Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vinícius Martins de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151437
Resumo: As interações eletrostáticas desempenham um papel crucial no enovelamento de proteínas. Além disso, essas interações entre resíduos carregados são fundamentais para a estabilidade proteica e para que as proteínas realizem suas funções biológicas. A distribuição de carga nessas macromoléculas é definida pelos tipos de resíduos que as compõem e pelas condições do ambiente a que elas estão sujeitas, como, por exemplo, concentração de sal e pH. Compreender como esses aspectos podem governar a estabilidade e o enovelamento de proteínas é de fundamental importância no desenvolvimento racional de aplicações biomédicas e biotecnológicas. No presente estudo, utilizou-se modelos computacionais simplificados visando investigar esses efeitos eletrostáticos nos processos de enovelamento, na estabilidade térmica e na presença e ausência de mutações do seguinte conjunto de proteínas: o domínio N-terminal da proteína ribossomal L9 (NTL9); a variante da proteína G (1PGB-QDD), a proteína Cold Shock A (CspA); e a proteína 5 do ácaro Blomia tropicalis (Blo t 5). A partir desses modelos computacionais, buscou-se avaliar os efeitos causados pelas mutações, pelo pH e pela concentração de sal na dinâmica e na estabilidade proteica. Os resultados obtidos via simulações foram comparados com dados experimentais e obtiveram uma excelente concordância, tendo em vista a simplicidade dos modelos utilizados. Além disso, os resultados computacionais permitiram obter uma enorme gama de informações sobre o enovelamento, as mudanças conformacionais e as mutações para essas proteínas em diferentes condições da solução.
id UNSP_69dee55d87348a4cdb0d2b4514d102bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151437
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínasEffect of the electrostatic interaction and pH on the folding and stability of proteinsEnovelamento de proteínasMutaçõesDinâmica molecularInterações eletrostáticaspHAs interações eletrostáticas desempenham um papel crucial no enovelamento de proteínas. Além disso, essas interações entre resíduos carregados são fundamentais para a estabilidade proteica e para que as proteínas realizem suas funções biológicas. A distribuição de carga nessas macromoléculas é definida pelos tipos de resíduos que as compõem e pelas condições do ambiente a que elas estão sujeitas, como, por exemplo, concentração de sal e pH. Compreender como esses aspectos podem governar a estabilidade e o enovelamento de proteínas é de fundamental importância no desenvolvimento racional de aplicações biomédicas e biotecnológicas. No presente estudo, utilizou-se modelos computacionais simplificados visando investigar esses efeitos eletrostáticos nos processos de enovelamento, na estabilidade térmica e na presença e ausência de mutações do seguinte conjunto de proteínas: o domínio N-terminal da proteína ribossomal L9 (NTL9); a variante da proteína G (1PGB-QDD), a proteína Cold Shock A (CspA); e a proteína 5 do ácaro Blomia tropicalis (Blo t 5). A partir desses modelos computacionais, buscou-se avaliar os efeitos causados pelas mutações, pelo pH e pela concentração de sal na dinâmica e na estabilidade proteica. Os resultados obtidos via simulações foram comparados com dados experimentais e obtiveram uma excelente concordância, tendo em vista a simplicidade dos modelos utilizados. Além disso, os resultados computacionais permitiram obter uma enorme gama de informações sobre o enovelamento, as mudanças conformacionais e as mutações para essas proteínas em diferentes condições da solução.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 141985/2013-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Vitor Barbanti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Vinícius Martins de [UNESP]2017-08-29T13:34:01Z2017-08-29T13:34:01Z2017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15143700089106833004153068P9enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:22:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:13.525307Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
Effect of the electrostatic interaction and pH on the folding and stability of proteins
title Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
spellingShingle Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
Oliveira, Vinícius Martins de [UNESP]
Enovelamento de proteínas
Mutações
Dinâmica molecular
Interações eletrostáticas
pH
title_short Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
title_full Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
title_fullStr Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
title_full_unstemmed Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
title_sort Efeito das interações eletrostáticas e de pH no enovelamento e estabilidade de proteínas
author Oliveira, Vinícius Martins de [UNESP]
author_facet Oliveira, Vinícius Martins de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Vitor Barbanti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vinícius Martins de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enovelamento de proteínas
Mutações
Dinâmica molecular
Interações eletrostáticas
pH
topic Enovelamento de proteínas
Mutações
Dinâmica molecular
Interações eletrostáticas
pH
description As interações eletrostáticas desempenham um papel crucial no enovelamento de proteínas. Além disso, essas interações entre resíduos carregados são fundamentais para a estabilidade proteica e para que as proteínas realizem suas funções biológicas. A distribuição de carga nessas macromoléculas é definida pelos tipos de resíduos que as compõem e pelas condições do ambiente a que elas estão sujeitas, como, por exemplo, concentração de sal e pH. Compreender como esses aspectos podem governar a estabilidade e o enovelamento de proteínas é de fundamental importância no desenvolvimento racional de aplicações biomédicas e biotecnológicas. No presente estudo, utilizou-se modelos computacionais simplificados visando investigar esses efeitos eletrostáticos nos processos de enovelamento, na estabilidade térmica e na presença e ausência de mutações do seguinte conjunto de proteínas: o domínio N-terminal da proteína ribossomal L9 (NTL9); a variante da proteína G (1PGB-QDD), a proteína Cold Shock A (CspA); e a proteína 5 do ácaro Blomia tropicalis (Blo t 5). A partir desses modelos computacionais, buscou-se avaliar os efeitos causados pelas mutações, pelo pH e pela concentração de sal na dinâmica e na estabilidade proteica. Os resultados obtidos via simulações foram comparados com dados experimentais e obtiveram uma excelente concordância, tendo em vista a simplicidade dos modelos utilizados. Além disso, os resultados computacionais permitiram obter uma enorme gama de informações sobre o enovelamento, as mudanças conformacionais e as mutações para essas proteínas em diferentes condições da solução.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29T13:34:01Z
2017-08-29T13:34:01Z
2017-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151437
000891068
33004153068P9
url http://hdl.handle.net/11449/151437
identifier_str_mv 000891068
33004153068P9
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129286833438720