Orientação profisional na formação de professores para o século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141574
Resumo: O objetivo desta pesquisa em Orientação Profissional na Abordagem Sócio Histórica é demonstrar os resultados acerca da escolha profissional com uma população formada por pré - vestibulandos de Marília, SP, no ano de 2012.Tal pesquisa foi realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar o lugar e importância da Orientação Profissional (OP) na formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa na vida do aluno vestibulando a sua escolha profissional, 3) identificar qual é a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros na UNESP onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras vídeos, dinâmicas de grupo e refletiram sobre vários aspectos que determinam sua escolha profissional, bem como se dá o processo de construção de uma carreira no século XXI. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho de forma mais elaborada e construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Os resultados mostram que o pedagogo poderia contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos sobre o conceito de trabalho, de escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida, estimulando-os na busca do conhecimento para a construção de uma carreira profissional.
id UNSP_6d873ee56badb654f399c39855ea5613
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141574
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Orientação profisional na formação de professores para o século XXIO objetivo desta pesquisa em Orientação Profissional na Abordagem Sócio Histórica é demonstrar os resultados acerca da escolha profissional com uma população formada por pré - vestibulandos de Marília, SP, no ano de 2012.Tal pesquisa foi realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar o lugar e importância da Orientação Profissional (OP) na formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa na vida do aluno vestibulando a sua escolha profissional, 3) identificar qual é a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros na UNESP onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras vídeos, dinâmicas de grupo e refletiram sobre vários aspectos que determinam sua escolha profissional, bem como se dá o processo de construção de uma carreira no século XXI. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho de forma mais elaborada e construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Os resultados mostram que o pedagogo poderia contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos sobre o conceito de trabalho, de escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida, estimulando-os na busca do conhecimento para a construção de uma carreira profissional.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]2016-07-19T12:59:34Z2016-07-19T12:59:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10929-10940application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10929-109402357-7819http://hdl.handle.net/11449/141574ISSN2357-7819-2014-10929-10940.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-09T18:36:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141574Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
title Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
spellingShingle Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]
title_short Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
title_full Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
title_fullStr Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
title_full_unstemmed Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
title_sort Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
author Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]
author_facet Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]
description O objetivo desta pesquisa em Orientação Profissional na Abordagem Sócio Histórica é demonstrar os resultados acerca da escolha profissional com uma população formada por pré - vestibulandos de Marília, SP, no ano de 2012.Tal pesquisa foi realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar o lugar e importância da Orientação Profissional (OP) na formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa na vida do aluno vestibulando a sua escolha profissional, 3) identificar qual é a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros na UNESP onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras vídeos, dinâmicas de grupo e refletiram sobre vários aspectos que determinam sua escolha profissional, bem como se dá o processo de construção de uma carreira no século XXI. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho de forma mais elaborada e construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Os resultados mostram que o pedagogo poderia contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos sobre o conceito de trabalho, de escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida, estimulando-os na busca do conhecimento para a construção de uma carreira profissional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:34Z
2016-07-19T12:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10929-10940
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141574
ISSN2357-7819-2014-10929-10940.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141574
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10929-10940
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10929-10940.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10929-10940
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128176120922112