Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Maíra Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152938
Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar a Geometria do Taxi e a Geometria Esférica, que fazem parte da Geometria Não-Euclidiana, para alunos que cursam o Ensino Fundamental. O tema será tratado nessa dissertação de forma teórica, usando definição de distância na Geometria euclidiana, na Geometria do Taxi e distância na Geometria Esférica. A partir destas definições apresentaremos conceitos como círculos e triângulos, os quais estão presentes na Geometria Euclidiana, irão compará-los na Geometrias do Taxi e Esférica. A metodologia do trabalho constituirá na indução do aluno ao questionamento dos postulados de Euclides, com enfoque no Quinto Postulado, sobre as paralelas, através de atividades em sala de aula que exijam os conceitos aprendidos nas Geometrias do Taxi e Esférica. Os resultados mostraram que os alunos associaram de maneira positiva os conceitos matemáticos ensinados em sala de aula com sua realidade social, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e atrativo.
id UNSP_6d68a7c50e0b6c0c9f7959964b11f5b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152938
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamentalAn approach to non-euclidean geometry for elementary educationGeometriaGeometria não-euclidianaEnsino de matemáticaGeometryNon-euclidean geometryMathematic teachingO objetivo desta dissertação é apresentar a Geometria do Taxi e a Geometria Esférica, que fazem parte da Geometria Não-Euclidiana, para alunos que cursam o Ensino Fundamental. O tema será tratado nessa dissertação de forma teórica, usando definição de distância na Geometria euclidiana, na Geometria do Taxi e distância na Geometria Esférica. A partir destas definições apresentaremos conceitos como círculos e triângulos, os quais estão presentes na Geometria Euclidiana, irão compará-los na Geometrias do Taxi e Esférica. A metodologia do trabalho constituirá na indução do aluno ao questionamento dos postulados de Euclides, com enfoque no Quinto Postulado, sobre as paralelas, através de atividades em sala de aula que exijam os conceitos aprendidos nas Geometrias do Taxi e Esférica. Os resultados mostraram que os alunos associaram de maneira positiva os conceitos matemáticos ensinados em sala de aula com sua realidade social, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e atrativo.This thesis aims is to present the theories: Taxicab Geometry and Spherical Geometry, which are part of non-Euclidean Geometry, a mathematical concept, taught for elementary school students of the Elementary School. The content of this dissertation will be explained theoretically using the definition of distances Euclidean Geometry, in the Taxi Geometry and the Spherical Geometry. This study will introduce fundamental academic concepts with are part of Euclidean Geometry, as circles and triangles, and compare with Taxicab Geometry and Spherical Geometry. The methodology is composed to induce the students to ask questions about the “Postulates of Euclides”, specially the fifth one, about parallels through classroom activities that require concepts of Taxicab Geometry and Spherical Geometry. The results have been shown that the students associate very well mathematical concepts with their social reality, and that the Mathematic teaching have became more dynamic and attractive for those students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Maíra Lopes2018-03-08T19:51:19Z2018-03-08T19:51:19Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/152938000897970Matemática em Rede Nacional - FCporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:24:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152938Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:24:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
An approach to non-euclidean geometry for elementary education
title Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
spellingShingle Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
Toledo, Maíra Lopes
Geometria
Geometria não-euclidiana
Ensino de matemática
Geometry
Non-euclidean geometry
Mathematic teaching
title_short Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
title_full Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
title_fullStr Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
title_sort Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
author Toledo, Maíra Lopes
author_facet Toledo, Maíra Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Maíra Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Geometria não-euclidiana
Ensino de matemática
Geometry
Non-euclidean geometry
Mathematic teaching
topic Geometria
Geometria não-euclidiana
Ensino de matemática
Geometry
Non-euclidean geometry
Mathematic teaching
description O objetivo desta dissertação é apresentar a Geometria do Taxi e a Geometria Esférica, que fazem parte da Geometria Não-Euclidiana, para alunos que cursam o Ensino Fundamental. O tema será tratado nessa dissertação de forma teórica, usando definição de distância na Geometria euclidiana, na Geometria do Taxi e distância na Geometria Esférica. A partir destas definições apresentaremos conceitos como círculos e triângulos, os quais estão presentes na Geometria Euclidiana, irão compará-los na Geometrias do Taxi e Esférica. A metodologia do trabalho constituirá na indução do aluno ao questionamento dos postulados de Euclides, com enfoque no Quinto Postulado, sobre as paralelas, através de atividades em sala de aula que exijam os conceitos aprendidos nas Geometrias do Taxi e Esférica. Os resultados mostraram que os alunos associaram de maneira positiva os conceitos matemáticos ensinados em sala de aula com sua realidade social, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e atrativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-08T19:51:19Z
2018-03-08T19:51:19Z
2018-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152938
000897970
Matemática em Rede Nacional - FC
url http://hdl.handle.net/11449/152938
identifier_str_mv 000897970
Matemática em Rede Nacional - FC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962269515087872