Formação em humanização do SUS: avaliação dos efeitos dos processos de formação de apoiadores institucionais na produção de saúde (recorte campo São Paulo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornazieri, Nayara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152159
Resumo: O presente trabalho surge da experiência na participação da pesquisa “FORMAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO DO SUS: Avaliação dos efeitos dos processos de formação de apoiadores institucionais na produção de saúde nos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo”, projeto construído em parceria entre as universidades UFSC – Santa Catariana, UFRGS – Rio Grande do Sul e UNESP – São Paulo, realizada entre os anos 2012 a 2014. A presente pesquisa foi construída e pautada com o objetivo de definir e caracterizar as especificidades do campo São Paulo, no que se refere a formação dos apoiadores institucionais, a partir dos seus efeitos na produção de saúde dentro das instituições em que atuam. Para a construção da análise desse trabalho foram consideradas 3 Dimensões Analíticas: Produção de si, Produção de Redes e Produção de Práticas. Eixos norteadores construídos por meio de processo em pesquisa com base metodológica ancorada na denominada “Pesquisa de 4ª geração” a qual pretende-se ser qualitativa, avaliativa, interventiva, formativa e participativa. O processo avaliativo considerou 3 ferramentas como material de análise para a construção das considerações: Planos de Intervenção (confeccionados durante o andamento do curso), questionário eletrônico encaminhado aos apoiadores via e-mail e Grupos Focais (realizados posteriormente à finalização do curso). Os resultados construídos apontam para as dificuldades tais como capacitar apenas alguns apoiadores em cada território, a necessidade de que os atores envolvidos nos processos de atenção à saúde tenham conhecimento sobre o equipamento SUS; o (des)conhecimento referente às alternativas para chegar no espaço e movimento desejado, a tentativa de sistematizar reuniões de equipe, a percepção da necessidade em dialogar com seus pares, com a comunidade e com a gestão do serviço, reconhecendo a necessidade da tríplice inclusão (usuários, trabalhadores e gestão), bem como a percepção de mudanças pessoais ocorridas nos participantes que ainda ressoam nos espaços em que se encontram cada um desses apoiadores e suas ações. Como produto desse processo avaliativo, temos o registro dessa experiência e de possíveis encaminhamentos para ações futuras, visando contribuir para as práticas nos mais diversos espaços de atenção à saúde, possibilitando encontrar pontos importantes de consonância com a prática da construção e efetivação de uma política mais humana, e que atenda às necessidades de trabalhadores, gestores e usuários, na efetivação, disseminação e consolidação do SUS.
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A presente pesquisa foi construída e pautada com o objetivo de definir e caracterizar as especificidades do campo São Paulo, no que se refere a formação dos apoiadores institucionais, a partir dos seus efeitos na produção de saúde dentro das instituições em que atuam. Para a construção da análise desse trabalho foram consideradas 3 Dimensões Analíticas: Produção de si, Produção de Redes e Produção de Práticas. Eixos norteadores construídos por meio de processo em pesquisa com base metodológica ancorada na denominada “Pesquisa de 4ª geração” a qual pretende-se ser qualitativa, avaliativa, interventiva, formativa e participativa. O processo avaliativo considerou 3 ferramentas como material de análise para a construção das considerações: Planos de Intervenção (confeccionados durante o andamento do curso), questionário eletrônico encaminhado aos apoiadores via e-mail e Grupos Focais (realizados posteriormente à finalização do curso). Os resultados construídos apontam para as dificuldades tais como capacitar apenas alguns apoiadores em cada território, a necessidade de que os atores envolvidos nos processos de atenção à saúde tenham conhecimento sobre o equipamento SUS; o (des)conhecimento referente às alternativas para chegar no espaço e movimento desejado, a tentativa de sistematizar reuniões de equipe, a percepção da necessidade em dialogar com seus pares, com a comunidade e com a gestão do serviço, reconhecendo a necessidade da tríplice inclusão (usuários, trabalhadores e gestão), bem como a percepção de mudanças pessoais ocorridas nos participantes que ainda ressoam nos espaços em que se encontram cada um desses apoiadores e suas ações. Como produto desse processo avaliativo, temos o registro dessa experiência e de possíveis encaminhamentos para ações futuras, visando contribuir para as práticas nos mais diversos espaços de atenção à saúde, possibilitando encontrar pontos importantes de consonância com a prática da construção e efetivação de uma política mais humana, e que atenda às necessidades de trabalhadores, gestores e usuários, na efetivação, disseminação e consolidação do SUS.The present work is based on the experience of the participation in the research “SUS’s HUMANIZATION: Evaluation’s effects of the institutional formation processes supporters in the production of health in the Rio Grande do Sul, Santa Catarina and São Paulo territories”, a project built in partnership Between UFSC - Santa Catarina, UFRGS - Rio Grande do Sul and UNESP - São Paulo universities, carried out between the years 2012 and 2014. This process was built and based on the objective of defining and characterizing the specificities of the São Paulo field. Refers to the formation of institutional supporters, based on their effects on health production within the institutions in which they operate. For the construction of the analysis of this work were considered 3 Analytical Dimensions: Self-production, Network Production and Production of Practices. Guiding axes constructed by means of a research process based on a methodological base anchored in the so-called “4th Generation Research”; which is intended to be qualitative, evaluative, interventive, formative and participatory. The evaluative process considered 3 tools as an analysis material for the construction of the considerations: Intervention Plans (made during the course), electronic questionnaire sent to the supporters via e-mail and Focal Groups (made after the end of the course). Results show the difficulties such as training only some supporters in each territory, the need for the actors involved in health care processes to have knowledge about SUS’ equipment; (un)knowing alternatives to achieve movement and wanted bases, the attempt to systematize team meetings, the perception of needing dialogue with their peers, community and the management of the service, recognizing the necessity of the triple inclusion (users, employees and management), as well as the perception of personal changes that occurred in participants that still resonate in the spaces where each one of these supporters and their actions are. As a product of this evaluation process, we record this experience and possible referrals for future actions, aiming to contribute to the practices in the most diverse areas of health care, making it possible to find important points in harmony with the practice of building and implementing a more human, and which answer workers, managers and users needs, in SUS’ implementation, dissemination and consolidation process.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yasui, Silvio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fornazieri, Nayara2017-11-28T17:24:12Z2017-11-28T17:24:12Z2017-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15215900089457233004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:45:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:06:48.668124Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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