Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152938 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é apresentar a Geometria do Taxi e a Geometria Esférica, que fazem parte da Geometria Não-Euclidiana, para alunos que cursam o Ensino Fundamental. O tema será tratado nessa dissertação de forma teórica, usando definição de distância na Geometria euclidiana, na Geometria do Taxi e distância na Geometria Esférica. A partir destas definições apresentaremos conceitos como círculos e triângulos, os quais estão presentes na Geometria Euclidiana, irão compará-los na Geometrias do Taxi e Esférica. A metodologia do trabalho constituirá na indução do aluno ao questionamento dos postulados de Euclides, com enfoque no Quinto Postulado, sobre as paralelas, através de atividades em sala de aula que exijam os conceitos aprendidos nas Geometrias do Taxi e Esférica. Os resultados mostraram que os alunos associaram de maneira positiva os conceitos matemáticos ensinados em sala de aula com sua realidade social, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e atrativo. |
id |
UNSP_6d68a7c50e0b6c0c9f7959964b11f5b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/152938 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamentalAn approach to non-euclidean geometry for elementary educationGeometriaGeometria não-euclidianaEnsino de matemáticaGeometryNon-euclidean geometryMathematic teachingO objetivo desta dissertação é apresentar a Geometria do Taxi e a Geometria Esférica, que fazem parte da Geometria Não-Euclidiana, para alunos que cursam o Ensino Fundamental. O tema será tratado nessa dissertação de forma teórica, usando definição de distância na Geometria euclidiana, na Geometria do Taxi e distância na Geometria Esférica. A partir destas definições apresentaremos conceitos como círculos e triângulos, os quais estão presentes na Geometria Euclidiana, irão compará-los na Geometrias do Taxi e Esférica. A metodologia do trabalho constituirá na indução do aluno ao questionamento dos postulados de Euclides, com enfoque no Quinto Postulado, sobre as paralelas, através de atividades em sala de aula que exijam os conceitos aprendidos nas Geometrias do Taxi e Esférica. Os resultados mostraram que os alunos associaram de maneira positiva os conceitos matemáticos ensinados em sala de aula com sua realidade social, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e atrativo.This thesis aims is to present the theories: Taxicab Geometry and Spherical Geometry, which are part of non-Euclidean Geometry, a mathematical concept, taught for elementary school students of the Elementary School. The content of this dissertation will be explained theoretically using the definition of distances Euclidean Geometry, in the Taxi Geometry and the Spherical Geometry. This study will introduce fundamental academic concepts with are part of Euclidean Geometry, as circles and triangles, and compare with Taxicab Geometry and Spherical Geometry. The methodology is composed to induce the students to ask questions about the “Postulates of Euclides”, specially the fifth one, about parallels through classroom activities that require concepts of Taxicab Geometry and Spherical Geometry. The results have been shown that the students associate very well mathematical concepts with their social reality, and that the Mathematic teaching have became more dynamic and attractive for those students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Maíra Lopes2018-03-08T19:51:19Z2018-03-08T19:51:19Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/152938000897970Matemática em Rede Nacional - FCporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:24:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152938Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:24:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental An approach to non-euclidean geometry for elementary education |
title |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental Toledo, Maíra Lopes Geometria Geometria não-euclidiana Ensino de matemática Geometry Non-euclidean geometry Mathematic teaching |
title_short |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental |
title_full |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental |
title_sort |
Uma abordagem sobre geometria não-euclidiana para o ensino fundamental |
author |
Toledo, Maíra Lopes |
author_facet |
Toledo, Maíra Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Maíra Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Geometria não-euclidiana Ensino de matemática Geometry Non-euclidean geometry Mathematic teaching |
topic |
Geometria Geometria não-euclidiana Ensino de matemática Geometry Non-euclidean geometry Mathematic teaching |
description |
O objetivo desta dissertação é apresentar a Geometria do Taxi e a Geometria Esférica, que fazem parte da Geometria Não-Euclidiana, para alunos que cursam o Ensino Fundamental. O tema será tratado nessa dissertação de forma teórica, usando definição de distância na Geometria euclidiana, na Geometria do Taxi e distância na Geometria Esférica. A partir destas definições apresentaremos conceitos como círculos e triângulos, os quais estão presentes na Geometria Euclidiana, irão compará-los na Geometrias do Taxi e Esférica. A metodologia do trabalho constituirá na indução do aluno ao questionamento dos postulados de Euclides, com enfoque no Quinto Postulado, sobre as paralelas, através de atividades em sala de aula que exijam os conceitos aprendidos nas Geometrias do Taxi e Esférica. Os resultados mostraram que os alunos associaram de maneira positiva os conceitos matemáticos ensinados em sala de aula com sua realidade social, tornando o ensino de Matemática mais dinâmico e atrativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08T19:51:19Z 2018-03-08T19:51:19Z 2018-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/152938 000897970 Matemática em Rede Nacional - FC |
url |
http://hdl.handle.net/11449/152938 |
identifier_str_mv |
000897970 Matemática em Rede Nacional - FC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797790216469086208 |