Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Luiza Decanini Miranda de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181981
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), cuja patogênese é multifatorial, apresenta a tríade de sintomas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. Queixa frequente nessa população, os distúrbios do sono podem ser indicativos de problemas na ritmicidade circadiana e decorrer em problemas comportamentais, de cognição e de humor. Com o intuito de contribuir para o conhecimento das bases biológicas e das características clínicas no TDAH o objetivo deste estudo foi investigar possíveis correlações entre o comportamento, parâmetros do ritmo atividade/repouso, sono/vigília e a presença de distúrbios de sono em crianças com TDAH. Os dados comportamentais foram avaliados por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ); os parâmetros de atividade/repouso e sono/vigília por meio da actigrafia e a presença de distúrbios de sono por meio da Escala de Distúrbios de Sono para Crianças (EDSC). Participaram do estudo 27 crianças de sete a 12 anos de idade sendo 15 delas com diagnóstico de TDAH e 12 crianças com desenvolvimento típico. Os resultados mostraram que no escore total do SDQ 13,4% das crianças do grupo TDAH obtiveram pontuação para classificação normal, 33,3% limítrofe e 53,3% anormal enquanto 75% das crianças do grupo controle apresentaram pontuação total para classificação normal, 8,4% limítrofe e 16,6% anormal. No escore total da EDSC 66,6% das crianças com TDAH apresentaram distúrbios do sono. No grupo controle as crianças não apresentaram indicativo de distúrbio de sono. Nas subescalas da EDSC 40% das crianças do grupo TDAH apresentaram indicativo de Distúrbio de início e manutenção do sono, 20% de Distúrbio respiratório de sono, 13,3% de Distúrbio do despertar, 13,3% de Distúrbio de transição sono-vigília, 20% de Sonolência excessiva diurna, 33,3% de Hiperidrose de sono. Não houve diferença nos parâmetros analisados entre crianças TDAH do tipo desatento e TDAH do tipo combinado. As subescalas da ESDC e SDQ mostraram correlações entre o distúrbio de início e manutenção do sono e as subescalas de comportamento: escala de sintomas emocionais, hiperatividade, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pró-social. O distúrbio do despertar apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pró-social. Os distúrbios respiratórios do sono apresentaram correlações com a escala de comportamento pró-social. O distúrbio de transição sono-vigília apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade, comportamento pró-social; sonolência excessiva diurna e problemas de relacionamento com colegas. A Hiperidrose de sono apresentou correlação apenas com a subescala de sintomas emocionais. O escore total da EDSC apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade e problemas de relacionamento com colegas. Conclusão: Os resultados do presente estudo permitem concluir que crianças com TDAH apresentam maior índice de problemas comportamentais e de distúrbios de sono do que crianças com desenvolvimento típico. Além disso, quanto mais grave os distúrbios de inicio e manutenção de sono e hiperhidrose de sono, mais grave os problemas comportamentais representados por sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade e problemas de relacionamento com os colegas.
id UNSP_6c904d0ae7a3c05e0c1fcd76a75f2262
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181981
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeBehavior and sleep in children with attention deficit hyperactivity disorderTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeCiclo sono-vigíliaNeurodesenvolvimentoComportamentoAttention-deficit hyperactivity disorderSleep-wake cycleNeurodevelopmentBehaviorO Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), cuja patogênese é multifatorial, apresenta a tríade de sintomas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. Queixa frequente nessa população, os distúrbios do sono podem ser indicativos de problemas na ritmicidade circadiana e decorrer em problemas comportamentais, de cognição e de humor. Com o intuito de contribuir para o conhecimento das bases biológicas e das características clínicas no TDAH o objetivo deste estudo foi investigar possíveis correlações entre o comportamento, parâmetros do ritmo atividade/repouso, sono/vigília e a presença de distúrbios de sono em crianças com TDAH. Os dados comportamentais foram avaliados por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ); os parâmetros de atividade/repouso e sono/vigília por meio da actigrafia e a presença de distúrbios de sono por meio da Escala de Distúrbios de Sono para Crianças (EDSC). Participaram do estudo 27 crianças de sete a 12 anos de idade sendo 15 delas com diagnóstico de TDAH e 12 crianças com desenvolvimento típico. Os resultados mostraram que no escore total do SDQ 13,4% das crianças do grupo TDAH obtiveram pontuação para classificação normal, 33,3% limítrofe e 53,3% anormal enquanto 75% das crianças do grupo controle apresentaram pontuação total para classificação normal, 