A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Aline Chitero [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90115
Resumo: Esta proposta de trabalho originou-se da constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do professor em sala de aula, através dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Dentre os temas assim considerados encontra-se o ―meio ambiente‖, o qual explicita uma concepção de desenvolvimento sustentável, entendida como o possível caminho para o enfrentamento da problemática ambiental atual. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a apropriação que o PCN realiza da concepção de desenvolvimento sustentável, bem como discutir seus limites e possibilidades frente à problemática ambiental. Esta pesquisa, de cunho teórico e bibliográfico, teve por ponto de partida aprofundar-se no conceito de desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento da concepção de desenvolvimento no modo de produção capitalista bem como a proposta de sustentabilidade que adjetiva o primeiro termo. Desta perspectiva verificou-se a seguinte contradição: desenvolvimento no capitalismo significa crescimento econômico, lucro, fundamentado na exploração do homem e da natureza; sustentabilidade inclui a preservação da natureza, a partir do uso racional dos recursos e qualidade de vida para todos. Diante de tal constatação vislumbrou-se que as discussões presentes nos PCN não contemplam tal contradição, apenas a tangenciam, propondo a utilização do termo sustentabilidade em detrimento ao desenvolvimento sustentável. Para esta análise abordou-se a questão a partir da contradição dialética entre as suas dimensões histórica, econômica e social no contexto ensino, com base nos fundamentos filosóficos, metodológicos e lógicos, expressos no...
id UNSP_6b738015c9a0b8ced6f0d17e2dce8b17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90115
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionaisEducaçãoDesenvolvimento sustentávelLógicaMaterialismo historicoMaterialismo dialeticoParâmetros Curriculares NacionaisEducationSustainable developmentLogicHistorical materialismDialectical materialismNational Curriculum ParametersEsta proposta de trabalho originou-se da constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do professor em sala de aula, através dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Dentre os temas assim considerados encontra-se o ―meio ambiente‖, o qual explicita uma concepção de desenvolvimento sustentável, entendida como o possível caminho para o enfrentamento da problemática ambiental atual. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a apropriação que o PCN realiza da concepção de desenvolvimento sustentável, bem como discutir seus limites e possibilidades frente à problemática ambiental. Esta pesquisa, de cunho teórico e bibliográfico, teve por ponto de partida aprofundar-se no conceito de desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento da concepção de desenvolvimento no modo de produção capitalista bem como a proposta de sustentabilidade que adjetiva o primeiro termo. Desta perspectiva verificou-se a seguinte contradição: desenvolvimento no capitalismo significa crescimento econômico, lucro, fundamentado na exploração do homem e da natureza; sustentabilidade inclui a preservação da natureza, a partir do uso racional dos recursos e qualidade de vida para todos. Diante de tal constatação vislumbrou-se que as discussões presentes nos PCN não contemplam tal contradição, apenas a tangenciam, propondo a utilização do termo sustentabilidade em detrimento ao desenvolvimento sustentável. Para esta análise abordou-se a questão a partir da contradição dialética entre as suas dimensões histórica, econômica e social no contexto ensino, com base nos fundamentos filosóficos, metodológicos e lógicos, expressos no...The purpose of this work was originated from the notice of the emphasis the discussion related to environmental issues has received in the media, the scientific community and also in the routine of teachers in class through transversal themes suggested in the National Curriculum Parameters – NCP (in Portuguese, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN). Among these so-called themes there is the ―environment‖, which exposes a conception of sustainable development that is understood as the possible way to facing the recent environmental debate. Thus, the goal of this work is to study the appropriation of sustainable development conception the NCP do, as well as to discuss its limits and possibilities related to environmental discussion. Having a theoretical e bibliographical basis, this research was initiated by going deeply in the concept of sustainable development. We started our work from the conception of development in the capitalist production mode, as well as the purpose of sustainability that qualifies the second term. From this perspective the following contradiction was perceived: development in capitalism means economic growing, profit, both based on human and nature exploitation; sustainability includes nature preservation by rational resources use and life quality for everyone. For this reasons, it was descried that the discussions of the NCP do not contemplate this contradiction, but merely allude to it, suggesting the use of the term sustainability instead of sustainable development. In order to proceed with this analysis, the problem was approached from the dialectical contradiction between its historical, economical and social dimensions in the teaching context, based on philosophical, methodological e logical fundaments expressed in dialectical historical materialism. It can be concluded that, despite the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Aline Chitero [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2010-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 f.application/pdfBUENO, Aline Chitero. A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais. 2010. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90115000625169bueno_ac_me_arafcl.pdf33004030079P250251142245602410000-0001-8507-8242Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90115Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:51.949141Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
title A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
spellingShingle A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
Bueno, Aline Chitero [UNESP]
Educação
Desenvolvimento sustentável
Lógica
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Parâmetros Curriculares Nacionais
Education
Sustainable development
Logic
Historical materialism
Dialectical materialism
National Curriculum Parameters
title_short A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
title_full A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
title_fullStr A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
title_full_unstemmed A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
title_sort A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
author Bueno, Aline Chitero [UNESP]
author_facet Bueno, Aline Chitero [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Aline Chitero [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desenvolvimento sustentável
Lógica
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Parâmetros Curriculares Nacionais
Education
Sustainable development
Logic
Historical materialism
Dialectical materialism
National Curriculum Parameters
topic Educação
Desenvolvimento sustentável
Lógica
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Parâmetros Curriculares Nacionais
Education
Sustainable development
Logic
Historical materialism
Dialectical materialism
National Curriculum Parameters
description Esta proposta de trabalho originou-se da constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do professor em sala de aula, através dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Dentre os temas assim considerados encontra-se o ―meio ambiente‖, o qual explicita uma concepção de desenvolvimento sustentável, entendida como o possível caminho para o enfrentamento da problemática ambiental atual. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a apropriação que o PCN realiza da concepção de desenvolvimento sustentável, bem como discutir seus limites e possibilidades frente à problemática ambiental. Esta pesquisa, de cunho teórico e bibliográfico, teve por ponto de partida aprofundar-se no conceito de desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento da concepção de desenvolvimento no modo de produção capitalista bem como a proposta de sustentabilidade que adjetiva o primeiro termo. Desta perspectiva verificou-se a seguinte contradição: desenvolvimento no capitalismo significa crescimento econômico, lucro, fundamentado na exploração do homem e da natureza; sustentabilidade inclui a preservação da natureza, a partir do uso racional dos recursos e qualidade de vida para todos. Diante de tal constatação vislumbrou-se que as discussões presentes nos PCN não contemplam tal contradição, apenas a tangenciam, propondo a utilização do termo sustentabilidade em detrimento ao desenvolvimento sustentável. Para esta análise abordou-se a questão a partir da contradição dialética entre as suas dimensões histórica, econômica e social no contexto ensino, com base nos fundamentos filosóficos, metodológicos e lógicos, expressos no...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-24
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Aline Chitero. A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais. 2010. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90115
000625169
bueno_ac_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5025114224560241
0000-0001-8507-8242
identifier_str_mv BUENO, Aline Chitero. A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais. 2010. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000625169
bueno_ac_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5025114224560241
0000-0001-8507-8242
url http://hdl.handle.net/11449/90115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129251182903296