter teórico-conceitual de natureza bibliográfica e documental, utilizando como subsídios a análise de declarações, normativas, legislações, literatura sobre EDH e sobre o bullying. Verificou-se que, embora exista um grande corpo de subsídios e proposições para EDH, e embora a literatura crítica tenha avançado, ainda é necessário, em larga escala, que uma EDH seja reconhecida nas escolas como uma possibilidade para lidar com o fenômeno do bullying, pois os atos que o caracterizam são contrários à dignidade humana e podem ser prevenidos e elaborados por meio da educação crítica em direitos humanos. De outro lado, a análise da literatura também leva à constatação de que ainda há um longo caminho a ser percorrido porque o mero contato com normativas, declarações e legislações tem pouca possibilidade de prevenir a ocorrência de atos violentos na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03T16:07:37Z
2019-07-03T16:07:37Z
2019-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182474
000918211
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/182474
identifier_str_mv 000918211
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129060215193600