Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/108946 |
Resumo: | Este estudo discute os aspectos que configuram a recorrência como a própria essência do fazer artístico, especificamente na pintura. Os argumentos são construídos estabelecendo-se um diálogo entre a recorrência na filosofia da ciência e no campo da história da arte. Quando analisada segundo a especificidade do fazer pictórico, este estudo propõe a designação de recorrência histórica plástica. Neste cenário, a reflexão avança e busca apresentar, definir e distinguir universais (figura recorrente, imagem recorrente, tema recorrente e elemento recorrente) e, assim, contribuir para um corpus de conhecimentos sobre a forma artística — no interesse plástico — que possa ajudar a elucidar e organizar uma sintaxe visual da recorrência. O objeto deste estudo — produto de uma pesquisa bibliográfico-conceitual — fundamenta-se na visualidade de um recorte da obra de Leda Catunda. Por isso as discussões são pautadas pelo suporte visual de pinturas consagradas, desde as de Leonardo da Vinci até as de Leda Catunda, tidas como pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Outras obras pictóricas da artista são importantes para fundamentar a elaboração desta sintaxe visual |
id |
UNSP_6a2a6b564a9dfe447e8d8be3b17959f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/108946 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda CatundaCatunda, Leda 1961Pintura - ApreciaçãoPintura - HistóriaPainting HistoryEste estudo discute os aspectos que configuram a recorrência como a própria essência do fazer artístico, especificamente na pintura. Os argumentos são construídos estabelecendo-se um diálogo entre a recorrência na filosofia da ciência e no campo da história da arte. Quando analisada segundo a especificidade do fazer pictórico, este estudo propõe a designação de recorrência histórica plástica. Neste cenário, a reflexão avança e busca apresentar, definir e distinguir universais (figura recorrente, imagem recorrente, tema recorrente e elemento recorrente) e, assim, contribuir para um corpus de conhecimentos sobre a forma artística — no interesse plástico — que possa ajudar a elucidar e organizar uma sintaxe visual da recorrência. O objeto deste estudo — produto de uma pesquisa bibliográfico-conceitual — fundamenta-se na visualidade de um recorte da obra de Leda Catunda. Por isso as discussões são pautadas pelo suporte visual de pinturas consagradas, desde as de Leonardo da Vinci até as de Leda Catunda, tidas como pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Outras obras pictóricas da artista são importantes para fundamentar a elaboração desta sintaxe visualEsta investigación analiza los aspectos que conforman la recurrencia con la esencia misma de la práctica artística, específicamente en la pintura. Los argumentos se construyen mediante el establecimiento de un diálogo entre la recurrencia en la filosofía de la ciencia y el campo de la historia del arte. Cuando se analizó la especificidad del hacer pictórico, este estudio se propone el nombramiento de recurrencia histórica plástica. Em este escenario, la reflexión se mueve hacia adelante y trata de presentar, definir y distinguir los universales como figura recurrente, imagen recurrente, tema recurrente y elemento recurrente que contribuye a um cuerpo de conocimiento acerca de la forma de arte – en su plástico interés – que pueden ayudar a clarificar y organizar una sintaxis visual de recurrencia. Aunque esta investigación es de naturaleza teórica, su objeto basada en la visualidad de pinturas de Leda Catunda de un recorte. Debido a esto, las discusiones se guían por el apoyo visual de pinturas consagradas de Leonardo da Vinci a las pinturas de Leda Catunda, tomada como puntos focales para el desarrollo de este estúdio. Otras obras pictóricas del artista son importantes para apoyar el desarrollo de esta sintaxis visualUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP]2014-08-27T14:36:48Z2014-08-27T14:36:48Z2014-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f.: il.application/pdfGARCIA, Andréa Virginio Diogo. Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.http://hdl.handle.net/11449/108946000778141000778141.pdf33004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda |
title |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda |
spellingShingle |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP] Catunda, Leda 1961 Pintura - Apreciação Pintura - História Painting History |
title_short |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda |
title_full |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda |
title_fullStr |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda |
title_full_unstemmed |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda |
title_sort |
Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda |
author |
Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP] |
author_facet |
Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Khouri, Omar [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Andréa Virginio Diogo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Catunda, Leda 1961 Pintura - Apreciação Pintura - História Painting History |
topic |
Catunda, Leda 1961 Pintura - Apreciação Pintura - História Painting History |
description |
Este estudo discute os aspectos que configuram a recorrência como a própria essência do fazer artístico, especificamente na pintura. Os argumentos são construídos estabelecendo-se um diálogo entre a recorrência na filosofia da ciência e no campo da história da arte. Quando analisada segundo a especificidade do fazer pictórico, este estudo propõe a designação de recorrência histórica plástica. Neste cenário, a reflexão avança e busca apresentar, definir e distinguir universais (figura recorrente, imagem recorrente, tema recorrente e elemento recorrente) e, assim, contribuir para um corpus de conhecimentos sobre a forma artística — no interesse plástico — que possa ajudar a elucidar e organizar uma sintaxe visual da recorrência. O objeto deste estudo — produto de uma pesquisa bibliográfico-conceitual — fundamenta-se na visualidade de um recorte da obra de Leda Catunda. Por isso as discussões são pautadas pelo suporte visual de pinturas consagradas, desde as de Leonardo da Vinci até as de Leda Catunda, tidas como pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Outras obras pictóricas da artista são importantes para fundamentar a elaboração desta sintaxe visual |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-27T14:36:48Z 2014-08-27T14:36:48Z 2014-05-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Andréa Virginio Diogo. Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014. http://hdl.handle.net/11449/108946 000778141 000778141.pdf 33004013063P4 5957014871112551 0000-0001-8646-8867 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Andréa Virginio Diogo. Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014. 000778141 000778141.pdf 33004013063P4 5957014871112551 0000-0001-8646-8867 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/108946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
129 f.: il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546434657517568 |