Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martines, Mônica de Cássia Siqueira [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91055
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo trabalhar Topologia no Ensino Médio, usando como recurso pedagógico, a História da Matemática. Iniciaremos com o trabalho de Euler sobre as pontes de Königsberg, pois é com ele que se dá início as pesquisas neste ramo científico da Matemática. Em seguida resgataremos a descoberta de Euler acerca da “propriedade geral dos sólidos limitados por faces planas”, conhecida hoje como relação de Euler. Seu trabalho, intitulado “Demonstratio nonnullarum insignium proprieatatum, quibus solida hedris planis inclusa sunt praedita”, surgiu do incômodo de demonstrar que existia uma propriedade geral para os sólidos limitados por faces planas, uma vez que a propriedade geral para os polígonos já era conhecida. Também iremos trabalhar com as obras de Cauchy e Lhuilier que contribuíram enormemente com a evolução da propriedade citada por Euler. Para encerrar, destacaremos algumas observações sobre a Característica de Euler, assunto que se desenvolveu a partir da preocupação deste e que hoje faz parte da Topologia Algébrica.
id UNSP_6d9296a1160a3dbb4355a7fe7eb36639
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91055
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médioMatemática – HistóriaTopologiaEducaçãoEnsino médioCaracterística de EulerHistory of mathematicsTopologyEducationEuler characteristicEsta dissertação tem por objetivo trabalhar Topologia no Ensino Médio, usando como recurso pedagógico, a História da Matemática. Iniciaremos com o trabalho de Euler sobre as pontes de Königsberg, pois é com ele que se dá início as pesquisas neste ramo científico da Matemática. Em seguida resgataremos a descoberta de Euler acerca da “propriedade geral dos sólidos limitados por faces planas”, conhecida hoje como relação de Euler. Seu trabalho, intitulado “Demonstratio nonnullarum insignium proprieatatum, quibus solida hedris planis inclusa sunt praedita”, surgiu do incômodo de demonstrar que existia uma propriedade geral para os sólidos limitados por faces planas, uma vez que a propriedade geral para os polígonos já era conhecida. Também iremos trabalhar com as obras de Cauchy e Lhuilier que contribuíram enormemente com a evolução da propriedade citada por Euler. Para encerrar, destacaremos algumas observações sobre a Característica de Euler, assunto que se desenvolveu a partir da preocupação deste e que hoje faz parte da Topologia Algébrica.This dissertation aims to work topology in high school using as a teaching resource the History of Mathematics. We will start with Euler’s work about the bridges of Königsberg, is with them that begins the research in this scientific branch of Mathematics. After that, we will redeem Euler’s discovery about the “ general property of the solids bounded by flat faces”, known today as Euler’s relation. His work, entitled “ Demonstratio nonnullarum Insignium proprieatatum, quibus solida sunt hedras planis included praedita” arose from the inconvenience of demonstrate that there was a general property for solid bounded by flat faces since the general property for the polygons was already known. We will also work with Cauchy and Lhuilier’s works, which contributed a lot of the evolution of property mentioned by Euler. As closing, we will detach some observations about Euler’s Characteristic, a subject that was develop from Euler’s concerns and now is part of Algebraic Topology.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nobre, Sergio Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martines, Mônica de Cássia Siqueira [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2009-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f. : il.application/pdfMARTINES, Mônica de Cássia Siqueira. Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio. 2009. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91055000604067martines_mcs_me_rcla.pdf33004137031P74586329424897878Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:33:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91055Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:43:53.518513Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
title Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
spellingShingle Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
Martines, Mônica de Cássia Siqueira [UNESP]
Matemática – História
Topologia
Educação
Ensino médio
Característica de Euler
History of mathematics
Topology
Education
Euler characteristic
title_short Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
title_full Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
title_fullStr Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
title_full_unstemmed Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
title_sort Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio
author Martines, Mônica de Cássia Siqueira [UNESP]
author_facet Martines, Mônica de Cássia Siqueira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Sergio Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martines, Mônica de Cássia Siqueira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática – História
Topologia
Educação
Ensino médio
Característica de Euler
History of mathematics
Topology
Education
Euler characteristic
topic Matemática – História
Topologia
Educação
Ensino médio
Característica de Euler
History of mathematics
Topology
Education
Euler characteristic
description Esta dissertação tem por objetivo trabalhar Topologia no Ensino Médio, usando como recurso pedagógico, a História da Matemática. Iniciaremos com o trabalho de Euler sobre as pontes de Königsberg, pois é com ele que se dá início as pesquisas neste ramo científico da Matemática. Em seguida resgataremos a descoberta de Euler acerca da “propriedade geral dos sólidos limitados por faces planas”, conhecida hoje como relação de Euler. Seu trabalho, intitulado “Demonstratio nonnullarum insignium proprieatatum, quibus solida hedris planis inclusa sunt praedita”, surgiu do incômodo de demonstrar que existia uma propriedade geral para os sólidos limitados por faces planas, uma vez que a propriedade geral para os polígonos já era conhecida. Também iremos trabalhar com as obras de Cauchy e Lhuilier que contribuíram enormemente com a evolução da propriedade citada por Euler. Para encerrar, destacaremos algumas observações sobre a Característica de Euler, assunto que se desenvolveu a partir da preocupação deste e que hoje faz parte da Topologia Algébrica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira. Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio. 2009. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91055
000604067
martines_mcs_me_rcla.pdf
33004137031P7
4586329424897878
identifier_str_mv MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira. Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio. 2009. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
000604067
martines_mcs_me_rcla.pdf
33004137031P7
4586329424897878
url http://hdl.handle.net/11449/91055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129456054730752