Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/123065 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf |
Resumo: | The proposal of this work is based on the elaboration of didactic sequences from fairy tales, for students of Elementary School, during reinforcement classes of Portuguese language. It is deemed appropriate to use this genre, because it gives to the child and to the adolescents a pleasurable reading, approaching them of playful situations. As a main goal of this work, this research aimed the preparation of didactic sequences using fairy tales in the classroom, as well as encouraging the reading for these students. The intention was also the internalization of the narratives and the messages conveyed by them, associating them to everyday situations. We used the deductive method, in which we initially organized the approach in the classroom and the teaching sequences from theoretical assumptions and materials already designed |
id |
UNSP_6b0a1d3538a20d308900805b9bd3296f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/123065 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental IIDidáticaContos de fadasEnsino fundamentalLeituraReadingThe proposal of this work is based on the elaboration of didactic sequences from fairy tales, for students of Elementary School, during reinforcement classes of Portuguese language. It is deemed appropriate to use this genre, because it gives to the child and to the adolescents a pleasurable reading, approaching them of playful situations. As a main goal of this work, this research aimed the preparation of didactic sequences using fairy tales in the classroom, as well as encouraging the reading for these students. The intention was also the internalization of the narratives and the messages conveyed by them, associating them to everyday situations. We used the deductive method, in which we initially organized the approach in the classroom and the teaching sequences from theoretical assumptions and materials already designedO trabalho proposto baseou-se na elaboração de sequências didáticas a partir de contos de fadas, para alunos dos anos do Ensino Fundamental II, em aulas de reforço de Língua Portuguesa. Julgou-se pertinente o uso desse gênero textual, uma vez que proporciona à criança e ao adolescente uma leitura prazerosa, aproximando-os de situações lúdicas. Como um dos principais objetivos, esta pesquisa buscou a elaboração de sequências que estimulassem o trabalho com contos de fadas em sala de aula, bem como um estímulo à leitura para esses estudantes. Pretendeu-se, ainda, que os alunos absorvessem as narrativas e as mensagens transmitidas por elas, associando-as com situações cotidianas. Utilizou-se o método dedutivo, em que se organizou inicialmente a abordagem em sala de aula e as sequências didáticas a partir de pressupostos teóricos e materiais já concebidosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Margonari, Denise Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP]2015-05-14T16:52:29Z2015-05-14T16:52:29Z2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZAMBON, Taísa Biagiolli. Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.http://hdl.handle.net/11449/123065000821695http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf1294986257686669Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123065Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:03.572320Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II |
title |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II |
spellingShingle |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP] Didática Contos de fadas Ensino fundamental Leitura Reading |
title_short |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II |
title_full |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II |
title_fullStr |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II |
title_sort |
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II |
author |
Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP] |
author_facet |
Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Margonari, Denise Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Contos de fadas Ensino fundamental Leitura Reading |
topic |
Didática Contos de fadas Ensino fundamental Leitura Reading |
description |
The proposal of this work is based on the elaboration of didactic sequences from fairy tales, for students of Elementary School, during reinforcement classes of Portuguese language. It is deemed appropriate to use this genre, because it gives to the child and to the adolescents a pleasurable reading, approaching them of playful situations. As a main goal of this work, this research aimed the preparation of didactic sequences using fairy tales in the classroom, as well as encouraging the reading for these students. The intention was also the internalization of the narratives and the messages conveyed by them, associating them to everyday situations. We used the deductive method, in which we initially organized the approach in the classroom and the teaching sequences from theoretical assumptions and materials already designed |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-14T16:52:29Z 2015-05-14T16:52:29Z 2015-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZAMBON, Taísa Biagiolli. Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015. http://hdl.handle.net/11449/123065 000821695 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf 1294986257686669 |
identifier_str_mv |
ZAMBON, Taísa Biagiolli. Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015. 000821695 1294986257686669 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/123065 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128574925832192 |