8,4% limítrofe e 16,6% anormal. No escore total da EDSC 66,6% das crianças com TDAH apresentaram distúrbios do sono. No grupo controle as crianças não apresentaram indicativo de distúrbio de sono. Nas subescalas da EDSC 40% das crianças do grupo TDAH apresentaram indicativo de Distúrbio de início e manutenção do sono, 20% de Distúrbio respiratório de sono, 13,3% de Distúrbio do despertar, 13,3% de Distúrbio de transição sono-vigília, 20% de Sonolência excessiva diurna, 33,3% de Hiperidrose de sono. Não houve diferença nos parâmetros analisados entre crianças TDAH do tipo desatento e TDAH do tipo combinado. As subescalas da ESDC e SDQ mostraram correlações entre o distúrbio de início e manutenção do sono e as subescalas de comportamento: escala de sintomas emocionais, hiperatividade, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pró-social. O distúrbio do despertar apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pró-social. Os distúrbios respiratórios do sono apresentaram correlações com a escala de comportamento pró-social. O distúrbio de transição sono-vigília apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade, comportamento pró-social; sonolência excessiva diurna e problemas de relacionamento com colegas. A Hiperidrose de sono apresentou correlação apenas com a subescala de sintomas emocionais. O escore total da EDSC apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade e problemas de relacionamento com colegas. Conclusão: Os resultados do presente estudo permitem concluir que crianças com TDAH apresentam maior índice de problemas comportamentais e de distúrbios de sono do que crianças com desenvolvimento típico. Além disso, quanto mais grave os distúrbios de inicio e manutenção de sono e hiperhidrose de sono, mais grave os problemas comportamentais representados por sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade e problemas de relacionamento com os colegas.Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), pathogenesis is multifactorial, presents a triad of symptoms: hyperactivity, inattention and impulsivity. The frequencies in this population, sleep disorders may be indicative of problems in rhythmicity and behavioral, cognitive and mood behaviors. In order to contribute to the knowledge of the biological bases and clinical characteristics in ADHD, the objective of this study were to investigate correlations between behaviors, activity / rest cycle, sleep / wake cycle and sleep disorder in children with ADHD. Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); The parameters rhythm of activity / sleep / sleep-wake through the Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC). Twenty-seven children, seven to 12 years of age, 15 of them with a diagnosis of ADHD and 12 children with typical development participated in the study. The results of the total SDQ score were 13.3% of the children in the ADHD group were classified as normal, 33.3% and the percentage of abnormal children were 53.3% of the children in the total control group for the normal classification , 8.4% borderline and 16.6% abnormal. The total score EDSC 66.6% of children with ADHD sleep disorders. In the control group, children are not indicative of sleep disorders. In SDSC subscales, 40% of the children in the ADHD group the indicative of disorders of initiating and maintaining sleep, 20% sleep disordered breathing, 13.3% of the disorders of the awakening, 13.3% of the disturbance of sleep-wake, 20% disorders of excessive somnolence, 33.3% sleep hyperhidrosis. There was no difference in the parameters analyzed between ADHD children of the inattentive type and ADHD of the combined type. The SDSC and SDQ subscales showed correlations between sleep onset and maintenance disorder and behavior subscales: emotional problems scale, hyperactivity, peer problems scale, and prosocial scale. The disorders of arousal presented correlations with behavior subscales: emotional problems, hyperactivity, peer problems and prosocial. Sleep disordered breathing had correlations with the scale of prosocial. The sleep-wake transition disorder presented correlations with behavioral subscales: emotional problems, hyperactivity, pro-social; disorders of excessive somnolence and peer problems. Sleep hyperhidrosis presented correlation only with the subscale of emotional problems. SDSC total score correlated with behavioral subscales: emotional symptoms, hyperactivity, and peer problems scale. Conclusion: The results of the present study allow us to conclude that children with ADHD present a greater index of behavioral problems and of sleep disorders than children with typical development. In addition, the more severe the disorders of initiating and maintaining sleep and sleep hyperhidrosis, the more severe the behavioral problems represented by problems of conduct, hyperactivity and peer problems.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinato, Luciana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Ana Luiza Decanini Miranda de [UNESP]2019-05-09T19:32:27Z2019-05-09T19:32:27Z2019-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18198100091626633004110045P78372363591179624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Behavior and sleep in children with attention deficit hyperactivity disorder
title Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
spellingShingle Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Souza, Ana Luiza Decanini Miranda de [UNESP]
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Ciclo sono-vigília
Neurodesenvolvimento
Comportamento
Attention-deficit hyperactivity disorder
Sleep-wake cycle
Neurodevelopment
Behavior
title_short Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_full Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_fullStr Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_full_unstemmed Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
title_sort Comportamento e sono em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
author Souza, Ana Luiza Decanini Miranda de [UNESP]
author_facet Souza, Ana Luiza Decanini Miranda de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinato, Luciana [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Luiza Decanini Miranda de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Ciclo sono-vigília
Neurodesenvolvimento
Comportamento
Attention-deficit hyperactivity disorder
Sleep-wake cycle
Neurodevelopment
Behavior
topic Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Ciclo sono-vigília
Neurodesenvolvimento
Comportamento
Attention-deficit hyperactivity disorder
Sleep-wake cycle
Neurodevelopment
Behavior
description O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), cuja patogênese é multifatorial, apresenta a tríade de sintomas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. Queixa frequente nessa população, os distúrbios do sono podem ser indicativos de problemas na ritmicidade circadiana e decorrer em problemas comportamentais, de cognição e de humor. Com o intuito de contribuir para o conhecimento das bases biológicas e das características clínicas no TDAH o objetivo deste estudo foi investigar possíveis correlações entre o comportamento, parâmetros do ritmo atividade/repouso, sono/vigília e a presença de distúrbios de sono em crianças com TDAH. Os dados comportamentais foram avaliados por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ); os parâmetros de atividade/repouso e sono/vigília por meio da actigrafia e a presença de distúrbios de sono por meio da Escala de Distúrbios de Sono para Crianças (EDSC). Participaram do estudo 27 crianças de sete a 12 anos de idade sendo 15 delas com diagnóstico de TDAH e 12 crianças com desenvolvimento típico. Os resultados mostraram que no escore total do SDQ 13,4% das crianças do grupo TDAH obtiveram pontuação para classificação normal, 33,3% limítrofe e 53,3% anormal enquanto 75% das crianças do grupo controle apresentaram pontuação total para classificação normal, 8,4% limítrofe e 16,6% anormal. No escore total da EDSC 66,6% das crianças com TDAH apresentaram distúrbios do sono. No grupo controle as crianças não apresentaram indicativo de distúrbio de sono. Nas subescalas da EDSC 40% das crianças do grupo TDAH apresentaram indicativo de Distúrbio de início e manutenção do sono, 20% de Distúrbio respiratório de sono, 13,3% de Distúrbio do despertar, 13,3% de Distúrbio de transição sono-vigília, 20% de Sonolência excessiva diurna, 33,3% de Hiperidrose de sono. Não houve diferença nos parâmetros analisados entre crianças TDAH do tipo desatento e TDAH do tipo combinado. As subescalas da ESDC e SDQ mostraram correlações entre o distúrbio de início e manutenção do sono e as subescalas de comportamento: escala de sintomas emocionais, hiperatividade, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pró-social. O distúrbio do despertar apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pró-social. Os distúrbios respiratórios do sono apresentaram correlações com a escala de comportamento pró-social. O distúrbio de transição sono-vigília apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade, comportamento pró-social; sonolência excessiva diurna e problemas de relacionamento com colegas. A Hiperidrose de sono apresentou correlação apenas com a subescala de sintomas emocionais. O escore total da EDSC apresentou correlações com as subescalas de comportamento: sintomas emocionais, hiperatividade e problemas de relacionamento com colegas. Conclusão: Os resultados do presente estudo permitem concluir que crianças com TDAH apresentam maior índice de problemas comportamentais e de distúrbios de sono do que crianças com desenvolvimento típico. Além disso, quanto mais grave os distúrbios de inicio e manutenção de sono e hiperhidrose de sono, mais grave os problemas comportamentais representados por sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade e problemas de relacionamento com os colegas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-09T19:32:27Z
2019-05-09T19:32:27Z
2019-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181981
000916266
33004110045P7
8372363591179624
url http://hdl.handle.net/11449/181981
identifier_str_mv 000916266
33004110045P7
8372363591179624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128137552199680