Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/ http://hdl.handle.net/11449/123517 |
Resumo: | Dissolution representations in Chemistry textbooks: the case of PNLEM. In Chemistry education, so as in other sciences, the use of images is fundamental in the process of teaching and learning. By virtue of this, the textbooks can be a vehicle of such importance, therefore contributing with many images and representations. In this context, the present work has as objective to promote the analysis of the six books approved by the “Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, (PNLEM)”, being the main subject of investigation, the dissolution phenomena. Although the recognized importance of opperate in the theoretical and conceptual level to understand chemistry phenomena, our results suggest the need of greater reflection concerning the emphasis attributed to this hability. And so, this paper has as purpose contributing in the reflection of the professor during the choice and use of the LDs and in the process of evaluation of the same. |
id |
UNSP_6cbc6832ebef3110849b7daf4e051f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/123517 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEMLivros didáticosPNLEMRepresentações em nível teórico-conceitualTextbooksPNLEMTheoretical-conceptual representationsDissolution representations in Chemistry textbooks: the case of PNLEM. In Chemistry education, so as in other sciences, the use of images is fundamental in the process of teaching and learning. By virtue of this, the textbooks can be a vehicle of such importance, therefore contributing with many images and representations. In this context, the present work has as objective to promote the analysis of the six books approved by the “Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, (PNLEM)”, being the main subject of investigation, the dissolution phenomena. Although the recognized importance of opperate in the theoretical and conceptual level to understand chemistry phenomena, our results suggest the need of greater reflection concerning the emphasis attributed to this hability. And so, this paper has as purpose contributing in the reflection of the professor during the choice and use of the LDs and in the process of evaluation of the same.No ensino de química, bem como no de outras ciências naturais, o uso das imagens é fundamental para melhorar o entendimento de conceitos, de forma que, nos livros didáticos (LDs), sua presença garante a qualidade do material impresso tanto sob o aspecto didático como visual. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo promover a análise de LDs de química no que se refere à presença e forma de apresentação de representações que valorizam o entendimento em nível teórico-conceitual. Em vista do grande número de obras disponíveis, a análise foi limitada às seis obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), sendo o fenômeno de dissolução considerado foco da investigação comparada. Apesar da reconhecida importância da função da imagem, especialmente concernente à representação em nível teórico-conceital para a compreensão de fenômenos químicos, os resultados sugerem a necessidade de maior reflexão acerca da ênfase e forma de utilização dessa estratégia. Dessa forma, pretende-se, com esse artigo, contribuir para a reflexão acerca da escolha e utilização dos LDs, bem como de seu processo de avaliação.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química Analítica, Instituto de Química de Araraquara, Araraquara, Rua Francisco Degni s/n, Quitandinha, CEP 14800-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química Analítica, Instituto de Química de Araraquara, Araraquara, Rua Francisco Degni s/n, Quitandinha, CEP 14800-900, SP, BrasilDepartamento de Química Analítica do Instituto de Química da UNESP-Araraquara.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lemes, Anielli Fabiola GavioliSouza, Karina Aparecida de Freitas Dias deCardoso, Arnaldo Alves [UNESP]2015-05-15T13:30:20Z2015-05-15T13:30:20Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article184-190http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010.0104-8899http://hdl.handle.net/11449/12351791651098404148377203287970703191Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporQuímica Nova na Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T20:42:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:02:49.098759Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM |
title |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM |
spellingShingle |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM Lemes, Anielli Fabiola Gavioli Livros didáticos PNLEM Representações em nível teórico-conceitual Textbooks PNLEM Theoretical-conceptual representations |
title_short |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM |
title_full |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM |
title_fullStr |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM |
title_full_unstemmed |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM |
title_sort |
Representações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEM |
author |
Lemes, Anielli Fabiola Gavioli |
author_facet |
Lemes, Anielli Fabiola Gavioli Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de Cardoso, Arnaldo Alves [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de Cardoso, Arnaldo Alves [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Anielli Fabiola Gavioli Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de Cardoso, Arnaldo Alves [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos PNLEM Representações em nível teórico-conceitual Textbooks PNLEM Theoretical-conceptual representations |
topic |
Livros didáticos PNLEM Representações em nível teórico-conceitual Textbooks PNLEM Theoretical-conceptual representations |
description |
Dissolution representations in Chemistry textbooks: the case of PNLEM. In Chemistry education, so as in other sciences, the use of images is fundamental in the process of teaching and learning. By virtue of this, the textbooks can be a vehicle of such importance, therefore contributing with many images and representations. In this context, the present work has as objective to promote the analysis of the six books approved by the “Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, (PNLEM)”, being the main subject of investigation, the dissolution phenomena. Although the recognized importance of opperate in the theoretical and conceptual level to understand chemistry phenomena, our results suggest the need of greater reflection concerning the emphasis attributed to this hability. And so, this paper has as purpose contributing in the reflection of the professor during the choice and use of the LDs and in the process of evaluation of the same. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-05-15T13:30:20Z 2015-05-15T13:30:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/ Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010. 0104-8899 http://hdl.handle.net/11449/123517 9165109840414837 7203287970703191 |
url |
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/ http://hdl.handle.net/11449/123517 |
identifier_str_mv |
Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010. 0104-8899 9165109840414837 7203287970703191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Química Nova na Escola |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
184-190 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128599306272768 |