Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/108946
Resumo: Este estudo discute os aspectos que configuram a recorrência como a própria essência do fazer artístico, especificamente na pintura. Os argumentos são construídos estabelecendo-se um diálogo entre a recorrência na filosofia da ciência e no campo da história da arte. Quando analisada segundo a especificidade do fazer pictórico, este estudo propõe a designação de recorrência histórica plástica. Neste cenário, a reflexão avança e busca apresentar, definir e distinguir universais (figura recorrente, imagem recorrente, tema recorrente e elemento recorrente) e, assim, contribuir para um corpus de conhecimentos sobre a forma artística — no interesse plástico — que possa ajudar a elucidar e organizar uma sintaxe visual da recorrência. O objeto deste estudo — produto de uma pesquisa bibliográfico-conceitual — fundamenta-se na visualidade de um recorte da obra de Leda Catunda. Por isso as discussões são pautadas pelo suporte visual de pinturas consagradas, desde as de Leonardo da Vinci até as de Leda Catunda, tidas como pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Outras obras pictóricas da artista são importantes para fundamentar a elaboração desta sintaxe visual
id UNSP_6a2a6b564a9dfe447e8d8be3b17959f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/108946
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda CatundaCatunda, Leda 1961Pintura - ApreciaçãoPintura - HistóriaPainting HistoryEste estudo discute os aspectos que configuram a recorrência como a própria essência do fazer artístico, especificamente na pintura. Os argumentos são construídos estabelecendo-se um diálogo entre a recorrência na filosofia da ciência e no campo da história da arte. Quando analisada segundo a especificidade do fazer pictórico, este estudo propõe a designação de recorrência histórica plástica. Neste cenário, a reflexão avança e busca apresentar, definir e distinguir universais (figura recorrente, imagem recorrente, tema recorrente e elemento recorrente) e, assim, contribuir para um corpus de conhecimentos sobre a forma artística — no interesse plástico — que possa ajudar a elucidar e organizar uma sintaxe visual da recorrência. O objeto deste estudo — produto de uma pesquisa bibliográfico-conceitual — fundamenta-se na visualidade de um recorte da obra de Leda Catunda. Por isso as discussões são pautadas pelo suporte visual de pinturas consagradas, desde as de Leonardo da Vinci até as de Leda Catunda, tidas como pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Outras obras pictóricas da artista são importantes para fundamentar a elaboração desta sintaxe visualEsta investigación analiza los aspectos que conforman la recurrencia con la esencia misma de la práctica artística, específicamente en la pintura. Los argumentos se construyen mediante el establecimiento de un diálogo entre la recurrencia en la filosofía de la ciencia y el campo de la historia del arte. Cuando se analizó la especificidad del hacer pictórico, este estudio se propone el nombramiento de recurrencia histórica plástica. Em este escenario, la reflexión se mueve hacia adelante y trata de presentar, definir y distinguir los universales como figura recurrente, imagen recurrente, tema recurrente y elemento recurrente que contribuye a um cuerpo de conocimiento acerca de la forma de arte – en su plástico interés – que pueden ayudar a clarificar y organizar una sintaxis visual de recurrencia. Aunque esta investigación es de naturaleza teórica, su objeto basada en la visualidad de pinturas de Leda Catunda de un recorte. Debido a esto, las discusiones se guían por el apoyo visual de pinturas consagradas de Leonardo da Vinci a las pinturas de Leda Catunda, tomada como puntos focales para el desarrollo de este estúdio. Otras obras pictóricas del artista son importantes para apoyar el desarrollo de esta sintaxis visualUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP]2014-08-27T14:36:48Z2014-08-27T14:36:48Z2014-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f.: il.application/pdfGARCIA, Andréa Virginio Diogo. Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.http://hdl.handle.net/11449/108946000778141000778141.pdf33004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
title Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
spellingShingle Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP]
Catunda, Leda 1961
Pintura - Apreciação
Pintura - História
Painting History
title_short Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
title_full Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
title_fullStr Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
title_full_unstemmed Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
title_sort Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
author Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP]
author_facet Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Khouri, Omar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Catunda, Leda 1961
Pintura - Apreciação
Pintura - História
Painting History
topic Catunda, Leda 1961
Pintura - Apreciação
Pintura - História
Painting History
description Este estudo discute os aspectos que configuram a recorrência como a própria essência do fazer artístico, especificamente na pintura. Os argumentos são construídos estabelecendo-se um diálogo entre a recorrência na filosofia da ciência e no campo da história da arte. Quando analisada segundo a especificidade do fazer pictórico, este estudo propõe a designação de recorrência histórica plástica. Neste cenário, a reflexão avança e busca apresentar, definir e distinguir universais (figura recorrente, imagem recorrente, tema recorrente e elemento recorrente) e, assim, contribuir para um corpus de conhecimentos sobre a forma artística — no interesse plástico — que possa ajudar a elucidar e organizar uma sintaxe visual da recorrência. O objeto deste estudo — produto de uma pesquisa bibliográfico-conceitual — fundamenta-se na visualidade de um recorte da obra de Leda Catunda. Por isso as discussões são pautadas pelo suporte visual de pinturas consagradas, desde as de Leonardo da Vinci até as de Leda Catunda, tidas como pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Outras obras pictóricas da artista são importantes para fundamentar a elaboração desta sintaxe visual
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27T14:36:48Z
2014-08-27T14:36:48Z
2014-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Andréa Virginio Diogo. Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/108946
000778141
000778141.pdf
33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
identifier_str_mv GARCIA, Andréa Virginio Diogo. Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.
000778141
000778141.pdf
33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
url http://hdl.handle.net/11449/108946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f.: il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546434657517568