Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locci, Valter [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marques, Emilia de Mendonca Rosa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp
http://hdl.handle.net/11449/135147
Resumo: Apresenta-se neste trabalho experiências obtidas através de 06 (seis) anos consecutivos de trabalho com a disciplina de Geometria Espacial em turmas de formação inicial de professores de matemática. A proposta de trabalho em grupos colaborativos se justifica pela necessidade atual de os professores em atividade utilizarem essa poderosa ferramenta como facilitadora da aprendizagem pessoal e dos estudantes sob sua orientação. Os alunos das várias turmas foram desafiados à tarefa de apresentarem, ao final da disciplina (semestre), um trabalho contendo: material escrito (capa, formatação, desenvolvimento do tema, cálculos, desenhos, resultados e referências), material concreto produzido com canudos e fitilho (sólidos construídos: acabamento, uniformização, montagem e medidas) e apresentação oral do grupo (arquivos de programas de apresentação). A metodologia proposta para a realização dessa tarefa em todas as turmas foi de grupos colaborativos, com em média 05 (cinco) alunos cada. Para a 1ª turma foi proposta a construção de “esqueletos” dos poliedros de Platão, com a maior aresta (canudinho) fixada. Cada grupo deveria observar uma propriedade dentre as seguintes: sólidos com a mesma área total; com o mesmo volume; com uma mesma esfera inscrita e com uma mesma esfera circunscrita. Todo material coletado dos grupos (escrito, construído ou digital/apresentação oral), está sendo devidamente catalogado, para então ser disponibilizado no Laboratório de Ensino de Matemática do referido curso. Os trabalhos propostos posteriormente foram gradativamente sendo mais desafiadores. O último trabalho proposto (2012) teve o seguinte tema: Poliedros Arquimedianos ou semirregulares.
id UNSP_6ba91881d337b16ceffde597e6b7952c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135147
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativosGeometria espacialGrupos colaborativosApresenta-se neste trabalho experiências obtidas através de 06 (seis) anos consecutivos de trabalho com a disciplina de Geometria Espacial em turmas de formação inicial de professores de matemática. A proposta de trabalho em grupos colaborativos se justifica pela necessidade atual de os professores em atividade utilizarem essa poderosa ferramenta como facilitadora da aprendizagem pessoal e dos estudantes sob sua orientação. Os alunos das várias turmas foram desafiados à tarefa de apresentarem, ao final da disciplina (semestre), um trabalho contendo: material escrito (capa, formatação, desenvolvimento do tema, cálculos, desenhos, resultados e referências), material concreto produzido com canudos e fitilho (sólidos construídos: acabamento, uniformização, montagem e medidas) e apresentação oral do grupo (arquivos de programas de apresentação). A metodologia proposta para a realização dessa tarefa em todas as turmas foi de grupos colaborativos, com em média 05 (cinco) alunos cada. Para a 1ª turma foi proposta a construção de “esqueletos” dos poliedros de Platão, com a maior aresta (canudinho) fixada. Cada grupo deveria observar uma propriedade dentre as seguintes: sólidos com a mesma área total; com o mesmo volume; com uma mesma esfera inscrita e com uma mesma esfera circunscrita. Todo material coletado dos grupos (escrito, construído ou digital/apresentação oral), está sendo devidamente catalogado, para então ser disponibilizado no Laboratório de Ensino de Matemática do referido curso. Os trabalhos propostos posteriormente foram gradativamente sendo mais desafiadores. O último trabalho proposto (2012) teve o seguinte tema: Poliedros Arquimedianos ou semirregulares.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo C. Coubbe, 1-14, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo C. Coubbe, 1-14, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Locci, Valter [UNESP]Marques, Emilia de Mendonca Rosa [UNESP]2016-03-02T12:59:57Z2016-03-02T12:59:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-6application/pdfhttp://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jspRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-6, 2013.2316-9664http://hdl.handle.net/11449/135147ISSN2316-9664-2013-02-02-01-06.pdf94879277544104741257970283210560Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:11:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:11:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
title Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
spellingShingle Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
Locci, Valter [UNESP]
Geometria espacial
Grupos colaborativos
title_short Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
title_full Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
title_fullStr Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
title_full_unstemmed Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
title_sort Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos
author Locci, Valter [UNESP]
author_facet Locci, Valter [UNESP]
Marques, Emilia de Mendonca Rosa [UNESP]
author_role author
author2 Marques, Emilia de Mendonca Rosa [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Locci, Valter [UNESP]
Marques, Emilia de Mendonca Rosa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria espacial
Grupos colaborativos
topic Geometria espacial
Grupos colaborativos
description Apresenta-se neste trabalho experiências obtidas através de 06 (seis) anos consecutivos de trabalho com a disciplina de Geometria Espacial em turmas de formação inicial de professores de matemática. A proposta de trabalho em grupos colaborativos se justifica pela necessidade atual de os professores em atividade utilizarem essa poderosa ferramenta como facilitadora da aprendizagem pessoal e dos estudantes sob sua orientação. Os alunos das várias turmas foram desafiados à tarefa de apresentarem, ao final da disciplina (semestre), um trabalho contendo: material escrito (capa, formatação, desenvolvimento do tema, cálculos, desenhos, resultados e referências), material concreto produzido com canudos e fitilho (sólidos construídos: acabamento, uniformização, montagem e medidas) e apresentação oral do grupo (arquivos de programas de apresentação). A metodologia proposta para a realização dessa tarefa em todas as turmas foi de grupos colaborativos, com em média 05 (cinco) alunos cada. Para a 1ª turma foi proposta a construção de “esqueletos” dos poliedros de Platão, com a maior aresta (canudinho) fixada. Cada grupo deveria observar uma propriedade dentre as seguintes: sólidos com a mesma área total; com o mesmo volume; com uma mesma esfera inscrita e com uma mesma esfera circunscrita. Todo material coletado dos grupos (escrito, construído ou digital/apresentação oral), está sendo devidamente catalogado, para então ser disponibilizado no Laboratório de Ensino de Matemática do referido curso. Os trabalhos propostos posteriormente foram gradativamente sendo mais desafiadores. O último trabalho proposto (2012) teve o seguinte tema: Poliedros Arquimedianos ou semirregulares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T12:59:57Z
2016-03-02T12:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp
Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-6, 2013.
2316-9664
http://hdl.handle.net/11449/135147
ISSN2316-9664-2013-02-02-01-06.pdf
9487927754410474
1257970283210560
url http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp
http://hdl.handle.net/11449/135147
identifier_str_mv Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-6, 2013.
2316-9664
ISSN2316-9664-2013-02-02-01-06.pdf
9487927754410474
1257970283210560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-6
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789608481652736