Resíduos sólidos: do conhecimento científico ao saber curricular - a releitura do tema em livros didáticos de Geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/105012 |
Resumo: | O acúmulo de lixo, que causa impactos no meio ambiente e na saúde pública, é uma das conseqüências da intervenção do homem sobre a natureza. O crescimento da população, a industrialização e a urbanização têm sido responsáveis pelo aumento nos índices de consumo bem como no da geração de resíduos. Por outro lado, políticas eficientes de gerenciamento voltadas para procedimentos adequados na disposição e no tratamento de resíduos sólidos não têm sido implementadas, nem são esperadas a curto prazo. Assim, nosso modo de vida, com seus excessos de consumo que geram lixo, precisa ser avaliado, e vem sendo, de fato, uma preocupação para alguns segmentos da sociedade. Esta pesquisa investiga o papel da escola nesse contexto, no que diz respeito à educação ambiental em resíduos sólidos. A abordagem do tema resíduos sólidos deve ter como finalidade propor a geração e o gerenciamento adequados de resíduos que envolve aspectos culturais, políticos, econômicos, sociais e ambientais, pois inclui temas como o uso de recursos naturais, produção, distribuição, consumo, descarte, coleta, tratamento e disposição de lixo, bem como sua transformação/introdução na cadeia produtiva. Os principais objetivos desta pesquisa são contextualizar o tema – resíduos sólidos – e a importância da educação ambiental; identificar as concepções dos professores universitários sobre o assunto, e os conteúdos e metodologias que julgam relevantes para o ensino do tema; e, finalmente, analisar livros didáticos de Geografia usados no ensino fundamental para verificar de que maneira eles têm ou não incorporado em seus conteúdos os recentes avanços científicos. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, usando os seguintes procedimentos: coleta de dados, análise de... |
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Resíduos sólidos: do conhecimento científico ao saber curricular - a releitura do tema em livros didáticos de GeografiaGeografiaEducação ambientalResíduos sólidosLixoEnvironmental educationSolid wasteO acúmulo de lixo, que causa impactos no meio ambiente e na saúde pública, é uma das conseqüências da intervenção do homem sobre a natureza. O crescimento da população, a industrialização e a urbanização têm sido responsáveis pelo aumento nos índices de consumo bem como no da geração de resíduos. Por outro lado, políticas eficientes de gerenciamento voltadas para procedimentos adequados na disposição e no tratamento de resíduos sólidos não têm sido implementadas, nem são esperadas a curto prazo. Assim, nosso modo de vida, com seus excessos de consumo que geram lixo, precisa ser avaliado, e vem sendo, de fato, uma preocupação para alguns segmentos da sociedade. Esta pesquisa investiga o papel da escola nesse contexto, no que diz respeito à educação ambiental em resíduos sólidos. A abordagem do tema resíduos sólidos deve ter como finalidade propor a geração e o gerenciamento adequados de resíduos que envolve aspectos culturais, políticos, econômicos, sociais e ambientais, pois inclui temas como o uso de recursos naturais, produção, distribuição, consumo, descarte, coleta, tratamento e disposição de lixo, bem como sua transformação/introdução na cadeia produtiva. Os principais objetivos desta pesquisa são contextualizar o tema – resíduos sólidos – e a importância da educação ambiental; identificar as concepções dos professores universitários sobre o assunto, e os conteúdos e metodologias que julgam relevantes para o ensino do tema; e, finalmente, analisar livros didáticos de Geografia usados no ensino fundamental para verificar de que maneira eles têm ou não incorporado em seus conteúdos os recentes avanços científicos. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, usando os seguintes procedimentos: coleta de dados, análise de...Waste accumulation, which causes impacts on environment and public health, is one of the consequences of human intervention on nature. Population growth, industrialization, and urbanization have been responsible for increasing rates of consumption as well as of waste generation. On the other hand, effective management policy related to adequate procedures in solid waste disposal and treatment have not been planned neither are expected in short term. Thus, our way of living, with its waste generating consumption excesses must be evaluated, and it has actually been a concern for some segments of society. This research aims to investigate the school role in that context, as far as environmental education on solid waste is concerned. Investigating solid waste in order to propose adequate waste generation and management involves cultural, political, economic, social and environmental aspects, since it includes topics as natural resources use, production, distribution, consumption, discard, collect, waste treatment and disposal, as well as its transformation/reintroduction in the production chain. This research main objectives are contextualizing the topic – solid waste - and the importance of environmental education; verifying professors’ concepts about the topic, and which contents and methodology they consider relevant in teaching it; and finally, analyzing Geography textbooks used in elementary schools to determine in which way they have, or have not, incorporated recent scientific advances in their contents. To achieve these objectives, a qualitative investigation was performed using the following techniques: data collecting, document analysis (dissertations, theses, laws, manuals, Parâmetros Curriculares Nacionais), interviews with 12 professors, and an evaluation of 31 textbook series which were endorsed by PNLD 2007. In spite of being... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Leal, Antônio Cezar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sobarzo, Liz Cristiane Dias [UNESP]2014-06-11T19:33:34Z2014-06-11T19:33:34Z2008-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis284 f. : il.application/pdfSOBARZO, Liz Cristiane Dias. Resíduos sólidos: do conhecimento científico ao saber curricular - a releitura do tema em livros didáticos de Geografia. 2008. 284 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/105012000568346sobarzo_lcd_dr_prud.pdf33004129042P3076196837327245220937659798509810000-0001-6584-3656Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T15:26:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/105012Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:34.928954Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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