Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tsuda, Márcia Satomi [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92392
Resumo: O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. As mudanças ocorridas na Educação Infantil, a partir do reconhecimento do direito da criança de 0 a 6 anos à educação, promulgado na Constituição Brasileira de 1988, representaram um marco na vida das crianças, principalmente daquelas que ficavam à margem desse atendimento. Para o reconhecimento desse direito, foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), que organizou o atendimento da criança pequena no sistema de ensino, diferenciando a creche e a pré-escola apenas com o critério universal da idade e exigindo que as crianças fossem assumidas por um professor com formação especifica. A lei atribuiu também ao Município a responsabilidade de oferecêla. Desse modo, a Educação Infantil esta passando por momentos de adequação nos sistemas municipais de ensino, fato que requer, dos gestores municipais, estudo, reflexão e revisão das ações ao elaborarem as políticas públicas desta etapa educacional. Esta pesquisa investigou, assim, a maneira como essas decisões da Política Nacional de Educação Infantil têm refletido na organização do atendimento público municipal à criança de 0 a 3 anos, no município de Presidente Prudente-SP. Para obtermos as respostas, a pesquisa foi definida como estudo de caso com abordagem qualitativa. Ao revisitarmos a história do atendimento à criança no Brasil e em Presidente Prudente, observamos avanços, distorções e impasses...
id UNSP_6de1d2ac88b1faaf1e5a9a1a98bea87a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92392
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Política Pública de Creche: entre as leis e a realidadeEducaçãoPoliticas publicasInfant EducationCrèchePublic PoliticsO presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. As mudanças ocorridas na Educação Infantil, a partir do reconhecimento do direito da criança de 0 a 6 anos à educação, promulgado na Constituição Brasileira de 1988, representaram um marco na vida das crianças, principalmente daquelas que ficavam à margem desse atendimento. Para o reconhecimento desse direito, foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), que organizou o atendimento da criança pequena no sistema de ensino, diferenciando a creche e a pré-escola apenas com o critério universal da idade e exigindo que as crianças fossem assumidas por um professor com formação especifica. A lei atribuiu também ao Município a responsabilidade de oferecêla. Desse modo, a Educação Infantil esta passando por momentos de adequação nos sistemas municipais de ensino, fato que requer, dos gestores municipais, estudo, reflexão e revisão das ações ao elaborarem as políticas públicas desta etapa educacional. Esta pesquisa investigou, assim, a maneira como essas decisões da Política Nacional de Educação Infantil têm refletido na organização do atendimento público municipal à criança de 0 a 3 anos, no município de Presidente Prudente-SP. Para obtermos as respostas, a pesquisa foi definida como estudo de caso com abordagem qualitativa. Ao revisitarmos a história do atendimento à criança no Brasil e em Presidente Prudente, observamos avanços, distorções e impasses...This work is linked to the “Public Politics, Scholar Organization and Teacher’s Formation” research line. The changes that occurred in the way children were taught, from the recognition of the right for education for children of 0 to 6 years, promulgated in the 1988 Brasilian Constitution, represented a landmark in the children’s lives, mainly for those who were deprived of this king of care. The Directives of Basic National Education (LDBEN 9394/96) was basically approved to recognize this right and to organize the inclusion of the young children in the teaching system. The crèche and pre-school education were differentiated, then, by the universal criterion of age and the exigency that children were taken over by a teacher with specific training. The law also gave responsibility for providing it to the Municipality.Children’s Education is, therefore, adjusting itself to the municipal teaching systems, which requires, from supervisors, study, reflection and revision of actions when working out public politics set to this educational level... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tsuda, Márcia Satomi [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2008-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 f. : il.application/pdfTSUDA, Márcia Satomi. Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade. 2008. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92392000614616tsuda_ms_me_prud.pdf33004129044P626242792083021648089865764566741Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
title Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
spellingShingle Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
Tsuda, Márcia Satomi [UNESP]
Educação
Politicas publicas
Infant Education
Crèche
Public Politics
title_short Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
title_full Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
title_fullStr Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
title_full_unstemmed Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
title_sort Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade
author Tsuda, Márcia Satomi [UNESP]
author_facet Tsuda, Márcia Satomi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tsuda, Márcia Satomi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Politicas publicas
Infant Education
Crèche
Public Politics
topic Educação
Politicas publicas
Infant Education
Crèche
Public Politics
description O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. As mudanças ocorridas na Educação Infantil, a partir do reconhecimento do direito da criança de 0 a 6 anos à educação, promulgado na Constituição Brasileira de 1988, representaram um marco na vida das crianças, principalmente daquelas que ficavam à margem desse atendimento. Para o reconhecimento desse direito, foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), que organizou o atendimento da criança pequena no sistema de ensino, diferenciando a creche e a pré-escola apenas com o critério universal da idade e exigindo que as crianças fossem assumidas por um professor com formação especifica. A lei atribuiu também ao Município a responsabilidade de oferecêla. Desse modo, a Educação Infantil esta passando por momentos de adequação nos sistemas municipais de ensino, fato que requer, dos gestores municipais, estudo, reflexão e revisão das ações ao elaborarem as políticas públicas desta etapa educacional. Esta pesquisa investigou, assim, a maneira como essas decisões da Política Nacional de Educação Infantil têm refletido na organização do atendimento público municipal à criança de 0 a 3 anos, no município de Presidente Prudente-SP. Para obtermos as respostas, a pesquisa foi definida como estudo de caso com abordagem qualitativa. Ao revisitarmos a história do atendimento à criança no Brasil e em Presidente Prudente, observamos avanços, distorções e impasses...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-16
2014-06-11T19:26:01Z
2014-06-11T19:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TSUDA, Márcia Satomi. Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade. 2008. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92392
000614616
tsuda_ms_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
8089865764566741
identifier_str_mv TSUDA, Márcia Satomi. Política Pública de Creche: entre as leis e a realidade. 2008. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000614616
tsuda_ms_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
8089865764566741
url http://hdl.handle.net/11449/92392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650021393956864