Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabrício Costa de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Morais, Alessandra de [UNESP], Carvalho, Sebastião Marcos de Ribeiro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2735
http://hdl.handle.net/11449/115111
Resumo: This study aime to estimate the properties of the Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. The research was conducted in a socio-educational institution in two phases. In the first one different educators completed the scale concerning the children and teenagers who attended the institution (N = 100). In the second, the children and teenagers with the highest or the lowest scores on the scale above (n = 60) responded to the Children’s Action Tendency Scale, which investigates strategies of conflict resolution. The results demonstrated adequate reliability of the scale of perception. However, they indicated that the educators’ evaluation did not correspond to how children and teenagers judged the hypothetical conflicts since the boys were rated as more aggressive than girls on the perception scale.
id UNSP_6a287701f186edac559e88eda4f5ffbc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115111
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadoresThis study aime to estimate the properties of the Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. The research was conducted in a socio-educational institution in two phases. In the first one different educators completed the scale concerning the children and teenagers who attended the institution (N = 100). In the second, the children and teenagers with the highest or the lowest scores on the scale above (n = 60) responded to the Children’s Action Tendency Scale, which investigates strategies of conflict resolution. The results demonstrated adequate reliability of the scale of perception. However, they indicated that the educators’ evaluation did not correspond to how children and teenagers judged the hypothetical conflicts since the boys were rated as more aggressive than girls on the perception scale.Este estudo tem como objetivo estimar as propriedades da Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. A pesquisa foi realizada em uma instituição socioeducativa em duas fases. Na primeira, participaram diferentes educadoras que preencheram a escala quanto a cada criança e adolescente que frequentava a instituição (N=100). Na segunda, as crianças e os adolescentes com as maiores ou as menores pontuações na escala supracitada (n=60) responderam à Children’s Action Tendency Scale, que investiga estratégias de resolução de conflitos. Os resultados demonstraram a adequada confiabilidade da escala de percepção. No entanto, indicaram que a avaliação das educadoras não correspondeu à forma como as crianças e adolescentes julgaram os conflitos hipotéticos, uma vez que os meninos foram avaliados como mais agressivos que as meninas na escala de percepção.Este estudio tiene como objetivo estimar las propiedades de la Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. La investigación se realizó en una institución socioeducativa en dos fases. En la primera, participaron diferentes educadores que completaron la escala en lo que se refiere a cada niño y adolescente que concurría a la institución (N=100). En la segunda, los niños y los adolescentes con las mayores o menores puntuaciones en la escala citada (n=60) respondieron a Children’s Action Tendency Scale, que investiga estrategias de resolución de conflicto. Los resultados demostraron la adecuada confiabilidad de la escala de percepción. Sin embargo, señalaron que la evaluación de las educadoras no correspondió a la forma como los niños y adolescentes juzgaron los conflictos hipotéticos, una vez que los niños fueron evaluados como más agresivos que las niñas en la escala de percepción.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, BrasilServiço Social da Indústria (SESI)Universidade de Marília (UNIMAR)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Fabrício Costa deMorais, Alessandra de [UNESP]Carvalho, Sebastião Marcos de Ribeiro [UNESP]2015-02-24T13:57:46Z2015-02-24T13:57:46Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article76-104application/pdfhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2735Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 56, p. 76-104, 2013.1984-932Xhttp://hdl.handle.net/11449/115111ISSN1984932X-2013-24-56-76-104.pdf5280609431204460Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos em Avaliação Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115111Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
title Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
spellingShingle Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
Oliveira, Fabrício Costa de
title_short Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
title_full Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
title_fullStr Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
title_full_unstemmed Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
title_sort Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores
author Oliveira, Fabrício Costa de
author_facet Oliveira, Fabrício Costa de
Morais, Alessandra de [UNESP]
Carvalho, Sebastião Marcos de Ribeiro [UNESP]
author_role author
author2 Morais, Alessandra de [UNESP]
Carvalho, Sebastião Marcos de Ribeiro [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serviço Social da Indústria (SESI)
Universidade de Marília (UNIMAR)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabrício Costa de
Morais, Alessandra de [UNESP]
Carvalho, Sebastião Marcos de Ribeiro [UNESP]
description This study aime to estimate the properties of the Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. The research was conducted in a socio-educational institution in two phases. In the first one different educators completed the scale concerning the children and teenagers who attended the institution (N = 100). In the second, the children and teenagers with the highest or the lowest scores on the scale above (n = 60) responded to the Children’s Action Tendency Scale, which investigates strategies of conflict resolution. The results demonstrated adequate reliability of the scale of perception. However, they indicated that the educators’ evaluation did not correspond to how children and teenagers judged the hypothetical conflicts since the boys were rated as more aggressive than girls on the perception scale.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:46Z
2015-02-24T13:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2735
Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 56, p. 76-104, 2013.
1984-932X
http://hdl.handle.net/11449/115111
ISSN1984932X-2013-24-56-76-104.pdf
5280609431204460
url http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2735
http://hdl.handle.net/11449/115111
identifier_str_mv Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 56, p. 76-104, 2013.
1984-932X
ISSN1984932X-2013-24-56-76-104.pdf
5280609431204460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76-104
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128207535210496