A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90115 |
Resumo: | Esta proposta de trabalho originou-se da constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do professor em sala de aula, através dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Dentre os temas assim considerados encontra-se o ―meio ambiente‖, o qual explicita uma concepção de desenvolvimento sustentável, entendida como o possível caminho para o enfrentamento da problemática ambiental atual. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a apropriação que o PCN realiza da concepção de desenvolvimento sustentável, bem como discutir seus limites e possibilidades frente à problemática ambiental. Esta pesquisa, de cunho teórico e bibliográfico, teve por ponto de partida aprofundar-se no conceito de desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento da concepção de desenvolvimento no modo de produção capitalista bem como a proposta de sustentabilidade que adjetiva o primeiro termo. Desta perspectiva verificou-se a seguinte contradição: desenvolvimento no capitalismo significa crescimento econômico, lucro, fundamentado na exploração do homem e da natureza; sustentabilidade inclui a preservação da natureza, a partir do uso racional dos recursos e qualidade de vida para todos. Diante de tal constatação vislumbrou-se que as discussões presentes nos PCN não contemplam tal contradição, apenas a tangenciam, propondo a utilização do termo sustentabilidade em detrimento ao desenvolvimento sustentável. Para esta análise abordou-se a questão a partir da contradição dialética entre as suas dimensões histórica, econômica e social no contexto ensino, com base nos fundamentos filosóficos, metodológicos e lógicos, expressos no... |
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A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionaisEducaçãoDesenvolvimento sustentávelLógicaMaterialismo historicoMaterialismo dialeticoParâmetros Curriculares NacionaisEducationSustainable developmentLogicHistorical materialismDialectical materialismNational Curriculum ParametersEsta proposta de trabalho originou-se da constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do professor em sala de aula, através dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Dentre os temas assim considerados encontra-se o ―meio ambiente‖, o qual explicita uma concepção de desenvolvimento sustentável, entendida como o possível caminho para o enfrentamento da problemática ambiental atual. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a apropriação que o PCN realiza da concepção de desenvolvimento sustentável, bem como discutir seus limites e possibilidades frente à problemática ambiental. Esta pesquisa, de cunho teórico e bibliográfico, teve por ponto de partida aprofundar-se no conceito de desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento da concepção de desenvolvimento no modo de produção capitalista bem como a proposta de sustentabilidade que adjetiva o primeiro termo. Desta perspectiva verificou-se a seguinte contradição: desenvolvimento no capitalismo significa crescimento econômico, lucro, fundamentado na exploração do homem e da natureza; sustentabilidade inclui a preservação da natureza, a partir do uso racional dos recursos e qualidade de vida para todos. Diante de tal constatação vislumbrou-se que as discussões presentes nos PCN não contemplam tal contradição, apenas a tangenciam, propondo a utilização do termo sustentabilidade em detrimento ao desenvolvimento sustentável. Para esta análise abordou-se a questão a partir da contradição dialética entre as suas dimensões histórica, econômica e social no contexto ensino, com base nos fundamentos filosóficos, metodológicos e lógicos, expressos no...The purpose of this work was originated from the notice of the emphasis the discussion related to environmental issues has received in the media, the scientific community and also in the routine of teachers in class through transversal themes suggested in the National Curriculum Parameters – NCP (in Portuguese, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN). Among these so-called themes there is the ―environment‖, which exposes a conception of sustainable development that is understood as the possible way to facing the recent environmental debate. Thus, the goal of this work is to study the appropriation of sustainable development conception the NCP do, as well as to discuss its limits and possibilities related to environmental discussion. Having a theoretical e bibliographical basis, this research was initiated by going deeply in the concept of sustainable development. We started our work from the conception of development in the capitalist production mode, as well as the purpose of sustainability that qualifies the second term. From this perspective the following contradiction was perceived: development in capitalism means economic growing, profit, both based on human and nature exploitation; sustainability includes nature preservation by rational resources use and life quality for everyone. For this reasons, it was descried that the discussions of the NCP do not contemplate this contradiction, but merely allude to it, suggesting the use of the term sustainability instead of sustainable development. In order to proceed with this analysis, the problem was approached from the dialectical contradiction between its historical, economical and social dimensions in the teaching context, based on philosophical, methodological e logical fundaments expressed in dialectical historical materialism. It can be concluded that, despite the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Aline Chitero [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2010-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 f.application/pdfBUENO, Aline Chitero. A concepção de desenvolvimento sustentável nos parâmetros curriculares nacionais. 2010. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90115000625169bueno_ac_me_arafcl.pdf33004030079P250251142245602410000-0001-8507-8242Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90115Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:51.949141Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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