Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Conrado Renan da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204478
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e caracterizar o uso das tecnologias de fabricação digital nas atividades de ensino nos cursos de graduação em design do estado de São Paulo e verificar os reflexos do uso dessas tecnologias na formação dos designers. A pesquisa baseou-se no método exploratório de caráter qualitativo e quantitativo, por meio da aplicação de questionários padronizados para a coleta de dados com docentes e discentes e experimentações práticas em uma disciplina de projetos. As atividades de coleta dos dados foram categorizadas nas seguintes etapas: Etapa 1: Seleção das IES na plataforma e-MEC; Etapa 2: Validação dos questionários; Etapa 3: Pré-teste; Etapa 4: Levantamento de dados das IES do estado de São Paulo e; Etapa 5: Experimentos realizados na disciplina da FAAC-UNESP de Bauru/SP. A categorização das etapas da pesquisa, visou a realização de um levantamento sobre o perfil dos cursos de Design com foco no estado de São Paulo e o apontamento dos reflexos do uso da Fabricação Digital na formação dos designers. Participaram da etapa de coleta de dados 16 IES do estado de São Paulo que possuem cursos de design e os alunos da disciplina de Modelos e Protótipos do curso de Design da FAAC, UNESP de Bauru/SP durante a realização do estágio docente no 2º semestre do ano letivo de 2019. Por meio dos resultados obtidos, foi possível entender como as IES tem inserido as novas tecnologias nos cursos de design. E através do estágio docente, com o acompanhamento dos projetos realizados na disciplina e o feedback dos alunos, foi possível verificar quais as principais contribuições do uso da FD no processo de ensino-aprendizado, bem como as maiores dificuldades encontradas pelos alunos neste processo.
id UNSP_6da0ac16a29b3cf6975d6b42be35ddaf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204478
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São PauloAnalysis of the use of digital manufacturing technologies applied to Design undergraduate teaching in the state of São PauloDesignFabricação digitalEnsinoEnsino do DesignTecnologiaDesignDigital manufacturingTeachingDesign teachingTechnologyEsta pesquisa tem como objetivo analisar e caracterizar o uso das tecnologias de fabricação digital nas atividades de ensino nos cursos de graduação em design do estado de São Paulo e verificar os reflexos do uso dessas tecnologias na formação dos designers. A pesquisa baseou-se no método exploratório de caráter qualitativo e quantitativo, por meio da aplicação de questionários padronizados para a coleta de dados com docentes e discentes e experimentações práticas em uma disciplina de projetos. As atividades de coleta dos dados foram categorizadas nas seguintes etapas: Etapa 1: Seleção das IES na plataforma e-MEC; Etapa 2: Validação dos questionários; Etapa 3: Pré-teste; Etapa 4: Levantamento de dados das IES do estado de São Paulo e; Etapa 5: Experimentos realizados na disciplina da FAAC-UNESP de Bauru/SP. A categorização das etapas da pesquisa, visou a realização de um levantamento sobre o perfil dos cursos de Design com foco no estado de São Paulo e o apontamento dos reflexos do uso da Fabricação Digital na formação dos designers. Participaram da etapa de coleta de dados 16 IES do estado de São Paulo que possuem cursos de design e os alunos da disciplina de Modelos e Protótipos do curso de Design da FAAC, UNESP de Bauru/SP durante a realização do estágio docente no 2º semestre do ano letivo de 2019. Por meio dos resultados obtidos, foi possível entender como as IES tem inserido as novas tecnologias nos cursos de design. E através do estágio docente, com o acompanhamento dos projetos realizados na disciplina e o feedback dos alunos, foi possível verificar quais as principais contribuições do uso da FD no processo de ensino-aprendizado, bem como as maiores dificuldades encontradas pelos alunos neste processo.This research aims to analyze and characterize the use of digital manufacturing technologies in teaching activities in undergraduate courses in design in the State of São Paulo and to verify the reflexes of the use of these technologies in the training of designers. The research was based on the exploratory method of qualitative and quantitative character, through the application of standardized questionnaires for the collection of data with professors and students and practical experiments in a project discipline. The data collection activities were categorized into the following steps: Step 1: Selection of HEIs on the e-MEC platform; Step 2: Validation of the questionnaires; Step 3: Pre-test; Step 4: Survey of data from HEIs in the state of São Paulo and; Stage 5: Experiments carried out in the FAAC-UNESP discipline in Bauru / SP. The categorization of the research stages aimed at conducting a survey on the profile of Design courses with a focus on the State of São Paulo and pointing out the reflexes of the use of Digital Fabrication in the training of designers. 