Capacitação docente na área de informática educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luciano [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho14.htm
http://hdl.handle.net/11449/148080
Resumo: A escola deve ser construída como um espaço de formação e informação, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de compreender e intervir em fenômenos sociais e culturais, garantindo o acesso às diferentes culturas e fazendo com que a aprendizagem de conteúdos favoreça a inserção de seus alunos em um amplo universo cultural e nas questões sociais que marcam os momentos históricos. Existe na atualidade uma nova concepção de Ensino Fundamental, onde se busca uma atuação pedagógica inovadora, que explora a heterogeneidade da clientela e procura diferentes maneiras de ensinar que assegure a efetiva aprendizagem. Esta nova concepção foi idealizada a partir das reflexões de que o professor convive com ritmos de aprendizagem diferentes, perfis cognitivos diversos, experiências de vidas distintas e com conhecimentos variados em um mesmo conjunto de pessoas, de maneira que, para respeitar a individualidade de cada aluno e ao mesmo tempo, manter um bom rendimento escolar, teria que repensar os procedimentos convencionais de ensino, de aprendizagem e de avaliação de aprendizagem. Neste contexto de importantes e rápidas transformações, tem-se exigido novas atitudes da família, dos alunos, da escola e principalmente do professor. Cabe ao professor ensinar por meio de estratégias distintas, visto a ineficácia de se oferecer tratamento homogêneo a um grupo diverso, cuidar para que alunos diferentes aprendam em igual medida qualitativa e quantitativa, e trabalhar para eliminar o grande número de ausência de alunos nas atividades escolares. Dentre as ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino, sabemos que a progressão continuada visa concentrar todo o empenho possível e mobilizar todos os recursos disponíveis para levar cada aluno a se beneficiar das atividades de ensino, de modo que se possa desenvolver afetiva, social e cognitivamente. Diante das discussões acima, é notado que todo o esforço possível e todos os recursos disponíveis devem ser promovidos para levar o aluno ao sucesso do aproveitamento escolar. Assim, a busca de novas ferramentas didáticas será de importante relevância para alcançar os objetivos traçados. Portanto, este projeto propôs auxiliar os professores da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio no uso de equipamentos computacionais existentes nas unidades escolares, familiarizando o professor com o computador e mostrando que a informática é mais um instrumento que pode lhe auxiliar na formação do processo de educação. Este projeto visou atender a progressão continuada, e assim colaborar com a construção de um ensino efetivo, conseqüente e promotor de aprendizagem, visando o resgate da função social da escola. Dentre as instituições formadoras de pessoal docente, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo escolheu a UNESP como uma das responsáveis pela execução do programa. A atuação junto às escolas de ensino básico, é um dos programas da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), visando a melhoria do trabalho aí realizado. As 32 horas de aula foram ministradas no Núcleo de Tecnologia do MEC, localizado na Delegacia de Ensino de Botucatu. Participaram 60 professores de várias escolas da região de Botucatu. As cidades atendidas com o projeto foram: Botucatu, Conchas, Pereira, Porangaba, Bofete, Laranjal Paulista, São Manuel, Areiópolis, Itatinga, Pratânia, Pardinho e Torre de Pedra. As aulas contaram com o auxílio de todos os recursos computacionais existentes e foram desenvolvidos trabalhos individuais e em grupos, trabalhando com softwares técnicos e educacionais, dependendo do objetivo de cada aula. Os tópicos do curso foram: Uso da Máquina, Windows 95, Word 97, PowerPoint 97, Aplicativos e Tutorial On Line. Os alunos foram avaliados pela assiduidade, pela observação do processo de aprendizagem e das habilidades adquiridas durante todo o curso.
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