Formas de vida e acontecimentos em contos de Rubem Fonseca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Renata Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180491
Resumo: Fundamentada nos pressupostos da Semiótica Francesa, a presente pesquisa tem como corpus contos do autor brasileiro contemporâneo Rubem Fonseca presentes nos livros Feliz ano novo, com a primeira publicação no ano de 1975, Amálgama, publicado em 2013, e Calibre 22, lançado em 2017. Pretende-se investigar como se configuram as formas de vida dos atores do enunciado, os quais como sujeitos do nível narrativo se encontram em sincretismo com os narradores dos contos, e que executam performances que rompem com os comportamentos em uso requeridos por determinado grupo social e instauram um modo de ser individual; assim como os acontecimentos, na perspectiva da semiótica tensiva, que abalam as práticas semióticas estabelecidas e permitem entrever novas formas de vida, baseadas no confronto entre uma moral social e uma ética pessoal. Observa-se que há um desencontro entre o ser e o parecer desses sujeitos, bem como um conflito entre a moral coletiva e a ética pessoal, o que coloca em relação formas de vida convencionais e subversivas. A pesquisa baseia-se na hipótese de que tais acontecimentos, representantes de fatos absurdos do ponto de vista da moral social, irrompem no âmbito da enunciação, atingindo, principalmente, o enunciatário-leitor. Ademais, a recorrência de determinadas características, como a representação de situações inusitadas e absurdas, permitiria identificar a forma de vida do insólito como modo de ser da produção artística do ator da enunciação Rubem Fonseca. Para proceder à análise dos textos constituintes do corpus desta pesquisa, tem-se como embasamento teórico e metodológico a semiótica greimasiana. Prioriza-se a narratividade subjacente a todo e qualquer texto, como prevê a tradição semiótica, os estudos sobre os conceitos “Formas de vida”, segundo Algirdas Julien Greimas e Jacques Fontanille, e “Práxis enunciativa”, de acordo com Jacques Fontanille e Denis Bertrand. Recorre-se também a desdobramentos mais recentes, como os estudos da semiótica tensiva, elaborados principalmente por Claude Zilberberg. Esta pesquisa se justifica, pois, sob esse ponto de vista teórico, o estudo do texto literário constituir-se-á em material para estudo e compreensão de aspectos da cultura brasileira e mais especificamente do homem brasileiro contemporâneo, dado que permite o resgate de práticas semióticas que ocorrem entre sujeitos ou mesmo entre sujeitos e objetos, práticas essas que são fundamentais para imprimirem modos de fazer, pensar e sentir o cotidiano.
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Pretende-se investigar como se configuram as formas de vida dos atores do enunciado, os quais como sujeitos do nível narrativo se encontram em sincretismo com os narradores dos contos, e que executam performances que rompem com os comportamentos em uso requeridos por determinado grupo social e instauram um modo de ser individual; assim como os acontecimentos, na perspectiva da semiótica tensiva, que abalam as práticas semióticas estabelecidas e permitem entrever novas formas de vida, baseadas no confronto entre uma moral social e uma ética pessoal. Observa-se que há um desencontro entre o ser e o parecer desses sujeitos, bem como um conflito entre a moral coletiva e a ética pessoal, o que coloca em relação formas de vida convencionais e subversivas. A pesquisa baseia-se na hipótese de que tais acontecimentos, representantes de fatos absurdos do ponto de vista da moral social, irrompem no âmbito da enunciação, atingindo, principalmente, o enunciatário-leitor. Ademais, a recorrência de determinadas características, como a representação de situações inusitadas e absurdas, permitiria identificar a forma de vida do insólito como modo de ser da produção artística do ator da enunciação Rubem Fonseca. Para proceder à análise dos textos constituintes do corpus desta pesquisa, tem-se como embasamento teórico e metodológico a semiótica greimasiana. Prioriza-se a narratividade subjacente a todo e qualquer texto, como prevê a tradição semiótica, os estudos sobre os conceitos “Formas de vida”, segundo Algirdas Julien Greimas e Jacques Fontanille, e “Práxis enunciativa”, de acordo com Jacques Fontanille e Denis Bertrand. Recorre-se também a desdobramentos mais recentes, como os estudos da semiótica tensiva, elaborados principalmente por Claude Zilberberg. Esta pesquisa se justifica, pois, sob esse ponto de vista teórico, o estudo do texto literário constituir-se-á em material para estudo e compreensão de aspectos da cultura brasileira e mais especificamente do homem brasileiro contemporâneo, dado que permite o resgate de práticas semióticas que ocorrem entre sujeitos ou mesmo entre sujeitos e objetos, práticas essas que são fundamentais para imprimirem modos de fazer, pensar e sentir o cotidiano.Based on the assumptions of French Semiotics, the present research examines short stories by the Brazilian contemporary author Rubem Fonseca, the narratives having been selected from the books Feliz ano novo, first published in 1975, Amálgama, published in 2013, and Calibre 22, launched in 2017. The research intends to investigate how the forms of life of the actors of the stories are configured, considering that those actors are subjects from the narrative level in