Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255742 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central o ecletismo na educação, partindo do pressuposto de que esse fenômeno vem avançando por influência das “pedagogias do aprender a aprender” (Duarte, 2001), alinhadas à ideologia neoliberal e pós-moderna. Teve-se como objetivo desenvolver uma análise teórica do ecletismo na educação, investigando os fundamentos e as justificativas apresentadas pelas pedagogias contemporâneas para a adoção do ecletismo como concepção teórica e forma de condução da prática pedagógica. Pretendeu-se buscar na Pedagogia Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para a crítica ao ecletismo pedagógico, pautando-se no Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, tomando como base textos que abordam o fenômeno do ecletismo na educação e autores das pedagogias do “aprender a aprender”. Espera-se que este estudo forneça aos alunos, professores e pesquisadores em educação, elementos teórico-metodológicos para a elaboração de reflexões críticas sobre o ecletismo educacional, reafirmando a necessidade de uma prática educativa fundamentada em uma teoria pedagógica sistematizada de forma coerente e consistente com a concepção de mundo à qual se vincula. |
id |
UNSP_6b8d9cfc0958314da72138adac6db9be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255742 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-CríticaCriticar el eclecticismo en la educación: un análisis basado en la Pedagogía Histórico-CríticaEcletismoTeorias PedagógicasPedagogia Histórico-CríticaEclecticismoTeorías pedagógicasPedagogía Histórico-CríticaO presente trabalho tem como tema central o ecletismo na educação, partindo do pressuposto de que esse fenômeno vem avançando por influência das “pedagogias do aprender a aprender” (Duarte, 2001), alinhadas à ideologia neoliberal e pós-moderna. Teve-se como objetivo desenvolver uma análise teórica do ecletismo na educação, investigando os fundamentos e as justificativas apresentadas pelas pedagogias contemporâneas para a adoção do ecletismo como concepção teórica e forma de condução da prática pedagógica. Pretendeu-se buscar na Pedagogia Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para a crítica ao ecletismo pedagógico, pautando-se no Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, tomando como base textos que abordam o fenômeno do ecletismo na educação e autores das pedagogias do “aprender a aprender”. Espera-se que este estudo forneça aos alunos, professores e pesquisadores em educação, elementos teórico-metodológicos para a elaboração de reflexões críticas sobre o ecletismo educacional, reafirmando a necessidade de uma prática educativa fundamentada em uma teoria pedagógica sistematizada de forma coerente e consistente com a concepção de mundo à qual se vincula.El tema central de este trabajo es el eclecticismo en la educación, partiendo del supuesto de que este fenómeno ha ido avanzando bajo la influencia de “pedagogías de aprender a aprender” (Duarte, 2001), alineadas con la ideología neoliberal y posmoderna. El objetivo fue desarrollar un análisis teórico del eclecticismo en educación, investigando los fundamentos y justificaciones que presentan las pedagogías contemporáneas para la adopción del eclecticismo como concepción teórica y forma de conducir la práctica pedagógica. Se pretendió buscar en la Pedagogía Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para criticar el eclecticismo pedagógico, guiándose en el Materialismo Histórico-Dialético. Se realizó una investigación teórico-conceptual, basada en textos que abordan el fenómeno del eclecticismo en la educación y autores de pedagogías de “aprender a aprender”. Se espera que este estudio proporcione a estudiantes, docentes e investigadores en educación elementos teórico-metodológicos para la elaboración de reflexiones críticas sobre el eclecticismo educativo, reafirmando la necesidad de una práctica educativa basada en una teoría pedagógica sistematizada de manera coherente y consistente con la concepción del mundo al que está vinculado.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Campos, Caio Fernando Rocha [UNESP]2024-05-23T23:28:43Z2024-05-23T23:28:43Z2024-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-24T06:20:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:40:39.363732Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica Criticar el eclecticismo en la educación: un análisis basado en la Pedagogía Histórico-Crítica |
title |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
spellingShingle |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica Campos, Caio Fernando Rocha [UNESP] Ecletismo Teorias Pedagógicas Pedagogia Histórico-Crítica Eclecticismo Teorías pedagógicas Pedagogía Histórico-Crítica |
title_short |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_fullStr |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full_unstemmed |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_sort |
Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
author |
Campos, Caio Fernando Rocha [UNESP] |
author_facet |
Campos, Caio Fernando Rocha [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Newton [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Caio Fernando Rocha [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecletismo Teorias Pedagógicas Pedagogia Histórico-Crítica Eclecticismo Teorías pedagógicas Pedagogía Histórico-Crítica |
topic |
Ecletismo Teorias Pedagógicas Pedagogia Histórico-Crítica Eclecticismo Teorías pedagógicas Pedagogía Histórico-Crítica |
description |
O presente trabalho tem como tema central o ecletismo na educação, partindo do pressuposto de que esse fenômeno vem avançando por influência das “pedagogias do aprender a aprender” (Duarte, 2001), alinhadas à ideologia neoliberal e pós-moderna. Teve-se como objetivo desenvolver uma análise teórica do ecletismo na educação, investigando os fundamentos e as justificativas apresentadas pelas pedagogias contemporâneas para a adoção do ecletismo como concepção teórica e forma de condução da prática pedagógica. Pretendeu-se buscar na Pedagogia Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para a crítica ao ecletismo pedagógico, pautando-se no Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, tomando como base textos que abordam o fenômeno do ecletismo na educação e autores das pedagogias do “aprender a aprender”. Espera-se que este estudo forneça aos alunos, professores e pesquisadores em educação, elementos teórico-metodológicos para a elaboração de reflexões críticas sobre o ecletismo educacional, reafirmando a necessidade de uma prática educativa fundamentada em uma teoria pedagógica sistematizada de forma coerente e consistente com a concepção de mundo à qual se vincula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-23T23:28:43Z 2024-05-23T23:28:43Z 2024-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/255742 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129346174451712 |