Crianças com dificuldades motoras apresentam baixos níveis de aptidão física?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcel Morais de Almeida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Sandra Maria Lima, Pellegrini, Ana Maria [UNESP], Rocha, Paulo Ricardo Higassiaraguti [UNESP], Hiraga, Cynthia Yukiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000400013
http://hdl.handle.net/11449/27057
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar se crianças com dificuldades motoras apresentariam baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde em relação aos seus pares sem dificuldades. Dezesseis crianças com dificuldades motoras com aproximadamente oito anos foram pareadas em gênero e idade com outras 16 sem dificuldades motoras. Os participantes completaram os testes de aptidão física (sentar e alcançar, salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal e corrida de 9 minutos) e os de coordenação motora (MABC-2). Os resultados indicaram diferenças significativas no salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal, mas não para sentar e alcançar e corrida de 9-m. Os resultados são semelhantes aos publicados na literatura internacional, com exceção da corrida de 9 minutos. A ideia de que em algum grau a coordenação é necessária para executar tarefas de aptidão física e pode impactar no desempenho da aptidão física é discutida no presente trabalho.
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spelling Crianças com dificuldades motoras apresentam baixos níveis de aptidão física?Do children with motor difficulties show low levels of physical fitness?Transtornos das Habilidades MotorasAptidão físicaDesenvolvimento infantilDevelopmental Coordination DisorderPhysical fitnessChild developmentO presente estudo tem como objetivo analisar se crianças com dificuldades motoras apresentariam baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde em relação aos seus pares sem dificuldades. Dezesseis crianças com dificuldades motoras com aproximadamente oito anos foram pareadas em gênero e idade com outras 16 sem dificuldades motoras. Os participantes completaram os testes de aptidão física (sentar e alcançar, salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal e corrida de 9 minutos) e os de coordenação motora (MABC-2). Os resultados indicaram diferenças significativas no salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal, mas não para sentar e alcançar e corrida de 9-m. Os resultados são semelhantes aos publicados na literatura internacional, com exceção da corrida de 9 minutos. A ideia de que em algum grau a coordenação é necessária para executar tarefas de aptidão física e pode impactar no desempenho da aptidão física é discutida no presente trabalho.The aim of the present study was to examine whether children with motor difficulties would show levels of health-related components of physical fitness lower than children without such difficulties. Sixteen children with motor difficulties with approximately 8 years of age were age-and gender-matched with other 16 children without motor difficulties. Participants completed the test batteries for physical fitness (seat and reach, standing long jump, sit-up, modified pull-up and 9-minute run) and for motor coordination (MABC-2). The results indicated significant differences in standing long jump, sit-up, modified pull-up tests, but not for the seat and reach and the 9-minute run tests. Overall, the results are similar to those published in the international literature, with the exception of cardiorespiratory fitness. The idea that at to some degree coordination is required to perform physical fitness tasks and might impact on physical fitness performance is further discussed in the present work.Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e HumanidadesUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Marcel Morais de AlmeidaRibeiro, Sandra Maria LimaPellegrini, Ana Maria [UNESP]Rocha, Paulo Ricardo Higassiaraguti [UNESP]Hiraga, Cynthia Yukiko2014-05-20T15:08:56Z2014-05-20T15:08:56Z2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article748-756application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000400013Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 4, p. 748-756, 2012.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/2705710.1590/S1980-65742012000400013S1980-65742012000400013WOS:000313516300013S1980-65742012000400013.pdf23442528299334024197543600247077SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T06:22:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27057Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:34:33.205593Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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