Cosplay como performance: fazeres, encontros e atravessamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagami, Isis Caroline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252481
Resumo: Nas duas últimas décadas, o cosplay se tornou popular em diversos países e contextos urbanos. Apesar de globalmente presente, sua prática é localmente incorporada e significada. As histórias sobre o cosplay e suas performances atravessam fronteiras e se conectam a outras performances e histórias. Apesar dessa dinâmica de deslocamentos, suas práticas e inteligibilidade são sempre in situ, dependem das estruturas do ambiente imediato e seus questionamentos. Ao longo da trajetória de pesquisa sobre cosplay, o processo de fazer e a relação entre performance e audiência tornaram-se cada vez mais relevantes, assim como os encontros, os atravessantes (aqueles que atravessam) e seus atravessamentos. Isso trouxe questões que consideram as vivências da pesquisadora, dos colaboradores, os contextos históricos e seus arquivos, assim como as mudanças e permanências nos modos de representações de mundos que estão constantemente sendo negociadas, confrontadas, reafirmadas e, às vezes, subvertidas. Entre as pessoas que colaboraram compartilhando suas experiências com a prática de cosplay, alguns possuem dezenas de cosplay de personagens feitos, outros poucos. Alguns fazem atualmente, outros fizeram a muitos anos atrás. Todos tinham uma relação afetiva com a história de seus cosplays, por afeto à história do personagem, pelas relações estabelecidas com outras pessoas através do envolver-se com, mas também pela experiência de saber-fazer, da percepção do processo gradual de aprender com a prática, com o fazer, algo que não se restringe apenas a manufatura do traje e acessórios. Todos levantaram questões e experiências diferentes sobre a prática e em seus diversos contextos de apresentação, como em concursos livres e desfiles, em sessões fotográficas, eventos e encontros. Muitos observaram que o cosplay trouxe contribuições para suas vidas pessoais, fornecendo espaços em que eles podiam encontrar pessoas, fazer amigos e ampliar seu círculo pessoal. Muitos desenvolveram e aprenderam novas habilidades através do fazer e refazer cosplay, seja em relação ao lidar com os materiais nos processos de manufatura (utilização de materiais, técnicas), sobre como limpar e guardar os cosplays, mas também nas relações interpessoais, nas estratégias e relações com o ambiente, infraestrutura dos espaços, iluminação e fotografia. Entre referências de personagens, cosplays e cosplayers, surgiram memórias e histórias particulares, mas que se ligam à vida e ao que é compartilhado socialmente.
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Isso trouxe questões que consideram as vivências da pesquisadora, dos colaboradores, os contextos históricos e seus arquivos, assim como as mudanças e permanências nos modos de representações de mundos que estão constantemente sendo negociadas, confrontadas, reafirmadas e, às vezes, subvertidas. Entre as pessoas que colaboraram compartilhando suas experiências com a prática de cosplay, alguns possuem dezenas de cosplay de personagens feitos, outros poucos. Alguns fazem atualmente, outros fizeram a muitos anos atrás. Todos tinham uma relação afetiva com a história de seus cosplays, por afeto à história do personagem, pelas relações estabelecidas com outras pessoas através do envolver-se com, mas também pela experiência de saber-fazer, da percepção do processo gradual de aprender com a prática, com o fazer, algo que não se restringe apenas a manufatura do traje e acessórios. Todos levantaram questões e experiências diferentes sobre a prática e em seus diversos contextos de apresentação, como em concursos livres e desfiles, em sessões fotográficas, eventos e encontros. Muitos observaram que o cosplay trouxe contribuições para suas vidas pessoais, fornecendo espaços em que eles podiam encontrar pessoas, fazer amigos e ampliar seu círculo pessoal. Muitos desenvolveram e aprenderam novas habilidades através do fazer e refazer cosplay, seja em relação ao lidar com os materiais nos processos de manufatura (utilização de materiais, técnicas), sobre como limpar e guardar os cosplays, mas também nas relações interpessoais, nas estratégias e relações com o ambiente, infraestrutura dos espaços, iluminação e fotografia. Entre referências de personagens, cosplays e cosplayers, surgiram memórias e histórias particulares, mas que se ligam à vida e ao que é compartilhado socialmente.In the last two decades, cosplay has become popular in many countries and urban contexts. Despite being globally present, its practice is locally situated and signified. Stories about cosplay and its performances cross borders and connect with other performances and stories. Despite this shifting dynamic, its practices and intelligibility are always in situ, depending on the structures of the immediate environment and its questioning. Throughout the trajectory of research on cosplay, the process of making and the relationship between performance and audience have become increasingly relevant, as well as the encounters, the crossings (those who cross) and their crossings. This brought questions that consider the experiences of the researcher, the informants, the historical contexts, and their archives, as well as the changes and permanence in the modes of representation of worlds that are constantly being negotiated, confronted, reaffirmed and, sometimes, subverted. Among the people who collaborated by sharing their experiences with the practice of cosplay, some have dozens of cosplay characters made, others few. Some do now, others did many years ago. Everyone had an affective relationship with the story of their cosplays, out of affection for the character's story, through the relationships established with other people through getting involved with, but also through the know-how experience, the perception of the gradual process of learning from practice, with doing, something that is not restricted to the manufacture of the costume and accessories. All of them raised different questions and experiences about the practice and in its different contexts of presentation, such as in free competitions and parades, in photo sessions, events and meetings. Many noted that cosplay made contributions to their personal lives, providing spaces where they could meet people, make friends, and expand their personal circle. Many have developed and learned new skills through making and remaking cosplay, whether in relation to dealing with materials in the manufacturing processes (use of materials, techniques), how to clean and store the cosplay, but also in interpersonal relationships, strategies and relations with the environment, space infrastructure, lighting, and photography. Between character references, cosplays and cosplayers, particular memories and stories emerged, but which are linked to life and what is shared socially.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes:001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Edgar Teodoro da [UNESP]Nagami, Isis Caroline2024-01-08T15:09:23Z2024-01-08T15:09:23Z2023-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:19:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:20:17.177977Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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