A literatura juvenil de Luís Dill (1965): o estético e o social na narrativa contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Aline Barbosa de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204174
Resumo: A narrativa brasileira contemporânea propõe vários desafios no que diz respeito à sua análise. Entre eles destaca-se a reverberação do contexto mercadológico na produção de obras juvenis. Nesse contexto, a presente tese analisa, interpreta e categoriza as configurações do projeto literário do escritor gaúcho Luís Dill (1965) no entrecruzamento de arte e indústria cultural, procurando compreender como se constitui o capital simbólico correspondente à produção da literatura juvenil produzida pelo escritor. A pesquisa é de perspectiva bibliográfica, com um corpus de 31 obras submetidas à grade de análise literária desenvolvida por Ceccantini (2000), tendo constituído a base metodológica para formularmos as primeiras categorias de análise da estética do escritor gaúcho. Os conceitos de Candido (1980), Bourdieu (1996), Cruvinel (2009), Villa-Forte (2019), Benjamin (2000), Eco (2001), Borelli (1996), Pellegrini (1999) entre outros estudiosos da área, foram nosso suporte teórico para se examinar a relação entre escritor, mercado, obra e leitor. Diante dessas reflexões, evidenciou-se que Dill é um autor que se formou e se forma à medida que o mercado interfere em sua produção, posto que é um escritor que consegue manter uma relação harmoniosa e significativa com o mercado editorial. O escritor gaúcho se submete às regras do jogo da arte, correspondendo não só aos aspectos almejados pelo mercado e o público, mas também aos seus, enquanto escritor engajado em formar leitores e produzir uma literatura de qualidade. Além disso, conceituamos o diálogo direto que Dill faz com os textos clássicos e a integração da linguagem das redes sociais e cinematográficas na estrutura do texto literário. Tais aspectos funcionam como modificadores da estrutura do romance juvenil, o que nos levou a questionar e refletir sobre a unidade do gênero e como ele se molda para corresponder às expectativas do público. Portanto, o projeto literário de Luís Dill apresenta-se como pluridimensional, posto que integra múltiplas linguagens para significar e potencializar a estrutura do texto e a fruição do leitor. Dill configura-se, assim, como um escritor de nosso tempo, com um olhar sensível para se apropriar daquilo que nos é contemporâneo, ressaltando valores estéticos e sociais no conjunto das suas obras.
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spelling A literatura juvenil de Luís Dill (1965): o estético e o social na narrativa contemporâneaThe youth literature by Luís Dill (1965): the aesthetic and the social in contemporary narrativeLiteratura juvenil de Luís Dill (1965): lo estético y lo social en la narrativa contemporáneaDill, Luís, 1965-Literatura juvenilLiteratura infantojuvenilLiteratura e mercadoNarrativa brasileira contemporâneaA narrativa brasileira contemporânea propõe vários desafios no que diz respeito à sua análise. Entre eles destaca-se a reverberação do contexto mercadológico na produção de obras juvenis. Nesse contexto, a presente tese analisa, interpreta e categoriza as configurações do projeto literário do escritor gaúcho Luís Dill (1965) no entrecruzamento de arte e indústria cultural, procurando compreender como se constitui o capital simbólico correspondente à produção da literatura juvenil produzida pelo escritor. A pesquisa é de perspectiva bibliográfica, com um corpus de 31 obras submetidas à grade de análise literária desenvolvida por Ceccantini (2000), tendo constituído a base metodológica para formularmos as primeiras categorias de análise da estética do escritor gaúcho. Os conceitos de Candido (1980), Bourdieu (1996), Cruvinel (2009), Villa-Forte (2019), Benjamin (2000), Eco (2001), Borelli (1996), Pellegrini (1999) entre outros estudiosos da área, foram nosso suporte teórico para se examinar a relação entre escritor, mercado, obra e leitor. Diante dessas reflexões, evidenciou-se que Dill é um autor que se formou e se forma à medida que o mercado interfere em sua produção, posto que é um escritor que consegue manter uma relação harmoniosa e significativa com o mercado editorial. O escritor gaúcho se submete às regras do jogo da arte, correspondendo não só aos aspectos almejados pelo mercado e o público, mas também aos seus, enquanto escritor engajado em formar leitores e produzir uma literatura de qualidade. Além disso, conceituamos o diálogo direto que Dill faz com os textos clássicos e a integração da linguagem das redes sociais e cinematográficas na estrutura do texto literário. Tais aspectos funcionam como modificadores da estrutura do romance juvenil, o que nos levou a questionar e refletir sobre a unidade do gênero e como ele se molda para corresponder às expectativas do público. Portanto, o projeto literário de Luís Dill apresenta-se como pluridimensional, posto que integra múltiplas linguagens para significar e potencializar a estrutura do texto e a fruição do leitor. Dill configura-se, assim, como um escritor de nosso tempo, com um olhar sensível para se apropriar