A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Glaucia de Medeiros [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90084
Resumo: A educação ambiental é apontada por vários autores como uma das possibilidades de enfrentamento da crise ambiental vigente. Acreditamos que para tal, ela precisa ser trabalhada de modo intencional e articular as dimensões dos conhecimentos, da participação política e dos valores (estéticos e éticos) da questão ambiental. Em meio a isto, resolvemos voltar os nossos esforços investigativos para a dimensão valorativa. Isto porque embora, no geral, sua relevância na gênese e no enfrentamento dos problemas ambientais seja reconhecida, uma série de trabalhos na área aponta que ela vem sendo negligenciada nas práticas de educação ambiental. Reconhecendo ainda o papel fundamental dos professores atuantes na inserção e na consolidação do campo ambiental na comunidade escolar, optamos por investigar as possibilidades e os desafios de se inserir o trabalho com valores em processos de formação continuada de professores voltados à educação ambiental. Nesse sentido, nos propomos a mapear e analisar a produção acadêmica (dissertações e teses) brasileira, no intento de identificar o que estes trabalhos têm a dizer sobre a questão. Para isto, recorremos ao banco de dissertações e teses de educação ambiental desenvolvido pelo projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações) – EArte” (CNPq N. 480328/2010). Dentre trezentos e sessenta trabalhos que tratam da formação continuada de professores identificamos apenas oito que, ao discutirem sobre formação continuada, abarcam a dimensão dos valores. Na maioria das vezes o assunto é tratado de modo pontual, não consistindo em um dos focos investigativos da pesquisa. Em contrapartida, reconhecemos a existência de esforços significativos para vislumbrar caminhos...
id UNSP_6b5c4102e80cd2c17a7e172abdacd1be
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90084
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileirasEnvironmental educationTesesEducação moralRedação acadêmicaProfessores - FormaçãoEducação ambientalA educação ambiental é apontada por vários autores como uma das possibilidades de enfrentamento da crise ambiental vigente. Acreditamos que para tal, ela precisa ser trabalhada de modo intencional e articular as dimensões dos conhecimentos, da participação política e dos valores (estéticos e éticos) da questão ambiental. Em meio a isto, resolvemos voltar os nossos esforços investigativos para a dimensão valorativa. Isto porque embora, no geral, sua relevância na gênese e no enfrentamento dos problemas ambientais seja reconhecida, uma série de trabalhos na área aponta que ela vem sendo negligenciada nas práticas de educação ambiental. Reconhecendo ainda o papel fundamental dos professores atuantes na inserção e na consolidação do campo ambiental na comunidade escolar, optamos por investigar as possibilidades e os desafios de se inserir o trabalho com valores em processos de formação continuada de professores voltados à educação ambiental. Nesse sentido, nos propomos a mapear e analisar a produção acadêmica (dissertações e teses) brasileira, no intento de identificar o que estes trabalhos têm a dizer sobre a questão. Para isto, recorremos ao banco de dissertações e teses de educação ambiental desenvolvido pelo projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações) – EArte” (CNPq N. 480328/2010). Dentre trezentos e sessenta trabalhos que tratam da formação continuada de professores identificamos apenas oito que, ao discutirem sobre formação continuada, abarcam a dimensão dos valores. Na maioria das vezes o assunto é tratado de modo pontual, não consistindo em um dos focos investigativos da pesquisa. Em contrapartida, reconhecemos a existência de esforços significativos para vislumbrar caminhos...Environmental education is reported by many authors as one of the possibilities of facing the current environmental crisis. We believe that to do so, it must be labored intentionally and articulate dimensions of knowledge, political participation and values (aesthetic and ethical) of the environmental issue. In the midst of this, we decided to turn our investigative efforts for the values dimension. This is because although, in general, its relevance in the genesis and in facing the environmental problems are recognized, but a series of papers in the area indicates that it has been neglected in environmental education practices. Further recognizing the fundamental role of the teachers working in the consolidation and integration of environmental field in the school community, we decided to investigate the possibilities and challenges of inserting the work with values in continuous teacher training process focused on environmental education. Accordingly, we propose to map and analyze the academic production (theses and dissertations) in Brazil, in an attempt to identify what these works have to say about this issue. For this, we turn to the bank of environmental education dissertations and theses developed by the interinstitutional project called “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações) – EArte” (CNPq N. 480328/2010). Among three hundred and sixty papers dealing with the continuing education of teachers, we identified only eight academical researches that, while discussing about continuing education, embrace the values dimension. Most of the time the matter is addressed in a prompt, not consisting of one focus of investigative research. On the other hand, we recognize that there are significant efforts to envision possible ways to achieve this task. Amid the possibilities and absences, one... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Glaucia de Medeiros [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2012-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis146 f.application/pdfDIAS, Glaucia de Medeiros. A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90084000707995dias_gm_me_rcla.pdf33004137064P24980307107078303Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:13:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-12T06:13:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
title A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
spellingShingle A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
Dias, Glaucia de Medeiros [UNESP]
Environmental education
Teses
Educação moral
Redação acadêmica
Professores - Formação
Educação ambiental
title_short A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
title_full A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
title_fullStr A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
title_full_unstemmed A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
title_sort A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras
author Dias, Glaucia de Medeiros [UNESP]
author_facet Dias, Glaucia de Medeiros [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Glaucia de Medeiros [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
Teses
Educação moral
Redação acadêmica
Professores - Formação
Educação ambiental
topic Environmental education
Teses
Educação moral
Redação acadêmica
Professores - Formação
Educação ambiental
description A educação ambiental é apontada por vários autores como uma das possibilidades de enfrentamento da crise ambiental vigente. Acreditamos que para tal, ela precisa ser trabalhada de modo intencional e articular as dimensões dos conhecimentos, da participação política e dos valores (estéticos e éticos) da questão ambiental. Em meio a isto, resolvemos voltar os nossos esforços investigativos para a dimensão valorativa. Isto porque embora, no geral, sua relevância na gênese e no enfrentamento dos problemas ambientais seja reconhecida, uma série de trabalhos na área aponta que ela vem sendo negligenciada nas práticas de educação ambiental. Reconhecendo ainda o papel fundamental dos professores atuantes na inserção e na consolidação do campo ambiental na comunidade escolar, optamos por investigar as possibilidades e os desafios de se inserir o trabalho com valores em processos de formação continuada de professores voltados à educação ambiental. Nesse sentido, nos propomos a mapear e analisar a produção acadêmica (dissertações e teses) brasileira, no intento de identificar o que estes trabalhos têm a dizer sobre a questão. Para isto, recorremos ao banco de dissertações e teses de educação ambiental desenvolvido pelo projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações) – EArte” (CNPq N. 480328/2010). Dentre trezentos e sessenta trabalhos que tratam da formação continuada de professores identificamos apenas oito que, ao discutirem sobre formação continuada, abarcam a dimensão dos valores. Na maioria das vezes o assunto é tratado de modo pontual, não consistindo em um dos focos investigativos da pesquisa. Em contrapartida, reconhecemos a existência de esforços significativos para vislumbrar caminhos...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Glaucia de Medeiros. A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90084
000707995
dias_gm_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
identifier_str_mv DIAS, Glaucia de Medeiros. A dimensão valorativa da educação ambiental na formação continuada de professores apresentada em teses e dissertações brasileiras. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000707995
dias_gm_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
url http://hdl.handle.net/11449/90084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046449300111360