Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Anielli Fabiola Gavioli
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de, Cardoso, Arnaldo Alves [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/
http://hdl.handle.net/11449/123517
Resumo: Dissolution representations in Chemistry textbooks: the case of PNLEM. In Chemistry education, so as in other sciences, the use of images is fundamental in the process of teaching and learning. By virtue of this, the textbooks can be a vehicle of such importance, therefore contributing with many images and representations. In this context, the present work has as objective to promote the analysis of the six books approved by the “Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, (PNLEM)”, being the main subject of investigation, the dissolution phenomena. Although the recognized importance of opperate in the theoretical and conceptual level to understand chemistry phenomena, our results suggest the need of greater reflection concerning the emphasis attributed to this hability. And so, this paper has as purpose contributing in the reflection of the professor during the choice and use of the LDs and in the process of evaluation of the same.
id UNSP_6cbc6832ebef3110849b7daf4e051f3c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/123517
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEMLivros didáticosPNLEMRepresentações em nível teórico-conceitualTextbooksPNLEMTheoretical-conceptual representationsDissolution representations in Chemistry textbooks: the case of PNLEM. In Chemistry education, so as in other sciences, the use of images is fundamental in the process of teaching and learning. By virtue of this, the textbooks can be a vehicle of such importance, therefore contributing with many images and representations. In this context, the present work has as objective to promote the analysis of the six books approved by the “Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, (PNLEM)”, being the main subject of investigation, the dissolution phenomena. Although the recognized importance of opperate in the theoretical and conceptual level to understand chemistry phenomena, our results suggest the need of greater reflection concerning the emphasis attributed to this hability. And so, this paper has as purpose contributing in the reflection of the professor during the choice and use of the LDs and in the process of evaluation of the same.No ensino de química, bem como no de outras ciências naturais, o uso das imagens é fundamental para melhorar o entendimento de conceitos, de forma que, nos livros didáticos (LDs), sua presença garante a qualidade do material impresso tanto sob o aspecto didático como visual. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo promover a análise de LDs de química no que se refere à presença e forma de apresentação de representações que valorizam o entendimento em nível teórico-conceitual. Em vista do grande número de obras disponíveis, a análise foi limitada às seis obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), sendo o fenômeno de dissolução considerado foco da investigação comparada. Apesar da reconhecida importância da função da imagem, especialmente concernente à representação em nível teórico-conceital para a compreensão de fenômenos químicos, os resultados sugerem a necessidade de maior reflexão acerca da ênfase e forma de utilização dessa estratégia. Dessa forma, pretende-se, com esse artigo, contribuir para a reflexão acerca da escolha e utilização dos LDs, bem como de seu processo de avaliação.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química Analítica, Instituto de Química de Araraquara, Araraquara, Rua Francisco Degni s/n, Quitandinha, CEP 14800-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química Analítica, Instituto de Química de Araraquara, Araraquara, Rua Francisco Degni s/n, Quitandinha, CEP 14800-900, SP, BrasilDepartamento de Química Analítica do Instituto de Química da UNESP-Araraquara.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lemes, Anielli Fabiola GavioliSouza, Karina Aparecida de Freitas Dias deCardoso, Arnaldo Alves [UNESP]2015-05-15T13:30:20Z2015-05-15T13:30:20Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article184-190http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010.0104-8899http://hdl.handle.net/11449/12351791651098404148377203287970703191Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporQuímica Nova na Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T20:42:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T20:42:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
title Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
spellingShingle Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
Lemes, Anielli Fabiola Gavioli
Livros didáticos
PNLEM
Representações em nível teórico-conceitual
Textbooks
PNLEM
Theoretical-conceptual representations
title_short Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
title_full Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
title_fullStr Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
title_full_unstemmed Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
title_sort Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
author Lemes, Anielli Fabiola Gavioli
author_facet Lemes, Anielli Fabiola Gavioli
Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de
Cardoso, Arnaldo Alves [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de
Cardoso, Arnaldo Alves [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Anielli Fabiola Gavioli
Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de
Cardoso, Arnaldo Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
PNLEM
Representações em nível teórico-conceitual
Textbooks
PNLEM
Theoretical-conceptual representations
topic Livros didáticos
PNLEM
Representações em nível teórico-conceitual
Textbooks
PNLEM
Theoretical-conceptual representations
description Dissolution representations in Chemistry textbooks: the case of PNLEM. In Chemistry education, so as in other sciences, the use of images is fundamental in the process of teaching and learning. By virtue of this, the textbooks can be a vehicle of such importance, therefore contributing with many images and representations. In this context, the present work has as objective to promote the analysis of the six books approved by the “Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, (PNLEM)”, being the main subject of investigation, the dissolution phenomena. Although the recognized importance of opperate in the theoretical and conceptual level to understand chemistry phenomena, our results suggest the need of greater reflection concerning the emphasis attributed to this hability. And so, this paper has as purpose contributing in the reflection of the professor during the choice and use of the LDs and in the process of evaluation of the same.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-05-15T13:30:20Z
2015-05-15T13:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/
Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010.
0104-8899
http://hdl.handle.net/11449/123517
9165109840414837
7203287970703191
url http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/
http://hdl.handle.net/11449/123517
identifier_str_mv Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010.
0104-8899
9165109840414837
7203287970703191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Química Nova na Escola
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184-190
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649530668777472