syncretism with the narrators of the stories, subjects who execute performances that breach with the required behaviors in a particular social group and who establish an individual way of being. The research also intends to investigate the events, from the perspective of Tensive Semiotics, which undermine the established semiotic practices and permit to glimpse new forms of life, based on the conflict between a social morality and a personal ethic. In this way, we observe that there is a disagreement between the being and the appearing of these subjects, as well as a conflict between the social morality and the personal ethic, what finally puts into perspective conventional and subversive forms of life. The study bases itself on the hypothesis that the events, which are representative of the absurd facts seen from the point of view of social morality, irrupt in the sphere of enunciation especially achieving the enunciatee-reader. Moreover, the recurrence of certain characteristics, such as the representation of unusual and absurd situations, allow us to identify the form of life of the “odd” as a way of being of the artistic production of the actor of enunciation Rubem Fonseca. To proceed with the analysis of the texts of the corpus, we use French Semiotics as the theoretical and methodological basis. We prioritize the underlying narrativity of each text, as indicated by the semiotic tradition, the studies of the concept of “Form of Life”, by Algirdas Julien Greimas and Jacques Fontanille, and of the concept of “Enunciative praxis”, by Jacques Fontanille and Denis Bertrand as well. We also resort to recent developments, like the studies of Tensive Semiotics, elaborated mainly by Jacques Fontanille and Claude Zilberberg. This research is justified for the reason that from the theoretical point of view adopted, the study of the literary text will constitute itself a material for the studying and the understanding of the aspects of the Brazilian culture and, more specifically, of the Brazilian contemporary man. This can be confirmed by the fact that it permits the revival of semiotic practices that happen between subjects or even between subjects and objects and which are essential to infuse ways of doing, thinking and feeling the daily life.Établie par les hypothèses de la théorie Sémiotique Française, cette recherche a comme corpus les contes de l’auteur brésilien contemporain Rubem Fonseca dans les livres Feliz ano novo, publié en 1975, Amálgama, publié en 2013 et Calibre 22, publié en 2017. Par conséquent, nous avons comme but d’investiguer comment se configurent les formes de vie des acteurs dans les contes qui, en tant que sujets du niveau narratif, sont en syncrétisme avec les narrateurs des récits et qui exécutent des performances qui rompent avec les comportements requis en service à un certain groupe social et instaurent un mode d’être individuel ; ainsi bien que les événements, selon la perspective de la Sémiotique Tensive, qui déséquilibrent les pratiques sémiotiques établies et permettent d’entrevoir les nouvelles formes de vie, fondées sur la confrontation entre une morale sociale et une éthique personnelle. Par ailleurs, on peut observer un décalage entre l'être et le paraître de ces sujets, ainsi qu'un conflit entre la morale collective et l'éthique personnelle, qui se rapporte aux formes de vie conventionnelles et subversives. La recherche repose sur l'hypothèse de que tels événements, représentant des faits absurdes du point de vue de la morale sociale, éclatent dans le cadre de l'énonciation, atteignant surtout l’énonciataire-lecteur. En outre, la récurrence de certaines caractéristiques, telles que la représentation de situations inhabituelles et absurdes, permettrait d’identifier la forme de vie de l’insolite comme mode d’être de la production artistique de l’acteur de l’énonciation Rubem Fonseca. Afin d’analyser les textes considérés comme le corpus de cette recherche, nous avons comme la base théorique et méthodologique la sémiotique greimassienne. Nous priorisons la narrativité sous-jacente à n’importe quel texte, comme prévu par la tradition sémiotique, et les études sur le concept de « Formes de vie », selon Algirdas Julien Greimas et Jacques Fontanille, et « Praxis Énonciative », selon Jacques Fontanille e Denis Bertrand. Nous utilisons aussi les déploiements plus récents, tels que les études de la sémiotique tensive élaborées, principalement, par Claude Zilberberg. Cette recherche se justifie, donc, sous ce point de vue théorique, l’étude du texte littéraire se constituera en matériel d’étude et de compréhension de aspects de la culture brésilienne et plus spécifiquement de l’homme brésilien contemporain, car elle permet la récupération des pratiques sémiotiques qui arrivent entre les sujets ou même entre les sujets et les objets, ces pratiques qui sont fondamentales pour imprimer les modes de faire, de penser et de sentir le quotidienFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP 2015/06211-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Renata Cristina [UNESP]2019-01-17T18:31:58Z2019-01-17T18:31:58Z2018-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18049100091172133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180491Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:58:08.949522Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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