16 HEIs from the State of São Paulo participated in the data collection stage who have design courses and students in the discipline of Models and Prototypes of the Design course at FAAC, UNESP in Bauru / SP during the teaching internship in the 2nd semester of academic year 2019. Through the results obtained, it was possible to understand how HEIs have inserted new technologies in design courses. And through the teaching internship, with the monitoring of projects carried out in the discipline and student feedback, it was possible to verify what are the main contributions of the use of DF in the teaching-learning process, as well as the greatest difficulties encountered by students in this process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.319160/2019-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barata, Tomás Queiroz Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Conrado Renan da2021-04-23T18:47:44Z2021-04-23T18:47:44Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20447833004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:39:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:01:52.053198Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
Analysis of the use of digital manufacturing technologies applied to Design undergraduate teaching in the state of São Paulo
title Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
spellingShingle Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
Silva, Conrado Renan da
Design
Fabricação digital
Ensino
Ensino do Design
Tecnologia
Design
Digital manufacturing
Teaching
Design teaching
Technology
title_short Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
title_full Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
title_fullStr Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
title_full_unstemmed Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
title_sort Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo
author Silva, Conrado Renan da
author_facet Silva, Conrado Renan da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Tomás Queiroz Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Conrado Renan da
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Fabricação digital
Ensino
Ensino do Design
Tecnologia
Design
Digital manufacturing
Teaching
Design teaching
Technology
topic Design
Fabricação digital
Ensino
Ensino do Design
Tecnologia
Design
Digital manufacturing
Teaching
Design teaching
Technology
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar e caracterizar o uso das tecnologias de fabricação digital nas atividades de ensino nos cursos de graduação em design do estado de São Paulo e verificar os reflexos do uso dessas tecnologias na formação dos designers. A pesquisa baseou-se no método exploratório de caráter qualitativo e quantitativo, por meio da aplicação de questionários padronizados para a coleta de dados com docentes e discentes e experimentações práticas em uma disciplina de projetos. As atividades de coleta dos dados foram categorizadas nas seguintes etapas: Etapa 1: Seleção das IES na plataforma e-MEC; Etapa 2: Validação dos questionários; Etapa 3: Pré-teste; Etapa 4: Levantamento de dados das IES do estado de São Paulo e; Etapa 5: Experimentos realizados na disciplina da FAAC-UNESP de Bauru/SP. A categorização das etapas da pesquisa, visou a realização de um levantamento sobre o perfil dos cursos de Design com foco no estado de São Paulo e o apontamento dos reflexos do uso da Fabricação Digital na formação dos designers. Participaram da etapa de coleta de dados 16 IES do estado de São Paulo que possuem cursos de design e os alunos da disciplina de Modelos e Protótipos do curso de Design da FAAC, UNESP de Bauru/SP durante a realização do estágio docente no 2º semestre do ano letivo de 2019. Por meio dos resultados obtidos, foi possível entender como as IES tem inserido as novas tecnologias nos cursos de design. E através do estágio docente, com o acompanhamento dos projetos realizados na disciplina e o feedback dos alunos, foi possível verificar quais as principais contribuições do uso da FD no processo de ensino-aprendizado, bem como as maiores dificuldades encontradas pelos alunos neste processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23T18:47:44Z
2021-04-23T18:47:44Z
2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204478
33004056082P0
url http://hdl.handle.net/11449/204478
identifier_str_mv 33004056082P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129150900240384