Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/123065
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf
Resumo: The proposal of this work is based on the elaboration of didactic sequences from fairy tales, for students of Elementary School, during reinforcement classes of Portuguese language. It is deemed appropriate to use this genre, because it gives to the child and to the adolescents a pleasurable reading, approaching them of playful situations. As a main goal of this work, this research aimed the preparation of didactic sequences using fairy tales in the classroom, as well as encouraging the reading for these students. The intention was also the internalization of the narratives and the messages conveyed by them, associating them to everyday situations. We used the deductive method, in which we initially organized the approach in the classroom and the teaching sequences from theoretical assumptions and materials already designed
id UNSP_6b0a1d3538a20d308900805b9bd3296f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/123065
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental IIDidáticaContos de fadasEnsino fundamentalLeituraReadingThe proposal of this work is based on the elaboration of didactic sequences from fairy tales, for students of Elementary School, during reinforcement classes of Portuguese language. It is deemed appropriate to use this genre, because it gives to the child and to the adolescents a pleasurable reading, approaching them of playful situations. As a main goal of this work, this research aimed the preparation of didactic sequences using fairy tales in the classroom, as well as encouraging the reading for these students. The intention was also the internalization of the narratives and the messages conveyed by them, associating them to everyday situations. We used the deductive method, in which we initially organized the approach in the classroom and the teaching sequences from theoretical assumptions and materials already designedO trabalho proposto baseou-se na elaboração de sequências didáticas a partir de contos de fadas, para alunos dos anos do Ensino Fundamental II, em aulas de reforço de Língua Portuguesa. Julgou-se pertinente o uso desse gênero textual, uma vez que proporciona à criança e ao adolescente uma leitura prazerosa, aproximando-os de situações lúdicas. Como um dos principais objetivos, esta pesquisa buscou a elaboração de sequências que estimulassem o trabalho com contos de fadas em sala de aula, bem como um estímulo à leitura para esses estudantes. Pretendeu-se, ainda, que os alunos absorvessem as narrativas e as mensagens transmitidas por elas, associando-as com situações cotidianas. Utilizou-se o método dedutivo, em que se organizou inicialmente a abordagem em sala de aula e as sequências didáticas a partir de pressupostos teóricos e materiais já concebidosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Margonari, Denise Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP]2015-05-14T16:52:29Z2015-05-14T16:52:29Z2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZAMBON, Taísa Biagiolli. Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.http://hdl.handle.net/11449/123065000821695http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf1294986257686669Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123065Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:03.572320Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
title Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
spellingShingle Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP]
Didática
Contos de fadas
Ensino fundamental
Leitura
Reading
title_short Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
title_full Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
title_fullStr Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
title_sort Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II
author Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP]
author_facet Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Margonari, Denise Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambon, Taísa Biagiolli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Contos de fadas
Ensino fundamental
Leitura
Reading
topic Didática
Contos de fadas
Ensino fundamental
Leitura
Reading
description The proposal of this work is based on the elaboration of didactic sequences from fairy tales, for students of Elementary School, during reinforcement classes of Portuguese language. It is deemed appropriate to use this genre, because it gives to the child and to the adolescents a pleasurable reading, approaching them of playful situations. As a main goal of this work, this research aimed the preparation of didactic sequences using fairy tales in the classroom, as well as encouraging the reading for these students. The intention was also the internalization of the narratives and the messages conveyed by them, associating them to everyday situations. We used the deductive method, in which we initially organized the approach in the classroom and the teaching sequences from theoretical assumptions and materials already designed
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14T16:52:29Z
2015-05-14T16:52:29Z
2015-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZAMBON, Taísa Biagiolli. Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
http://hdl.handle.net/11449/123065
000821695
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf
1294986257686669
identifier_str_mv ZAMBON, Taísa Biagiolli. Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
000821695
1294986257686669
url http://hdl.handle.net/11449/123065
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821695.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128574925832192