daquilo que nos é contemporâneo, ressaltando valores estéticos e sociais no conjunto das suas obras.The contemporary Brazilian narrative proposes several challenges with regard to its analysis. Among them, the reverberation of the market context in the production of youth works stands out. In this context, the present thesis analyzes, interprets and categorizes the configurations of the literary project of the writer Luís Dill (1965) in the intersection of art and cultural industry, trying to understand how is constituted the symbolic capital that corresponds to the youth literature produced by the writter. The research is from a bibliographic perspective, with a corpus of 31 works submitted to the grid of literary analysis developed by Ceccantini (2000), having constituted the methodological basis for formulating the first categories of analysis of the aesthetics of the gaucho writer. The concepts of Candido (1980), Bourdieu (1996), Cruvinel (2009), Villa-Forte (2019), Benjamin (2000), Eco (2001), Borelli (1996), Pellegrini (1999) among other scholars of the area, were our theoretical support for examining the relationship between writer, market, work and reader. In the face of these reflections, it became evident that Dill is an author who was formed and forms himself as the market interferes, since he is a writer able to maintain a harmonious and significant relationship with the publishing market. The gaucho is able to make the rules of the art game, corresponding not just for the desired aspects by the market and by the public, but to his own, as a writer engaged in training readers and producing quality literature. In addition, we conceptualize the direct dialogue that Dill does with classic texts and the integration of the language of social and cinematic networks in the structure of the literary text. Such aspects work as modifiers of the structure of the youth novel, which led us to question and reflect on the genre unity and how it shapes itself to meet the expectations of the public. Therefore, the literary project of Luís Dill presents itself as multidimensional, since it integrates multiple languages to signify and enhance the structure of the text and the enjoyment of the reader. Dill is configured as a writer of our time, with a sensitive eye to appropriate what is contemporary, emphasizing aesthetic and social values in the set of his worksLa narrativa brasileña contemporánea plantea varios desafíos en cuanto a su análisis. Entre ellos se destaca la reverberación del contexto del mercado en la producción de obras juveniles. En este contexto, la presente tesis analiza, interpreta y categoriza las configuraciones del proyecto literario del escritor Luís Dill (1965) en la intersección del arte y la industria cultural, buscando comprender cómo se constituye el capital simbólico corresponde a la producción de literatura juvenil producida por el escritor. La investigación es desde una perspectiva bibliográfica, con un corpus de 31 trabajos sometidos a la cuadrícula de análisis literario desarrollado por Ceccantini (2000), habiendo constituido la base metodológica para formular las primeras categorías de análisis de la estética del escritor gaucho. Los conceptos de Cándido (1980), Bourdieu (1996), Cruvinel (2009), Villa-Forte (2019), Benjamin (2000), Eco (2001), Borelli (1996), Pellegrini (1999) entre otros estudiosos del área, fueron nuestro soporte teórico para examinar la relación entre escritor, mercado, obra y lector. Ante estas reflexiones, se hizo evidente que Dill es un autor que se formó y se forma a medida que el mercado interfiere, ya que es un escritor que logra mantener una relación armónica y significativa con el mercado editorial. El gaucho logra hacer el juego de las reglas del arte, correspondiendo no solo a los aspectos deseados por el mercado y el público, como también a los suyos , como escritor comprometido con la formación de lectores y la producción de literatura de calidad. Además, conceptualizamos el diálogo directo que Dill hace con los textos clásicos y la integración del lenguaje de las redes sociales y cinematográficas en la estructura del texto literario. Dichos aspectos actúan como modificadores de la estructura de la novela juvenil, lo que nos llevó a cuestionar y reflexionar sobre la unidad del género y cómo se configura para satisfacer las expectativas del público. Por tanto, el proyecto literario de Luís Dill se presenta multidimensional, ya que integra múltiples lenguajes para significar y realizar la estructura del texto y el disfrute del lector. Dill se configura como un escritor de nuestro tiempo, con una mirada sensible para apropiarse de lo contemporáneo que nos es, enfatizando los valores estéticos y sociales en el conjunto de sus obrasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88882.432687/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Aline Barbosa de2021-03-23T20:20:06Z2021-03-23T20:20:06Z2021-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20417433004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:08.223170Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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